Páginas

2leep.com

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Museu de planejamento urbano de Tianjin

"É um fato comprovado que muito da arquitetura mundial mais espectacular e inovadora da atualidade tem lugar na China, fruto da abertura ao Ocidente e do enorme crescimento econômico do país. Alguns dos mais destacados arquitetos mundiais encontram ali mercado para os seus projetos e, mais importante ainda, para a sua construção. Os concursos de arquitetura para grandes obras sucedem-se, como aconteceu aquando da realização dos últimos Jogos Olímpicos. Recentemente, um original projeto da firma holandesa de Architekten Cie foi declarado vencedor de um concurso internacional de arquitetura para a construção do museu de planeamento urbano de Tianjin.
O edifício é vasto e ambicioso. Numa área de 29 000 m2 estão incluídas zonas de escritórios, estacionamento, centro de conferências e ainda galerias e oficinas de pintura. Mas é ao nível da concepção que se revela a originalidade do projeto. Desenhado em parceria com a prestigiada firma de soluções de engenharia Arup Amsterdam e com a UNIT Architects, de Xangai, possui uma estrutura e uma forma que combinam materiais e processos construtivos tradicionais chineses com alta tecnologia. O resultado é verdadeira arquitetura sustentável.
A imagem do edifício assemelha-se a blocos de mah-jong devido à sobreposição de blocos e à existência de numerosos espaços livres que se justificam por razões de acessibilidade, iluminação natural e ventilação. Paredes e tetos revestidos com materiais naturais, a presença constante de vegetação, painéis com engradados e pinturas e diversos elementos decorativos, tornam a semelhança com a arquitetura tradicional chinesa talvez o aspecto mais relevante deste projeto."
publicado em arquitectura por bjr em 2 mar 2009


Tianjin ou Tientsin (天津) é uma cidade do nordeste da China, constituindo uma unidade administrativa autónoma. Tem cerca de 6.3 milhões de habitantes e é um dos maiores portos do país, bem como um grande centro industrial e comercial. Tem também várias universidades.
Em 1860 o governo chinês cedeu parte da cidade para o estabelecimento de concessões europeias, principalmente britânicas e francesas, que duraram até 1946.
Durante a Revolta dos Boxers, em 1900, a cidade foi ocupada por forças ocidentais e as suas muralhas arrasadas.
fonte wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.