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quarta-feira, 21 de abril de 2010

Discocuecas

Para os fãs dos "Mamonas Assassinas, em Porto Alegre, em plena década de 70, houve um grupo que, inicialmente ocupando o horário das 18 às 19h, na Rádio Continental, composto por Julio Fürst (encarnando então o Mestre Julio), que coloca no ar, nos últimos 15 minutos do seu programa, paródias de comerciais, músicas satíricas e personagens cômicos. Junto com Beto Roncaferro (Jorge Gilberto Dorsch ), Gilberto “Bagual” Travi e Toninho Badarok (João Antônio Araújo ), cria, assim, os Discocuecas, explorando a paródia e a gozação na abordagem do universo artístico e comunicacional da sua época, a da transição entre a ditadura e a democracia.
Em 1977, começa o ciclo daquele que vai se transformar no último programa exclusivamente humorístico do rádio em amplitude modulada do Rio Grande do Sul. Por
Inicialmente satirizando a moda discothèque  o trabalho dos Discocuecas ganha corpo, ao longo de 1978, quando o filme Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever), de John Badham, chega aos cinemas brasileiros e a novela Dancin’Days, de Gilberto Braga, faz sucesso na Rede Globo de Televisão. No ritmo mais tocado então pelas rádios, fazem sucesso junto aos ouvintes, no final da década, canções próprias – como É só dançar, lançada em 1978 pela gravadora Isaec – ou paródias – por exemplo, A nonna
viu, uma versão de In the navy, do grupo nova-iorquino Village People.
Abaixo, transcrição parcial do texto publicado por Luiz Artur Ferraretto em http://www.carosouvintes.org.br/
"No segundo semestre de 1978, Julio Fürst transfere-se para a Rede Brasil Sul, trabalhando no projeto de estruturação da rádio jovem em FM da RBS e que vai dar origem à Atlântida FM. No ano seguinte, a convite de Ruy Carlos Ostermann, que dirige a Gaúcha, estréia às 13h de domingo o Discocuecas em curto-circuito, antecedendo as jornadas esportivas da emissora. Durante uma hora, a produção, previamente gravada e editada, dedica-se ao deboche sem poupar nem os patrocinadores. A Cerâmica Cordeiro, por exemplo, ganha um slogan – “O barro que não tem cheiro” –, aproveitando a liberalização dos costumes e o fim da censura.Na primeira meia hora do programa, o conteúdo assemelha-se ao que era transmitido na Continental. No restante, entretanto, acontece a radionada esportiva, afinal, para os Discocuecas, “jornada tem que ser em jornal”. Forma-se, deste modo, uma equipe de esportes com diversos personagens, alguns deles parodiando, no estilo ou apenas no nome, profissionais de destaque no rádio do Rio Grande do Sul. Na interpretação de Mestre Julio, escandindo vogais e reforçando os erres, o narrador principal é Golomar Ranzinza, brincadeira com o nome de Armindo Antônio Ranzolin:
– Está no aaarrr, a rrraaadionada eeesssporrrtiva. Aqui, Gooolomarrr RRRanzinza…
Acompanhando a partida, estão repórteres como o magro Pelotinha Rick Júnior – “Bah, tu viu cara? Pegou a bola, bah, bate nos peitos e, bah, é gol…” –; o afetado Luís A. de Carmine Sá, que prefere fazer a cobertura dos vestiários, em meio a musculosos jogadores de futebol; e Anacleto Batata, uma das mais populares criações dos Discocuecas. Este último, por sinal, tem algumas de suas intervenções antecedidas por uma irreverente vinheta, cantada com sotaque germânico trocando os bês por pês:
– Quem é o repórter da colônia?/ Quem é o repórter parra limpa?/ Quem é que rima com parata?/ É o alemão Anacleto Batata…
Os Discocuecas criam, ainda, Narrando Bem e Comentarinho, especializados na transmissão de improváveis competições esportivas, como jogos de amarelinha, palitinho ou cinco-marias e corridas de aro de bicicleta.Destaca-se, ainda, Johnny Tric-Tric, um disc-jóquei que chama suas ouvintes de “queridocas”, lança as músicas dos Discocuecas e apresenta traduções muito próprias dos hits internacionais da época. Na parte regionalista, o Teixeirinha amanhece cantando, programa então apresentado por Vitor Mateus Teixeira na Farroupilha, transforma-se em Rancheirinho enriquece cantando, com Mary Terezinha, a parceira do cantor gauchesco, tornando-se Ceres Farmacinha.
Com a saída de Ruy Carlos Ostermann da direção da Gaúcha, o Discocuecas em curto-circuito é cancelado. O grupo passa a se dedicar, então, a shows, gravando também alguns discos. Em meados de 1983, o programa volta ao ar, por um período, na Universal FM, nos sábados, das 19 às 20h. Torna-se, assim, o primeiro humorístico transmitido em freqüência modulada no Rio Grande do Sul. Nos anos seguintes, de modo esporádico, a comicidade dos Discocuecas aparece na forma de quadros em programas como Gaúcha Fim-de-semana e Gaúcha Hoje, na Rádio Gaúcha AM. O grupo despede-se em 1997, com a gravação do CD Metamorfose".
O grupo humorístico gaúcho Discocuecas lançou quatro singles antes de chegar ao primeiro (e único) CD em 1997. Foram eles: "É Só Dançar" (12 polegadas) pela Isaec, "Doce Balanço"/"Bicho Maluco" (12 polegadas e compacto) pela RCA, "Daisy My Love" (compacto) pela WEA (selo Elektra) e "Só Não Me Faz" (12 polegadas) pela gravadora Recarey. Nunca foram relançados em CD.



fontes: wikipedia e internet.

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