Páginas

2leep.com

segunda-feira, 26 de abril de 2010

centro municipal de cultura

No início dos anos 70, o Governo Federal implantou o Projeto Renascença, que recuperava áreas deterioradas na região central de grandes capitais. Porto Alegre investiu aqueles recursos área entre os bairros Cidade Baixa e Menino Deus, conhecida como Ilhota.
Nesse espaço, foi idealizada uma Escola de Criatividade que, com algumas alterações, passou a constituir o Centro Municipal de Cultura. Sua criação foi oficializada em 1978 pelo então prefeito Guilherme Vilella. Abrangendo uma área construída de 3.636,32m², o espaço foi projetado pelos arquitetos Edgar do Valle e Sérgio Matte.
Faziam parte do CMC Atelier Livre, Sala Álvaro Moreyra, Biblioteca Pública Municipal, Teatro Renascença e Saguão de Exposições.
A então Divisão Cultural da Secretaria Municipal da Educação era dirigida por Luiz Osvaldo Leite. O novo equipamento, sob a chefia do professor Luiz Antônio Assis Brasil, uniria em um só lugar o Atelier Livre (com Danúbio Gonçalves na coordenação de Artes Plásticas), a Biblioteca Municipal (posteriormente batizada em homenagem ao escritor Josué Guimarães e coordenada por Zélia Córdoba Espírito Santo), acrescentando aos espaços de espetáculo da cidade o Teatro Renascença e a Sala Álvaro Moreyra (com Ivo Bender na coordenação de Artes Cênicas). No dia 16 de dezembro de 2008 foram comemorarados os 30 anos do local. Além das personalidades acima mencionadas, também foi homenageado o funcionário Nelcindo da Rosa, o colaborador de mais longa permanência no CMC.
O CMC passaria a homenagear Lupicínio Rodrigues em 1986, durante o governo de Alceu Collares, quando foi criada a Secretaria Municipal da Cultura, tendo como primeiro secretário o professor Joaquim Felizardo. Ao contrário do que muitos supõem, o nome Renascença, como é chamado o teatro e, para muitas pessoas, o próprio CMC, não faz referência ao período histórico que se sucede à Idade Média. Renascença homenageia o programa homônimo do Governo Federal na metade dos anos 70, que possibilitou a construção desse espaço cultural.
Desde fim dos anos 70 o teto apresentava problemas estruturais, com goteiras em vários setores, incluindo a biblioteca. Chovia dentro do saguão, da biblioteca, nas salas do Atelier Livre e em diversas outras partes. Isso provocou outros problemas, atingindo a fiação elétrica. A estrutura de madeira foi substituída por uma de ferro, com alteração de telhas e calhas. A primeira fase terminou em dezembro de 2008, com a completa mudança do telhado, a segunda repintou todo o prédio, trocou sua iluminação e proveu seis câmaras, operadas pela Guarda Municipal, de modo a impedir futuras pichações. A primeira parte dessa renovação iniciou em 2006, com o completo cercamento do CMC.
Desde 2008, reformas renovam o Centro Municipal de Cultura.
A terceira e última fase inclui a completa troca da instalação elétrica.
No centro, funcionam a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, o Atelier Livre, a Sala Álvaro Moreyra, o Teatro Renascença e a livraria Ilhota Livros (Veja abaixo). No dia 16 de dezembro houve solenidade em comemoração aos 30 anos do espaço, completados em 11 de novembro.

Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre
Planeja e organiza cursos de artes plásticas na área de Desenho, Escultura, Cerâmica, Gravura e Pintura, em níveis de Introdução, Intermediário e Projetos Especiais, atendendo nos turnos da manhã, tarde e noite.

Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
Com um acervo superior a 38 mil títulos, oferece atendimento ao público de segunda a sábado, numa média mensal de três mil leitores. Também possui um setor de periódicos.

Sala Álvaro Moreyra
Espaço para atividades múltiplas, no qual se realizam conferências, seminários, palestras, cursos, ballet, audiovisuais e peças teatrais. Platéia com 110 cadeiras e área de 172m², sendo 12,3m de largura; 6,5m de altura e 7,5m de profundidade. Depósito de móveis, vestiários, cabine de som e luz.

Teatro Renascença
Palco italiano com área de 14,85m² por 10,50m²; área constituída de 1.134m²; quatro camarins; sistema próprio de iluminação e som; ar-condicionado, refletores, bilheteria, "foyer" e uma platéia com 300 lugares em dimensões de palco e platéia.

Centro Municipal de Cultura
Av. Erico Verissimo, 307 - CEP 90160-181
Equipe de Programação e Eventos
Fones: 3289.8050 e 3289.8052

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.