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segunda-feira, 17 de maio de 2010

neoclassicismo e ecletismo em Porto Alegre

Em meados do século o Neoclassicismo já se tornara uma influência importante, e mesclado ao antigo colonial, deu origem a uma variedade de soluções ecléticas, tendência que iria dominar o panorama até a década de 1930. De perfil neoclássico o mais importante remanescente é o prédio da Cúria Metropolitana, construído a partir de 1865 com projeto de Jules Villain (ou Villiers), alterado em detalhes por Johann Grünewald, compondo um majestoso conjunto de dimensões palacianas que foi saudado por Athos Damasceno como sendo o único monumento da cidade digno desse nome:
Cúria Metropolitana
"Vasto, com seu muralhão de fortaleza arrematado no alto pela cintura rendada dos balaústres, impressionaria só pelas proporções se, ao cabo da escadaria extensa, não se erguesse, imponente, o frontão clássico triangular sobre a ordem severa das colunas lisas. (...) No centro - a área quadrada dos claustros, com as arcadas simples sobre pilares maciços, os corredores longos batidos pelo sol, e o bom silêncio conventual que leva a gente às meditações".

Theatro São Pedro
Segue-lhe em imponência, mas sobrepujando-lhe largamente a fama, o Theatro São Pedro, cujo projeto foi elaborado no Rio de Janeiro e executado por Felipe de Normann. Inaugurado em 27 de junho de 1858, com capacidade para 700 espectadores e decoração em veludo e ouro, numa época em que Porto Alegre tinha pouco mais de vinte mil habitantes, é o mais antigo teatro da cidade. Sofreu uma degradação acentuada e quase foi demolido nos anos 70, mas felizmente está recuperado. O Theatro foi concebido com um edifício gêmeo, que se levantou do outro lado da rua, o antigo Tribunal de Justiça, mas este foi consumido pelo fogo nos anos 50.

Mercado Público
Exemplo típico do Ecletismo praticado em meados do século XIX é o vasto Mercado Público, planejado pelo engenheiro Frederico Heydtmann em 1861, mas o desenho quadrangular foi alterado com ampliação das dimensões e acréscimo de torreões nos cantos. A construção teve sua pedra fundamental lançada em 1864, sendo inaugurado em 1869, e substituiu o mercado anterior, mais acanhado. O conjunto sofreu modificação substancial nos anos 10 com a adição de um segundo piso, preservando porém o estilo.
Museu do Comando Militar do Sul
De caracterização estilística semelhante são o Museu do Comando Militar do Sul, um edifício de grandes dimensões, inaugurado em 1867, construído pelo mestre-de-obras Manoel Alves de Oliveira como um anexo do Arsenal de Guerra; o prédio da 8ª Circunscrição de Serviço Militar, erguido sobre uma construção anterior que abrigava os Armazéns Reais, e o Palácio Provisório, cujo desenho, do engenheiro Francisco Nunes de Miranda, foi posteriormente modificado pelo engenheiro Antônio Mascarenhas Telles de Freitas.
Palácio Provisório
As obras do Palácio Provisório iniciaram em 1857 e o projeto incluía soluções estruturais modernas para a época, como a laje de cobertura com sistema de perfis em aço duplo "T " combinado com tijolos por compressão, formando pequenos arcos. Outro grande edifício eclético foi a Casa de Correção, mais tarde demolida, de distribuição neoclássica e detalhamento que remetia à arquitetura militar.
Hospital Psiquiátrico São Pedro
Mas o exemplo mais monumental do Ecletismo portoalegrense é o conjunto histórico do Hospital Psiquiátrico São Pedro, que segundo os técnicos do IPHAE é "a maior área edificada de interesse social que o século XIX legou à Província. Com 12.324 m2, o conjunto arquitetônico centenário é composto por seis pavilhões de dois pavimentos voltados para o sul e ligados transversalmente por um pavilhão na direção leste-oeste. Com linhas ecléticas, predomina na área histórica do São Pedro a arquitetura neoclássica".

A "fase áurea" da arquitetura em Porto Alegre
Paço Municipal
De um Ecletismo mais ornamentado é o Paço Municipal, projetado por Giovanni Colfosco, um italiano, e iniciado em 1898. Seria um dos primeiros exemplos arquitetônicos a exibir a influência do Positivismo, percebida na complexa rede de alegorias representadas na estatuária decorativa da fachada. Também seria um dos primeiros edifícios públicos monumentais do que se chamou de "fase dourada" da arquitetura portoalegrense. Segundo Beatriz Thiesen, "A reformulação da estrutura urbana, que foi um fenômeno comum ao mundo ocidental do século XIX, esteve associada às idéias de modernidade presentes no imaginário social da época. Neste sentido, também Porto Alegre inseriu-se num amplo processo ligado à emergência de uma ordem social burguesa que demandava um reordenamento da cidade segundo os novos valores surgidos em seu bojo e que, pouco a pouco, consolidavam-se no imaginário social. Procurava-se a superação do passado colonial, que a elite ascendente desejava esquecer, e as formas arquitetônicas corresponderam, assim, aos ideais de progresso e civilização: a burguesia emergente procurava espelhar-se na cultura européia, considerada mais adiantada e civilizada. (...) Numa demonstração grandiloqüente, essa burguesia buscou marcar um ethos de modernidade ostentado como estética".
Decoração na fachada da antiga Delegacia Fiscal, atualmente o Museu de Arte do RS, com as estátuas alegóricas da Pecuária e da Navegação.
Correios e Telegraphos, hoje o Memorial do Rio Grande do Sul.
Esse desejo de renovação trouxe diversas novidades para a arquitetura da cidade. Uma burguesia enriquecida formada principalmente por descendentes de imigrantes alemães, junto com as esferas oficiais, deram o impulso mais decisivo, encomendando obras suntuosas, num momento em que o estado experimentava uma fase de prosperidade, tendo se tornado a terceira economia do Brasil. As influências mais importantes que definiram o perfil dos principais edifícios erguidos nessa fase foram a arquitetura pompier francesa, com seu decorativismo exuberante e caráter ostentatório, e a filosofia positivista, adotada pelo governo, criando uma iconografia definida e idealista espelhando visões de progresso, civilização e ordem. As técnicas de construção acompanhavam o desenvolvimento da tecnologia e da indústria: faz-se uso estrutural mais extensivo do concreto armado, do aço e do cimento, os edifícios alçam-se a maiores alturas, a estatuária de fachada se multiplica e encontra soluções barateadoras para sua confecção, como os moldes de cimento. Também mudam os materiais de decoração, se tornando comuns os vitrais, os adornos em serralheria, as pinturas parietais com paisagens e ornatos nos interiores, e os mármores para colunas, pisos e outros elementos.
Os nomes mais significativos nesta fase de explosão edificatória foram Theodor Wiederspahn, arquiteto nascido na Alemanha, dono de um estilo eclético pujante e original, combinado traços renascentistas, neobarrocos, neoclássicos e uma concepção decorativa luxuosa; Rudolf Ahrons, engenheiro-construtor, líder de um escritório de construção que realizou as obras mais importantes, e João Vicente Friedrichs, proprietário do mais solicitado e populoso atelier local de decoração, empregando uma multidão de artífices locais e estrangeiros com sólido preparo, como Alfred Adloff, Wenzel Folberger, Alfredo Staege e muitos mais.
Cervejaria Bopp
 A parceria estabelecida entre eles durou até 1914, quando o escritório de Ahrons fechou, e deixou uma grande série de edifícios de grande beleza e imponência, alguns realizando feitos arquitetônicos notáveis, como o edifício da antiga Cervejaria Bopp, que em sua inauguração era o maior prédio de cimento armado do Brasil.
Correios e Telegraphos
Faculdade de Medicina da UFRGS
Edifício da Delegacia Fiscal (MARGS)
 Outros exemplos são os Correios e Telegraphos, a Faculdade de Medicina da UFRGS e o edifício da Delegacia Fiscal, cuja autoria de Wiederspahn é controversa mas parece provável. Günter Weimer lhe atribui também o traçado básico da nova Catedral Metropolitana, que substituiu a antiga Matriz, embora o crédito pelo projeto usualmente se dê a Giovanni Giovenalle. Wiederspahn continuaria projetando depois da retirada de Ahrons do mercado, ainda contando muitas vezes com Friedrichs para a decoração. Sua obra contabiliza mais de 500 projetos, realizados não só em Porto Alegre.
Edifício Ely  
 Hotel Majestic 
 Previdência do Sul 
Muitos deles já não existem, mas se preservam vários, tombados por instâncias oficiais, como o Edifício Ely, o Hotel Majestic, a Previdência do Sul, além de mais de uma dezena de palacetes para a elite. Para Maturino Luz, seu papel na história da arquitetura portoalegrense se compara, guardadas as proporções, ao de Gaudí em Barcelona, além de ele ter sido um dos fundadores de uma Escola de Artes e Ofícios e do primeiro sindicato de arquitetos. Também importante foi a formulação em 1914 pela Intendência Municipal do Plano Geral de Melhoramentos, concebido possivelmente por João Moreira Maciel, e considerado por Helton Bello o maior legado da administração positivista em termos urbanísticos, por ser um instrumento fundamental para as transformações modernizadoras que iriam se consolidar logo adiante, suplantando a estrutura e a imagem urbana de herança colonial.
Vista do centro no início do século XX. O estilo eclético substituiu inteiramente a arquitetura colonial.
Castelinho
Observatório Astronômico
Colégio Júlio de Castilhos
Viaduto Otávio Rocha
Faculdade de Direito da UFRGS
Casa Godoy
Farmácia Carvalho
Biblioteca Pública do Estado
 Palácio Piratini 
Não podem passar sem lembrança Manoel Itaqui, um dos introdutores da Art Nouveau, projetando vários prédios no campus central da UFRGS como o Castelinho e o Observatório Astronômico, além da antiga sede (desaparecida) do Colégio Júlio de Castilhos e o Viaduto Otávio Rocha, este em parceria com Duilio Bernardi; Hermann Menschen, autor da Faculdade de Direito da UFRGS e de várias residências elegantes como a Casa Godoy; Francesco Tomatis, projetista de um dos poucos edifícios puramente Art Nouveau da cidade, a Farmácia Carvalho; Affonso Hebert, cuja obra mais notória é a Biblioteca Pública do Estado, e por fim o francês Maurice Gras, autor de apenas um projeto na cidade, mas de grande relevância, o Palácio Piratini, sede atual do Governo do Estado e residência oficial do governador.
Confeitaria Rocco
Casa Torelly
Capela do Bonfim
Quartel General do Exército 

palacete Palmeiro
Banco da Província
Alguns exemplares em especial também poderiam ser citados por serem únicos em seu tipo, como a Confeitaria Rocco, com seus atlantes monumentais, a Casa Torelly, por sua delicadeza renascentista, a Capela do Bonfim, por seu Neoclassicismo tardio, simples mas puro; o antigo Quartel General do Exército, caso exótico de influência mourisca e medieval; os palacetes Palmeiro e Argentina por sua opulência; o Banco da Província, por sua majestade e riqueza, e seus vitrais; e a Usina do Gasômetro assim como a já citada Cervejaria Bopp como representantes da arquitetura industrial; o conjunto remanescente na Travessa dos Venezianos, como exemplo típico do Ecletismo simplificado, adaptado às classes populares inferiores, e finalmente o complexo do Cais Mauá, projetado por Ahrons, uma vasta obra pública que custou várias décadas de trabalhos e representou um imenso esforço do governo e da sociedade gaúcha, no início do século XX, em direção à modernização urbana e ao desenvolvimento econômico. As estruturas levantadas também estabeleceram novos padrões de higiene, funcionalidade e estética para a construção civil, sendo notáveis particularmente o grande pórtico central de ferro e os armazéns laterais, desmontáveis, que foram importados da França.
Usina do Gasometro
Cervejaria Bopp
conjunto na Travessa dos Venezianos
complexo do Cais Mauá
Dois últimos elementos estéticos que vieram acrescentar diversidade ao Ecletismo portoalegrense foram o Neogótico e a Art Déco. O primeiro ficou restrito à esfera religiosa. Presente na cidade desde meados do século XIX, suas primeiras manifestações foram discretas - uma pequena capela na Praça da Matriz, o Império do Espírito Santo, e as balaustradas modificadas da Cúria Metropolitana. O estilo só ganhou visibilidade de fato com a construção, no início do século XX, de diversos templos importantes: a reforma neogótica da Capela dos Passos, já citada, a Igreja de Navegantes, a Igreja de Santa Teresinha, a mais pura e refinada, projeto do Frei Cyríaco de São José, a Catedral Anglicana, a Igreja Metodista Central, e a Igreja de São Pedro, de todas a mais imponente, desenhada por João Hruby.
capela "o Império do Espírito Santo"
 Igreja de Navegantes
 Igreja de Santa Teresinha
 Catedral Anglicana
 Igreja Metodista Central
Igreja de São Pedro
fonte:wapedia

Um comentário:

  1. Olhando prédios antigos , que pela sua arquitetura , nos contam muito da história da cidade , e mesmo , dos fatos mundiais da época . Como é importante. preservarmos o nosso patrimônio , através de livros , prédios , fotos , filmes , etc ...

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