Páginas

2leep.com

terça-feira, 11 de maio de 2010

Parque Moinhos de Vento

O Parque Moinhos de Vento, popularmente conhecido como Parcão, é uma área verde localizada no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O nome do Parque Moinhos de Vento tem sua origem no século XVIII, quando Antonio Martins Barbosa, vindo de Minas Gerais, estabeleceu-se com seu moinho de vento, no espigão onde hoje se situa a Avenida Independência. O decreto 2419, que desapropria a área do parque, destinando-a ao município, foi assinado pelo então prefeito José Loureiro da Silva em 10 de setembro de 1962.
O parque, com uma área de 11,50 hectares que havia pertencido ao Jockey Club do Rio Grande do Sul, foi inaugurado no dia 9 de novembro de 1972 o prefeito Thompson Flores assinou o decreto 3703, denominado o local de Parque Moinhos de Vento e, desde então, é utilizado para a prática de esportes, caminhadas e encontros.
A sede administrativa fica na réplica de um moinho açoriano, cercado por um lago artificial que possibilita vida para uma fauna composta por peixes, tartarugas, jabutis gansos e marrecos.
Hoje, o Parque Moinhos de Vento oferece opções de lazer como jogging, patinação, quadras de futebol, tênis, vôlei e aparelhos de ginástica. Para o público infantil estão à disposição equipamentos de recreação artesanais feitos de toras de eucalipto e a Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah, a qual possui cerca de mil livros, inclusive títulos em braile.
Possui um monumento criado por Carlos Tenius, em homenagem a Castelo Branco.
Endereço: Rua Comendador Caminha, s/nº
Telefone: 3332-1021
Área: 11, 50 hectares
Inaugurado em: 09 de novembro de 1972

Abaixo, algumas imagens históricas das ocupações anteriores da área.
Antigo Prado da Independência (Parcão atual) início do sec.XX)


Primeiro campo do Grêmio, inaugurado em 04 de agosto de 1904, situado entre as ruas Mostardeiro e dona Laura. O Grêmio permaneceu na Baixada até 1954.
Na imagem acima e nas imagens abaixo, o Prado da Independência - Atual Parcão (início século XX)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.