Páginas

2leep.com

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Revitalização do Cais do porto

O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), sancionou em 04.03.2010 o projeto de lei que define diretrizes para a revitalização do Cais Mauá. O edital, que irá firmar a Parceria Público-Privada (PPP) responsável pela revitalização do Cais do Porto, deve ser encaminhado até abril de 2010.
 Abaixo, a apresentação de uma das proopstas de um plano de negócios para nortear a licitação das obras de revitalização do Cais Mauá.
Não é a primeira vez que se pensa em revitalizar essa área degradada da capital, porém desta vez a governadora garante que acontecerá.
O grupo liderado pela M. Stortti Consultores venceu essa primeira etapa de apresentação do plano de negócios.
É previsto um investimento de 400 milhões por meio de parceria público privada - PPP.
Os armazéns seriam reformados e destinados a lojas, bares e restaurantes. As paredes de alvenaria seriam removidas e substituídas por vidros, o que possibilitaria admirar a paisagem do Guaíba. As principais construções, no entanto, ficariam nos dois extremos. Perto da rodoviária, seriam erguidas duas torres comerciais para escritórios e estacionamento. Na outra ponta, perto da Usina do Gasômetro, está previsto um hotel, um shopping e um centro de convenções.
Muro da Mauá pode ser reduzido à metade.
— O plano de negócios é uma idéia. A empresa que vencer a licitação pode propor mudanças. Não significa, por exemplo, que o hotel ficará exatamente naquele local. O mais importante desse plano foram os conceitos de exploração do local apresentados — observou Edemar Tutikian, coordenador executivo do projeto de revitalização do Cais e presidente da comissão formada para avaliar o plano anunciado.
Abaixo renders da proposta.
Informações do Projeto
- Construção de duas torres de escritório
- Um hotel de luxo com 300 apartamentos
- Centro de convenções para mil pessoas
- Shopping center com cerca de 13 mil m²
- Museu
- Terminal Hidroviário
- Trem elétrico ligado todo o complexo
- Dois estacionamentos (um de cada lado do cais)
Números do Projeto
- Investimento: 426 milhões
- Vagas de Estacionamento: E¹ 2,3 + E² 1,2 - Total 3500
- Empregos: 2,3 mil durante a obra e 5,4 durante o funcionamento
- Previsão: 2014
clique na figura para ampliar
Histórico dos projetos para revitalização
1991 - Prefeitura lança o Caminho do Porto. Cinco armazéns seriam transformados em restaurantes, museu, centro de educação para jovens e adultos e terminal turístico/fluvial.
1992 - Prefeitura e governo do Estado assinam protocolo prevendo a transferência de linhas de ônibus do Centro para a área do porto, mas o projeto não é levado adiante.
1995 - O governo estadual anuncia o plano de revitalizar uma área formada pelo pórtico central e por dois conjuntos de armazéns. A intenção é transformar os locais em centros gastronômicos e culturais. No ano seguinte, o projeto Porto dos Casais vence concurso promovido pelo governo para escolher uma destinação para a área.
1998 - O governo lança o projeto Porto dos Casais. Prevê casa noturna, centro de compras, marina, dois hotéis, um prédio comercial de alta tecnologia, restaurantes, teatro, uma sede para a Ospa e a substituição do Muro da Mauá por blocos móveis.
2000 - Estado lança o projeto do Complexo Industrial Cais de Cinema, com cinemateca, centro técnico e audiovisuale estúdios de cinema.
2003 - O governado gaúcho determina a criação de uma comissão para reavaliar o Porto dos Casais. A comissão decide reaproveitar o projeto, recomendando a manutenção do Muro da Mauá.
2004 - O plano de recuperação é relançado, com o nome de Revitalização do Cais Mauá. Divergências entre Estado e prefeitura interrompem o projeto.
2007 - Depois de dois anos de estudos para definir normas básicas para a destinação da área, o governo recomeça do zero e convoca a iniciativa privada a participar da elaboração de um novo projeto.

fonte: veja reportagem completa
Projetos de revitalização de área portuárias pelo mundo clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.