Páginas

2leep.com

domingo, 21 de março de 2010

usina do gasometro 1 - a construção

A construção da Usina da Companhia Energia Electrica Rio Grandense (1) na Rua Salustiano (2) produzirá 20.000 kilowatts, foi orçada em 15.000 contos de réis, e tem sua conclusão prevista para início de 1928, e emprega atualmente 150 operários. Localiza-se em uma área com 3000 m² junto ao Rio Guaíba. A cumeeira do prédio fica a 30 metros de altura da calçada. É composta por 5 caldeiras completas com 2000 cavalos cada, com seus superaquecedores e economisadores, duas chaminés de ferro de 25 metros, 5 instalações de pulverização de carvão, condensadores para os tubos geradores, e os tijolos refratários para a câmara de combustão das caldeiras. Cada caldeira tem 3 tambores de aço com 12, 6 e 3 toneladas, e cada condensador tem 1200 tubos de bronze pesando 10 toneladas. Os silos para depósito de carvão são enormes reservatórios construídos em concreto armado com 9 metros por 11 metros de boca e 9 metros de profundidade, estando suspensos sobre 4 colunas a cerca de 30 metros do solo. Para encher o silo 15 carros de estrada de ferro de carvão. Em cada um dos reservatórios caberiam meio milhão de litros de água. O consumo de água da usina é 6,5 vezes maior que o consumo total de água/hora da cidade. Serão instalados dois tubos geradores "Oerlikon" de 5000 kw cada para fornecer corrente alternada trifásica em alta tensão a 6600 volts. O vapor necessário será fornecido por cinco caldeiras " Sulzer caribe" de 325 m² de superfície de aquecimento. Foram construídas para queimar o carvão sob forma pulverizada feita por aparelhos "Sulzer Hunzimer" de 70 cavalos cada um com capacidade de 3 toneladas por hora. O carvão será descarregado das chatas no cais por poderosa e moderna ponte rolante com capacidade de 30 toneladas por hora e será transportado por caçambas de 2 toneladas de capacidade até o elevador de caçambas que depositará o carvão nos 5 silos. Dali o carvão cairá diretamente nos pulverizadores que os reduzirão a pó quase impalpável, e será injetado como ar na caldeira onde haverá a combustão em temperaturas de 1400 graus.
Fonte: Jornal “Correio do Povo” de 18 de março de 1927.
(1)Companhia Brasil de Força Elétrica, subsidiária da Eletric, Bond & Share Co., empresa com sede nos EUA que geriu a eletricidade e o transporte elétrico de Porto Alegre até 1954.
(2) Sua edificação aconteceu na chamada Praia do Arsenal e, próximo a ela, na antiga Rua Pantaleão Telles - atual Washington Luiz -, havia outra edificação desde 1874: a Usina de Gás, o Gasômetro. Popularmente, o perímetro entre as ruas Pantaleão e General Salustiano era chamado de "volta do Gasômetro", eis o porquê do prédio receber esta denominação.
(3) A famosa chaminé edificada em tijolos a vista com 124 metros de altura foi construída em 1937, durante a administração de Alberto Bins, devido às reclamações dos moradores pela nuvem de fuligem provocada com a queima do carvão.
Fonte: internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.