Há tanta esquina esquisita,
Tanta nuança de paredes,
Há tanta moça bonita
Nas ruas que não andei
(E há uma rua encantada
Que nem em sonhos sonhei...)
Mário Quintana
Prosseguindo a série de postagens intitulada "Das ruas de Porto Alegre" que despretensiosamente procura resgatar algumas das memórias dos antigos e jovens cidadãos de Porto Alegre, utilizando recursos de busca disponíveis na internet para garimpar esses "retratos" do túnel do tempo das nossas vidas, hoje vamos revisitar o cruzamento entre a Avenida Venâncio Aires e João Pessoa, Bairro Cidade Baixa.
Av. João Pessoa começa na Avenida Salgado Filho, atravessa a Cidade Baixa e termina na Avenida Bento Gonçalves.Conhecida desde o século XVIII como “caminho da Azenha”, nasceu como o caminho de ligação entre a vila e a ponte da Azenha que conduzia a Viamão, através da Estrada do Mato Grosso.
Em 30/10/1845, a Câmara Municipal deliberou a abertura da Rua da Imperatriz, hoje Venâncio Aires. A antiga Rua da Imperatriz inicia na Praça Garibaldi e finaliza na Av. Osvaldo Aranha, unindo os Bairros Cidade Baixa, Santana e Bom Fim, onde termina.
Referências:
- Franco, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS)/Prefeitura Municipal, 1988;
- Associação Comunitária dos Moradores da Cidade Baixa - ACMCB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.