Como o tempo em rádio é limitado, resolvi postar o roteiro que elaborei para minha participação no programa Sonoridades do Jornalista Guto Villanova, assim como a trilha sonora completa. O programa foi gravado em uma tomada única, sem edição ou revisão, o que exige de um entrevistado inexperiente como eu muita atenção e rapidez de raciocínio, pois um jornalista experiente como o Guto sabe "quebrar" o roteiro para tornar o programa mais expontâneo e movimentado. No final foi uma ótima experiencia e oportunidade de falar de minhas paixões musicais, de cinema e teatro, e apresentar um Paulo Bettanin que muitos ainda não conheciam. Valeu Guto.
BOA
NOITE A TODOS E AGRADECENDO O CONVITE DO AMIGO E JORNALISTA GUTO VILLANOVA,
CONFESSO-ME UM POUCO SURPRESO E DESAFIADO COM A OPORTUNIDADE. RESOLVI ELABORAR
UM ROTEIRO CRONOLÓGICO PARA COMPARTILHAR COM VOCÊS AS VIVENCIAS DE UM JOVEM
CINQUENTENÁRIO EM PORTO ALEGRE.
RECUPERAR
MEMÓRIAS COM O AUXÍLIO DO GOOGLE E CRÔNICAS POR MIM ESCRITAS FOI MAIS FÁCIL QUE
ELABORAR A PLAY LIST REDUZINDO TODAS AS MINHAS REFERÊNCIAS MUSICAIS, E A FORMA
QUE ENCONTREI FOI SELECIONAR UM REPRESENTANTE SEGUINDO O ROTEIRO QUE INICIA COM
UM DOS HITS DO ANO QUE NASCI E ENCERRA COM A CANÇÃO PARA MINHA MORTE.
1- ONLY THE LONELY – ROY ORBISON UM DOS HITS DO ANO QUE NASCI;
1- ONLY THE LONELY – ROY ORBISON UM DOS HITS DO ANO QUE NASCI;
2-
WOODSTOCK – DO ÁLBUM DEJA VU DE C,S,N & Y;
3-
VOANDO ALTO - INCONSCIENTE COLETIVO
4 -
BIXO DA SEDA - JÁ BRILHOU
5 – FOREVER YOUNG – THE BAND E BOB DYLAN
6-
DIAS DE LUTA - IRA
7 –
NEI LISBOA – VERDES ANOS
8 -
COWBOYS JUNKIES –ONE
9 – CANÇÃO
PARA MINHA MORTE – OS DHARMA LOVERS
SONORIDADE
FAZ PARTE DE MINHA VIDA DESDE A INFÂNCIA E NASCIDO EM 60, MARCO DIVISÓRIO ENTRE
O ROCK PRIMORDIAL DE BILL
HALEY, JERRY LEE LEWIS, LITTLE RICHARDS, CHUCK BERRY, ELVIS PRESLEY E A REVOLUÇÃO QUE VIRIA
COM OS BEATLES, STONES, THE WHO, THE DOORS, MÚSICAS DE PROTESTO, NO BRASIL A
BOSSA NOVA DE JOÃO GILBERTO, TOM JOBIM, VINÍCIUS DE MORAES, O IÊ,IÊ,IÊ E A
JOVEM GUARDA, OS FESTIVAIS DE MUSICA POPULAR QUE REVELARAM, CHICO, VANDRÉ,
ELIS, CAETANO, MILTON E MUITOS OUTROS, O TROPICALISMO BAIANO E, FINALIZANDO A
DÉCADA COM CHAVE DE OURO EM WOODSTOCK.
CLARO
QUE ESSAS PRIMEIRAS MEMÓRIAS SÃO DIFUSAS E CAPTADAS NOS RÁDIOS, NA TV E JUNTO
AOS FAMILIARES JOVENS E ADULTOS.
A
VERDADEIRA PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA QUE A MÚSICA TERIA EM MINHA VIDA OCORRE A
PARTIR DOS 70, EM TENTATIVAS NEM SEMPRE EXITOSAS DE OUVIR OS LANÇAMENTOS NAS
RÁDIOS DO RIO E SÃO PAULO NAS FÉRIAS DE VERÃO NA PRAIA DE SANTA TERESINHA, E
COM A MUDANÇA NA PROGRAMAÇÃO OCORRIDA NO INÍCIO DA DÉCADA DE 70, A RÁDIO DA
MAGRINHAGEM – CONTINENTAL AM 1120 QUE LANÇOU JULIO FURST – MISTER LEE,
CASCALHO, CLÓVIS DIAS COSTA, BETO RONCAFERRO, E EM INÚMERAS VIAGENS DE ÔNIBUS
AO CENTRO PARA REPETIR A ROTINA DE COLOCAR OS FONES, AJUSTAR A AGULHA NO PRATO
E OUVIR AS NOVIDADES NAS CABINES DE MADEIRA E VIDRO DAS LOJAS DE VINIL NA
GALERIA CHAVES COMO POP’SOM, KING’ DISCOS, CASA COELHO, OU A DISCOTECA E STAR
DISCOS NA GALERIA MALCON, E AS LOJAS DE RUA CURTISON, YES DISCOS, WINGS DISCOS
E MUITAS OUTRAS. QUANDO SOBRAVA DINHEIRO ENCOMENDÁVAMOS UNS LPS IMPORTADOS, OU
APROVEITÁVAMOS VIAGENS AOS CENTROS MAIS AVANÇADOS.
LEMBRO-ME DE UMA IDA A MONTEVIDÉU EM EXCURSÃO DO COLÉGIO, ONDE ENTRE TANQUES E SOLDADOS ARMADOS DE MAIS UMA DAS MUITAS DITADURAS LATINO-AMERICANAS TROUXE ALGUMAS PÉROLAS COMO BAND ON THE RUN DO PAUL, RARIDADE QUE EXIBIA PARA OS AMIGOS NA VOLTA, ALÉM DE UMA IDA A MANAUS E SUA ZONA FRANCA E UMAS FÉRIAS NO RIO DE JANEIRO, QUE ENRIQUECERAM MINHA DISCOGRAFIA.
FOI
MISTER LEE QUE JUNTAMENTE COM OS FESTIVAIS MUSIPUC CRIARAM O PRIMEIRO MOVIMENTO
COLETIVO DE MPG E QUE LANÇOU NOS “VIVENDO A VIDA COM LEE” REALIZADOS NO CINE
TEATRO PRESIDENTE E ARAUJO VIANNA, E EM CARAVANAS SULISTAS QUE CHEGARAM AO
PARANÁ EM SHOWS COLETIVOS E INDIVIDUAIS QUE DURAVAM UMA ETERNIDADE E
REPRODUZIAM COM AS DEVIDAS RESERVAS O ESPÍRITO DE WOODSTOCK. OS FESTIVAIS LANÇARAM GRUPOS COMO ALMÔNDEGAS,
INCONSCIENTE COLETIVO (COM JOAO ANTONIO), BYZARRO, HALLAI-HALLAI, ZÉ FLAVIO E O
MANTRA, UTOPIA (BEBETO ALVES), HERMES AQUINO, GILBERTO TRAVI E CÁLCULO IV.
A GAÚCHA
TENTOU APROVEITAR O SUCESSO LANÇANDO A GAÚCHA-ZERO HORA FM, CIDADE FM E ATLÂNTIDA E COM
MAIS SUCESSO O PROGRAMA TRANSASOM QUE COMEÇOU NA RADIO GAUCHA EM 73 E CONSAGROU
PEDRINHO SIROTSKI ENTRE 74 E 79 NA TV GAÚCHA.
A DÉCADA DE 80 FOI DOMINADA PELA BANDEIRANTES FM QUE INICIOU NA JOSÉ BONIFACIO ONDE NÍLTON FERNANDO, MAURO BORBA, KATIA SUMAN, MARY MESARI, E MÚSICOS QUE SE TRANSFORMARAM EM LOCUTORES AO LONGO DA EXISTÊNCIA DA IPANEMA, RECENTEMENTE RELEGADA AO MUNDO VIRTUAL DA INTERNET. OS PRIMEIROS SUCESSOS DE NEI LISBOA, NELSON COELHO DE CASTRO, ENGENHEIROS, TARANATIRIÇA, GAROTOS DA RUA, JULIO RENY, TNT, REPLICANTES…
CINEMA E MUSICA SEMPRE ESTIVERAM JUNTOS EM TRILHAS E FILMES SOBRE MÚSICOS E BANDAS. UMA INESQUECÍVEL LEMBRANÇA FOI TER ASSISTIDO A PRÉ-ESTRÉIA , EM UM FINAL DE NOITE DE 1976 OU 77 NO ESCURO E APERTADO BRISTOL, LOCALIZADO EM CIMA DO CINE BALTIMORE NA OSVALDO MALDITA, DE UM DOCUMENTÁRIO DIRIGIDO POR MARTIN SCORSESE DE UM CONCERTO REALIZADO EM SÃO FRANCISCO PARA REGISTRAR O FINAL DA “THE BAND” GRUPO CANADENSE QUE ACOMPANHAVA BOB DYLAN E QUE CONTOU COM A PRESENÇA DE PAUL BUTTERFIELD, ERIC CLAPTON, NEIL DIAMOND, BOB DYLAN, RONNIE HAWKINS, DR. JOHN, JONI MITCHELL, VAN MORRISON, RINGO STARR, MUDDY WATERS, RONNIE WOOD E NEIL YOUNG.
FILMES MUSICAIS COMO JOHNNY E JUNE
(JOHNNY CASH), ACROSS THE UNIVERSE (BEATLES), TRUE HISTORIES (TALKING HEADS) O
GAROTO DE LIVERPOOL, THE WALL E MUITOS OUTROS AUTORAIS E FICCIONAIS COMPROVAM ESSA TENDÊNCIA DO CINEMA MUNDIAL.
AS DÉCADAS DE 70 E 80 TROUXERAM PARA PORTO ALEGRE ALGUNS ESPETÁCULOS
COMO RICK “YES” WAKEMAN E A SUA VIAGEM AO CENTRO DA TERRA COM UM SOM E
PIROTECNIA NUNCA VISTOS EM NOSSA TERRA, OU O GENESIS DO PHIL COLLINS
SUBSTITUINDO PETER GABRIEL EM 77 E QUE TEVE A DURAÇÃO DO 2º DIA REDUZIDA EM UMA
HORA EM FUNÇÃO DE UM CHOCOLATE QUENTE COM VODKA CONSUMIDO PELO BAIXISTA EM
GRAMADO, SEGUNDO PEDRINHO SIROTSKI, A APRESENTAÇÃO COLETIVA DO BIXO DA SEDA, O
TERÇO E MUTANTES NO GIGANTINHO EM 75. ASSISTI TAMBÉM ELIS EMOCIONADA CHORANDO,
BRINCANDO, BISANDO MARIA MARIA NO QUE SERIA SEU ÚLTIMO SHOW AO VIVO NO
GIGANTINHO EM UMA NOITE DE CHUVA DE SETEMBRO DE 81. ASSISTI TAMBÉM EM 80 O
HISTÓRICO SHOW DO MPB-4 COM PARTICIPAÇÃO DOS INICIANTES KLEITON E KLEDIR, EM
UMA INDEPENDÊNCIA TOMADA DE POLICIAIS E AO ENTRAR NO TEATRO LEOPOLDINA SENTIR
NO AR A TENSÃO DOS ESTERTORES DE UMA DITADURA E CANTAR A PLENOS PULMÕES CÁLICE
E OUTRAS MÚSICAS DE PROTESTO À SITUAÇÃO VIGENTE.
EM 1977 NO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR NO MAUÁ DA PRAÇA DOM FELICIANO
RECEBI A INDICAÇÃO PARA ASSISTIR A PEÇA TRATE-ME LEÃO DE UM GRUPO CARIOCA
CHAMADO ASDRUBAL TROUXE O TROMBONE COMPOSTO PELOS JOVENS REGINA CASÉ, LUIZ
FERNANDO GUIMARÃES, PATRÍCIA TRAVASSOS, EVANDRO MESQUITA, PREFEITO FORTUNA,
NINA DE PÁDUA E FÁBIO JUNQUEIRA, QUE ME TORNOU UM APAIXONADO PELO TEATRO E
INFLUENCIOU VÁRIOS GRUPOS GAÚCHOS COMO “VENDEM-SE SONHOS” DA MÁRCIA DO
CANTO, “BALAIO DE GATOS” DA LUCIENE
ADAMI, TAMBÉM VOCALISTA DA BANDA URUBU REI E “DO JEITO QUE DÁ” DO JÚLIO CONTE
DO QUAL ASSISTI A PRIMEIRA VERSÃO DO BAILEI NA CURVA NO TEATRO SÃO PEDRO.
MINHA EXPERIÊNCIA WOODSTOCK OCORREU NO FINAL DE UM JANEIRO DE 77,
QUANDO DOIS JOVENS DE 17 ANOS SAÍRAM DO LITORAL GAUCHO E RUMARAM À SANTA
CATARINA COM MOCHILAS NA COSTA E OS DEDOS COMO COMBUSTÍVEL. NOSSO DESTINO ERA
CAMBORIU ONDE OCORRERIA UM FESTIVAL DE MÚSICA COM BANDAS COMO O TERÇO,
MUTANTES, CASA DAS MÁQUINAS, BIXO DA SEDA, A CHAVE, MADE IN BRASIL, RITAL LEEE
E TUTY FRUTTI, SOM NOSSO DE CADA DIA, ENTRE OUTRAS. DESCENDO A ESTRADA DE CHÃO
BATIDO ENCONTRAMOS UMA ÁREA CERCADA COM O PALCO DE UM LADO E O MAR DE OUTRO,
ADQUIRIMOS OS PASSAPORTES (700 MIL CRUZEIROS), CARIMBADOS EM NOSSOS BRAÇOS E EM
UM MAR DE BARRACAS MULTICOLORIDAS NOS INSTALAMOS COM NOSSAS MOCHILAS. OS HARE
KRISHNA ATÉ SEREM EXPULSOS FIZERAM UM ESPETÁCULO A PARTE COM SEUS CÂNTICOS E
INSTRUMENTOS E OS “TRENZINHOS” QUE FORMAVAM COM OS ROQUEIROS E QUE CIRCULAVAM
POR TODOS OS ESPAÇOS. A INFRAESTRUTURA ERA PRECÁRIA, HAVIA PANES NA LUZ E SOM,
MUITAS VAIAS E APLAUSOS, O CÉU ESTRELADO COMO CENÁRIO AO LONGO DAS MADRUGADAS
DE MÚSICA, ALGUMAS BANDAS DECEPCIONARAM OUTRAS NÃO COMPARECERAM, A POLÍCIA
FEDERAL AMEAÇANDO SUSPENDER O FESTIVAL EM FUNÇÃO DOS PALAVRÕES PROFERIDOS PELOS
MUSICOS, SIMBAS VOCALISTA DA CASA DE MÁQUINAS PELADO, FUGUETE LUZ E BANDA EM
CIMA DE TAPETES DE FUCA PARA ESCAPAR DOS CHOQUES DO TEMPORAL QUE CAIA QUANDO SE
APRESENTAVAM, E MUITAS OUTRAS QUE SE PERDERAM EM MINHA JÁ DESGASTADA MEMÓRIA
FIZERAM PARTE DA MAIOR AVENTURA DE MINHA ADOLESCENTE VIDA.
ENTRE 83 E 84 A TVE GAUCHA RETRANSMITIA O PROGRAMA FABRICA DO SOM
PRODUZIDO PELA TV CULTURA DE SÃO PAULO GRAVADO NO TEATRO SESC POMPÉIA E
APRESENTADO PELO TADEU JUNGLE REUNIU BANDAS EM COMEÇO DE CARREIRA COMO IRA,
TITÃS. BARÃO VERMELHO, PARALAMAS, A TURMA DA VANGUARDA PAULISTA (ITAMAR
ASSUMPÇÃO, TETÊ ESPÍNDOLA, ARRIGO BARNABÉ, RUMO, PREME, LÍNGUA DE TRAPO) E A
PARTIR DE 1986 NA BANDEIRANTES O PERDIDOS NA NOITE DO FAUSTO SILVA COM OS
COMEDIANTES ESCOVA E TATÁ.
OUTRO EVENTO MUSICAL QUE REPETIA-SE TODOS FINAIS DE TARDE DO DOMINGO
DURANTE A DÉCADA DE 90 FORAM OS ESPETÁCULOS REALIZADOS AO AR LIVRE NO SHOPPING
DC NAVEGANTES ONDE PODIAMOS ASSISTIR SHOWS DO NEI LISBOA, BANDA DOS CORAÇÕES
SOLITÁRIOS, THE TRAVELERS, HARD WORKING BAND E MUITAS OUTRAS BANDAS, E DURANTE ALGUM TEMPO NA
PRAÇA INTERNA DO SHOPPING PRAIA DE BELAS.
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