Páginas

2leep.com

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Plano Conceitual em Hong Kong

O projeto de Foster + Partners 'Parque da Cidade' é um dos três selecionados masterplanos conceituais para o desenvolvimento do distrito de Kowloon West Cultural (WKCD), inserido no Plano Conceptual de Hong Kong. Outra duas propostas conceituais são o 'Projeto para uma nova dimensão "por Office for Metropolitan Architecture (OMA) e 'Cultural Connect: fundamental para sustentar Vitalidade "pela Rocco Arquitetos Design Limited. As três propostas serão exibidos no Centro de Convenções de Hong Kong e outras locais em torno de Hong Kong até dezembro de 2010.  O público será convidado a comentar antes que o projeto final seja implementado. 
«City Park» vai capturar e recriar o caráter único, o DNA, que faz com que Hong Kong seja vista como uma cidade grande.  Na sua essência, um parque de 23 hectares, grande e uma avenida verde irá fornecer um enquadramento paisagístico de uma série de espetaculares novos edifícios culturais - as jóias da coroa arquitetônica de Hong Kong.  Estes novos edifícios serão acessíveis e acolhedores para ambas atividades: a  cultura e a diversão popular.
Os dezessete novos espaços culturais incluem a Grande Ópera; M + (um museu pioneiro da arte moderna), salas de concerto, e uma arena de 15.000 lugares, com um Centro de Exposições.
Artes educacionais, apartamentos, escritórios, lojas e meios de transportes serão totalmente integrados, e 2 km de avenida em frente ao porto vai dar ao povo de Hong Kong, a primeira chance de olhar para o horizonte de ícones da cidade.
Um enfoque social é criada ao longo de uma nova avenida central, que se estende do "Canton Road", no leste, até à entrada do "Harbour Tunnel", a oeste, ao longo do qual serão integradas uma variedade de atividades culturais e comerciais . 
 Foster + Partners traz sua capacidade projetual em matéria de urbanismo e de conhecimento de Hong Kong - a experiência adquirida com 31 anos "na cidade - para criar um novo bairro cultural vibrante com os espaços públicos e edifícios públicos e privados, e os limites sociais e físicos são eliminados, e diferentes grupos podem se encontrar.  O padrão de rua familiar do West Kowloon vai se estender para "City Park" de modo que ela se torne uma extensão natural da comunidade local.  Essa relação se reflete em uma rica mistura de colunatas, becos, vielas e avenidas, árvores alinhadas - streetscapes que lembram o movimento da Lan Kwai Fong e avenidas, tais como Shanghai Street em Kowloon.  
Embora o objetivo do distrito seja atrair visitantes para o seu programa cultural, igualmente importantes são os 30.000 metros quadrados de instalações de educação artística que irá incentivar o talento artístico das pessoas comuns e beneficiar a população de Hong Kong.
O parque de 19 hectares terá magníficas visuais sobre o porto e a Ilha de Hong Kong, e estará aberto e acessível para a população local e visitantes. Seu terreno remodelado, com o plantio de árvores densas, que fornecem sombra e abrigo, levando o campo para a cidade de Hong Kong.  Uma série de esplanadas e passeios ligará os edifícios culturais à beira-mar com vistas para a Ilha de Hong Kong. O grande parque inclui também áreas para espetáculos ao ar livre e exposições.  As necessidades dos pedestres e carros são compensadas com o rebaixamento da rota principal do veículo abaixo do nível do solo, e como uma forma de maximizar ainda mais o Parque, o Centro de Exposições será executado abaixo da Arena, combinando duas atividades de uma forma compacta.
O Parque da Cidade vai gerar um índice de carbono neutro com um sistema sinérgico de alta eficiência e infra-estrutura de baixo consumo. O design de baixo consumo energético abrange o distrito de arrefecimento/aquecimento, a reciclagem das águas servidas e de chuva, sistemas de recuperação de energia para o esgoto, a reciclagem, um esquema de resíduos em energia e geração de energia elétrica local de baixo carbono.  Há também disposição para produzir geração de energia solar e eólica.

Lord Foster, fundador e presidente da Foster + Partners
"Hong Kong é uma cidade grande e esse projeto capta o que é importante sobre o seu DNA: os espaços cívicos, as praças, os parques, a vegetação, as avenidas e as ruas laterais pequenas.  No "City Park" nós criamos um ambiente de classe mundial para uma nova cidade cultural para todos. "
Mouzhan Majidi, Executivo da Foster + Partners
"O West Kowloon Cultural District é um projeto ambicioso para criar uma dinâmica nova, com uma rica mistura de espaços para todos, em Hong Kong.  Nossa abordagem é criar um plano diretor, onde as fronteiras entre o viver, trabalhar e brincar são misturadas, o espaço público é acolhedor e animado, e a qualidade de vida urbana é substancialmente melhorada. Aguardamos com expectativa a realização de novos trabalhos sobre esta empolgante perspectiva".
Spencer de Grey, Chefe de Design da Foster + Partners
"Parque da Cidade pertence ao povo de Hong Kong. O que temos feito é aproveitar os nossos anos de experiência aqui, ouvir o que as pessoas precisam e criar um cenário para um novo bairro cultural de classe mundial que expresse as esperanças e as aspirações da cidade.  Será um dos mais extraordinários locais de turismo internacional - um novo marco no mapa cultural do mundo".
 Trabalho sobre a WKCD será executado em etapas e os locais incluem:
 O Parque Grande e avenida verde
 Caracterizado por uma paisagem orgânica, o grande parque é um oásis de 23 hectares verdes, incluindo um parque de dezenove hectares, no promontório ocidental do terreno.  Ela não só fornece o cenário para três espaços principais - a Arena, o Centro de Exposições e da Opera House -, mas também contém casas de chá, pequenos templos, áreas de lazer, áreas de piquenique e campos de esporte informal no âmbito de suas ladeiras e densamente ocupado por árvores.
A Arena e Expo
A reinvenção de um tipo de construção, a Arena e o Centro de Exposições contém um programa sobreposto - combinação de duas funções em uma forma compacta.  Com a arena constituindo um local para apresentações em grande escala nos níveis superior, o centro de exposições situa-se no subsolo.  O benefício desse programa original é que não apenas libera espaço para mais área de parque, mas também concentra dois edifícios com grande demanda de público em um, reduzindo assim a infra-estrutura necessária para o acesso e serviços para cada um deles. Enquanto o Centro de Exposições terá muitas atividades durante o dia, a Arena vai sediar eventos à noite, criando assim uma animada zona comercial de 24 horas e centro de entretenimento.
Wall Habitável
Ao longo de todo o perímetro interno do parque será construída uma reserva para o West Harbour Crossing, um "muro verde" que contém hotéis, restaurantes, instalações para conferências e do centro de energia, que serve de vitrine para todo o empreendimento.
Great Opera House • grande casa de ópera
A Grande Ópera situa dentro do Great Parq, ao longo de sua borda norte-oriental e ocidental e representa o ponto culminante da Avenida. A Grande Ópera marca a transição da cidade-parque. Em frente à Opera House teremos o Grande Opera Plaza, que pode ser usado para eventos informais e exposições temporárias. Esse espaço fica dentro do parque e oferece uma vista espectacular da baía e do skyline de Hong Kong.
A Avenida
A avenida, uma movimentada e larga avenida, é a espinha central do projeto no sentido leste/oeste da Grande Ópera House, passando pelo Great Parq, a Black Box Torre e a avenida municipal Plaza Gateway. A Avenida desbloqueia todo o bairro, ligando os diferentes elementos, e é caracterizada por uma mistura dinâmica dos principais espaços culturais, bem como por lojas, bares, galerias, ateliês de artistas, oficinas e apartamentos residenciais. Uma rede de pequenas ruas cruzam a avenida, oferecendo compras especializadas relacionadas à cultura e experiências culturais. Na extremidade ocidental da avenida, uma ponte leva diretamente ao centro comercial de Kowloon e estação MTR, enquanto no extremo leste, Austin Bridge conecta diretamente à estação de Austin e ao Parque Memorial rei George IV .
Plaza Xiqu e o Teatro Chinês
No centro da Avenida, junto ao Teatro Chinês, Xiqu Plaza é o ponto central do distrito. Ocupando uma localização estratégica, Xiqu Plaza conecta-se ao átrio da praça Kowloon e ao West Terminus Express Rail Link, que cria uma porta de entrada junto à chegada de trem com um corredor com vista para o skyline de Hong Kong. Sendo o centro do distrito cultural e social de West Kowloon, a praça está cheia de barracas de comida, mercados orgânicos, restaurantes e cafés. A praça é influenciada pela presença do adjacente Teatro Chinês, com seu teto generoso, abaixo do qual há restaurantes e cafés. Isso estabelece uma identidade tradicional chinesa para todo o distrito.
Escola de Arte, o Teatro e a Academia Square Music
Adjacente à Grande Ópera, um empreendimento com programa misto que abrigaria uma escola de arte nos andares superiores, com uma academia de música em andares mais baixos e no subsolo um teatro. Para o norte do edifício, uma praça pública estabelece um espaço social externo, com eventos temporários ligados à música ou instalações e para mostras dos trabalhos da escola de arte e academia de música. Erguendo-se acima dos edifícios circundantes, a escola de arte é um marco na paisagem, com vistas espetaculares para Hong Kong e um terraço externo com jardim de esculturas.
A Sala de Concertos e Escadas Sinfônica
A sala de concertos é definido por seu terraço público a partir do mar. Um ponto importante da visão para o horizonte de Hong Kong, o público é capaz de assistir performances contra o fundo de Hong Kong. Igualmente, a forma marcante do edifício é um polo  cívico e cultural para a área cultural, quando visto de Hong Kong. Um centro de música de renome internacional, a sala de concertos vai consolidar a posição de West Kowloon como um destino de artes.
Leste da Xiqu
Um grande número de locais e praças públicas estende-se para o leste a partir do Xiqu Theatre. Caracterizado por um programa misto de educação, comércio e usos culturais, que incluem estúdios de gravação, a galeria White Box, Literatura e estúdios Square Dance.
Centro de Conhecimento
O Centro de Conhecimento está localizado ao sul de West Kowloon Terminus e da Estação Austin, conectando a East Gate Plaza e a Ponte de Austin para o leste. Uma biblioteca do século 21 e um centro de aprendizagem e de literatura, o Centro de Conhecimento é acolhedor e acessível, oferecendo aos visitantes e à comunidade local um lugar para aprender, conhecer, pesquisar e passar momentos de lazer. Contendo uma biblioteca, salas de informática com internet wi-fi, o prédio também abriga exposições relacionadas à literatura e à história local e cultura. O programa sugere ambientes abertos e flexíveis em que a comunicação possa florescer.
M+  
Museu pioneiro da arte moderna, M + é acessado a partir da Avenida, próximo ao Parque Kowloone a ponte sobre o rio.  Cercado por duas praças, o local também abriga um pátio de produção de esculturas para o leste e um jardim de esculturas para o oeste.  O edifício é caracterizado pelos seus espaços de exposição flexível - incluindo espaços para instalações de grande escala -, bem como funções adicionais, como anfiteatros, um acervo de pintura chinesa, armazenamento de arte e um restaurante no terraço e jardim do céu. Um percurso público para pedestres conduz através do empreendimento, reforçando a sua integração no contexto mais vasto da cidade.  Um grande centro internacional de artes visuais, M + é classificada entre as instituições de elite do mundo das artes modernas, tais como o Centro Pompidou, em Paris, e Tate Modern, em Londres.
Plaza Canton Road e Torre de Black Box
A Avenida culmina, na sua extremidade leste, na estrada municipal Plaza e o Black Box Tower. A torre abriga uma livraria 24 horas no nível mais baixo, com três teatros sobrepostos acima, hospedando performances de diferentes estilos.
Conexões e integração do transporte
Fundamental para WKCD é a integração dos transportes públicos e ligações para Hong Kong, China e mais além. Há passarelas para Austin Station, para o centro comercial, Parque de Kowloon e estação de Kowloon West (com os comboios para o aeroporto a cada 20 minutos). Há também o terminal de trem China para o Oriente e o Star Ferry para a sala de concertos com ligações regulares para Hong Kong. A infra-estrutura para o empreendimento inteiro é colocada discretamente por baixo, com entregas e de acesso aos serviços para os locais separados do nível do solo predominantemente reservado para pedestres. Um sistema de transporte automatizado é proposto, que iria ligar todas as salas, mantendo distâncias a pé para um trecho mínimo e estrategicamente ligando todos os pontos no mapa de transportes. Uma frota de microônibus ecológicos conecta as áreas mais ao centro de Kowloon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.