Páginas

2leep.com

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Revitalização de áreas portuárias

 
Figura 1 – Centro de cidade no EUA; resultado típico dos projetos de renovação urbana nos anos 60
Figura 2 – Detalhe do passeio junto aos diques e os armazéns portuários reciclados em Puerto Madero, Buenos Aires. (in Abitare 342, julho/agosto 1995)/  
Figura 3 – Inspirada na volumetria dos antigos armazens, dois novos prédios comerciais na área leste de Puerto Madero. Arquitetos: Manteola, Sánchez Gomez, Santos, Solsona & Sallaberry (in Summa + #42, abril/maio 2000)  
Figura 4 – O mega-projeto de 1988 para Cannary Wharf, London Docklands. Urbanismo: Skidmore,Owins & Merrill. (in Ghirardo, D. 1996)  
Figura 5 – Projeto conceitual de Ricardo Bofill para a faixa de domínio da via expressa, uma das diversas idéias do final dos anos 80. (in Process # 97, 1991)  
Figura 6 – Área do South Street Seaport, Nova Iorque, mostrando, após a via expressa suspensa, a área de eventos e o shopping-center Pier 17, inspirado na arquitetura portuária. Arquiteto: Benjamin Thompson. (in Process # 89, 1990)
Figura 7 – O novo centro de exposições em Darling Harbor, área recuperada do porto de Sidney, Australia. Arquiteto Philip Cox. (in The Architectural Review # 1106, abril 1989)
 Figura 8 – O Museu Guggenheim, tornado ícone internacional de Bilbao, Espanha; fundamental na revitalização da área portuária e central. Arquiteto: Frank Gehry. (in Check In ano 3 # 31, setembro 1999)
 
Figura 9 – O movimento portuário e as embarcações históricas como atrativos; no conjunto recuperado de Albert Dock, Liverpool, Inglaterra. (in Pozueta, J. 1996)
 
Figura 10 – Vista da renovação do Port Vell, Barcelona: shopping com cinemas, marina e passeio em deck retrátil para passagem dos barcos. (in Pozueta, J. 1996)
 
Figura 11 – Maquete do projeto da área central renovada e o conjunto modernista do centro cívico de Boston, EUA. Projeto de I.M.Pei. (in Process # 97, 1991)
Figura 12 – Em Boston, entre o centro cívico e o waterfront, o conjunto histórico do Quincy Market e Faneuil Hall foi reciclado em centro comercial e gastronômico. Arquiteto Benjamin Thompson. (in Process # 89, 1990)
 
Figura 13 – Em Boston, entre o centro cívico e o waterfront, o conjunto histórico do Quincy Market e Faneuil Hall foi reciclado em centro comercial e gastronômico. Arquiteto Benjamin Thompson. (in Process # 89, 1990)
 
Figura 14 – A grande escala do complexo de uso misto em Rowes Wharf, Boston, não impede o acesso à água, onde estão restaurantes, piers públicos e slips para barcos particulares. Arquitetos: Skidmore,Owins & Merrill. (in Process # 97, 1991
 
 Figura 15 – Plano geral para a área central e portuária de Baltimore, EUA, onde se vê, no canto superior direito o Charles Center e o sistema de passarelas conectando-o com o Inner Harbor de Baltimore, EUA
 
Figura 16 – Perspectiva geral de 1989, mostrando o existente e o projetado para o ano 2000, na área central e no Inner Harbor de Baltimore
 
Figura 17 – O Harbor Place, festival mall do Inner Harbor, Baltimore: duas edificações idênticas com conjuntos de lojas, gastronomia e atrações turísticas, e uma área aberta para eventos entre elas. Arquiteto Benjamin Thompson. (in Process # 89, 1990)
Figura 18 – Aquário Nacional de Baltimore, uma das principais "ancoras" da revitalização do Inner Harbor. Arquitetos: Cambridge Seven. (Foto V. del Rio)
Figura 19 – Área revitalizada de Fells Point, Baltimore, mostrando as edificações novas integradas às antigas e o pier público para barcos de passeio e parada do water-taxi. Projeto urbano: Vicente del Rio. (in Breen & Rigby, 1994)

Acompanhe o artigo  "Voltando às origens. A revitalização de áreas portuárias nos centros urbanos" de Vicente del Rio  em

Vicente del Rio é arquiteto e urbanista, Mestre em Desenho Urbano (Oxford) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo (USP). Professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, UFRJ, com diversas pesquisas e publicações sobre o tema, foi responsável pelo projeto urbano do waterfront de Fells Point, Baltimore.

Um comentário:

  1. A primeira impressão é a que fica, e antigamente chegavasse pelo mar. Aqui no rio existe um projeto pra revitalizar a vista da praça XV para se a mesma que a família real viu quando chegou ao Brasil.

    Embora pequena, também há uma revitalização na área portuária, onde acontece o fashion rio.

    A forma como foi aproveitado o espaço é bem legal, vale a pena conferir.

    abração

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.