Renomado fotógrafo gaúcho, muito cedo descobriu sua vocação. “O dom da fotografia surgiu quando eu queria ser astrônomo, na infância. Da astronomia para a fotografia, foi apenas uma troca de lentes”, relembra. Estudou Jornalismo e seu primeiro trabalho profissional foi no jornal “Zero Hora” de Porto Alegre, RS, onde fazia reportagens policiais. Não demorou muito e partiu para a carreira solo em busca de mais arte e poesia nas imagens.
Jornalista por formação, Leonid Streliaev é um nome já lendário na arte fotográfica no Rio Grande do Sul. Ele consagrou-se como fotógrafo e editor, na produção de obras de documentação de arte e com passagem por importantes publicações do país, como as revistas Veja e Exame e os jornais O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil. Ao longo da sua carreira foi premiado como Fotógrafo Brasileiro do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e destacou-se com exposições internacionais, na Photographers Gallery, em Londres e em duas Bienais de São Paulo e na I Bienal de Fotografia de Curitiba.
Nos últimos 35 anos dedicou-se quase sempre a fotografar o Rio Grande do Sul, seu tema preferido. Em 2003 lançou o livro Rio Grande do Sul no qual fez um registro único do Estado, com textos do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil. Pela obra, Leonid recebeu o Troféu Cultura Gaúcha 2004 concedido pela Secretaria Estadual da Cultura e o Troféu Honra ao Mérito concedido pela Câmara Municipal de Porto Alegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.