Páginas

2leep.com

terça-feira, 18 de maio de 2010

Parque Marinha do Brasil

O Parque Marinha do Brasil é um dos parques urbanos da cidade brasileira de Porto Alegre.
Inaugurado em 9 de dezembro de 1978, com projeto dos arquitetos Ivan Mizoguchi e Rogério Malinsky, o Parque Marinha possui uma área de 70,70 hectares. Localiza-se à avenida Borges de Medeiros, no bairro Praia de Belas, e liga o centro da capital com a Zona Sul. O parque foi projetado em cima de um antigo aterro do Praia de Belas.
Apresenta notável variedade de árvores e arbustos e oferece equipamentos de lazer e esporte, contando com quadras de futebol de salão, tênis, vôlei, basquete, além de pistas para patinação, skate, atletismo e ciclismo. Conta também com aparelhos para ginástica, campos de futebol, recantos infantis e espaço cívico com espelho d'água.
LOCALIZAÇÃO
Contornado pelas avenidas Borges de Medeiros (na foto acima), Ipiranga e cortado pela Av. Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio). Fica localizado no Bairro Praia de Belas.
INFORMAÇÕES GERAIS
O Parque foi inaugurado em 1978, ocupa uma área de 715 mil metros quadrados e sua denominação presta uma homenagem à Marinha do Brasil.
Construído sobre a área de aterro da orla do Guaíba, oportuniza um contato muito especial com suas águas.
É um dos locais preferidos pelos esportistas que ocupam, principalmente aos finais de semana, as quatro quadras de tênis, cinco quadras polivalentes, um campo de futebol, seis de futebol de salão, uma pista de atletismo, uma de patinação, uma de skate, nove canchas de futebol de areia, velódromo e aparelhos de ginástica. Há, também, aluguel de bicicletas e quadriciclos.A sua infra-estrutura é totalmente voltada para o esporte. São inúmeras quadras de tênis, vôlei, basquete e futebol de salão, além de pistas de atletismo, patinação, skate, campos de futebol de campo, velódromo e aparelhos de ginástica. O lugar ainda oferece aluguel de bicicletas e quadriciclos. Para a criançada, há um playground e um mini-parque de diversões, além de recantos infantis e espaço cívico com espelho d´água.
Possui, ainda, mini-zoológico permanentemente aberto ao público, três playgrounds e o Green-Park (mini-parque de diversões). No meio do parque, localiza-se o centro cívico, reservado a eventos militares e áreas específicas destinadas à instalação de circo e parque de diversões.
Outros atrativos são o eixo aquático de 10 mil metros quadrados que corta e percorre 700 metros do Parque, além do Recanto Solar, para banhos de sol; Recanto de Aventuras, para crianças; Recanto de Musculação, para práticas esportivas; e Recanto da Saudade, apreciado pelos enamorados. Conta, ainda, com vestiários e três estacionamentos.
De sua área total, 11 hectares foram transformados em bosque e espaços gramados, onde são encontradas árvores nativas e espécies exóticas.
A fauna do local conta com quero-quero, bem-te-vi, rabo de palha, joão de barro, sabiá, pica-pau do peito amarelo, canário da terra, entre outros. Nos lagos, habitam pequenas tartarugas (cágados) e peixes de espécies diversas.
De sua área total, 11 hectares foram transformados em bosques, onde são encontradas árvores nativas e espécies exóticas, como Ingás Canafistulas Timbaúvas Jambolão e Jerivás.
A idéia de transformar a área em parque nasceu do desejo da população de reintegrar a cidade ao Lago Guaíba.
Histórico
1893 – É apresentado ao governador do Estado um projeto de urbanização da avenida Praia de Belas, elaborado por uma firma holandesa. Nos anos seguintes, vários outros projetos são elaborados.
1955 – É aprovado pela Câmara Municipal o plano definitivo da avenida Praia de Belas, de autoria dos urbanistas Edvaldo Pereira Paiva e Carlos M. Fayet, pela lei 1.487. No ano seguinte, é iniciado o aterro local.
1963 - O prefeito José Loureiro da Silva sanciona a lei 2.694, criando um parque público no aterro da Praia de Belas.
1967 - A lei 3.071 confere ao parque a denominação de Marinha do Brasil.
1972 - A Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) elabora um estudo de tratamento paisagístico, para utilização de área aterrada.
1975 – Inicia-se o aterro do dique de proteção contra as enchentes do Guaíba. No mesmo ano, é lançado o Projeto Renascença, ao qual o Parque Marinha do Brasil é integrado.
1977 - Em 2 de agosto, a Smam inicia as obras do parque.
1978 - Em 9 de dezembro, o parque é inaugurado.
Endereço: avenida Borges de Medeiros, 2.035
Telefone: (51) 3231-0168
Área: 70,70 hectares
Inaugurado em: 9 de dezembro de 1978

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.