Páginas

2leep.com

terça-feira, 8 de junho de 2010

O futuro em Dubai - parte 1

A cidade ganhou atenção mundial nos últimos anos por causa de sua economia em expansão e ambiciosos projetos arquitetônicos. Com foco em negócios e turismo, a cidade é a base para construções em um nível sem precedentes. Na verdade, Dubai é considerada o lar de 15% a 25% do mundo, 125 mil gruas de construção. Não pense que a expansão da arquitetura é atingiu seu ápice, porque uma enorme quantidade de projetos novos estão em cima da mesa e em as obras enquanto nós falamos.
Apresentamos aqui apenas uma pequena parte dos edifícios que estão sendo propostos, construídos ou desenvolvidos na região de Dubai e seu entorno.
"Burj Dubai" é um arranha-céus em construção em Dubai. Quando concluído será a mais alta estrutura artificial do mundo. Foi projetado por Adrian Smith, que trabalhou com a arquitetura do prédio e empresa de engenharia Skidmore, Owings and Merrill até 2006.
maiores detalhes clique aqui
'The cloud' ou  "A nuvem" é um projeto especulativo para uma cidade resort elevada a  300 metros  sobre Dubai inclinadas e apoiadas sobre pilares que se assemelha à chuva. Ele foi criado pelo arquiteto libanês  Karam Nadim & hapsitus atelier (clique aqui). É uma presença horizontal em uma plataforma elevada, uma antítese à soma dos arranha-céus que se espalham por toda a região.  
'Dubai hub one' é uma proposta de projeto de um centro cultural, servindo os Emirados Árabes Unidos. Desenhado pelo estúdio Nova, o espaço foi criado para funcionar como um shopping center, só que de cultura, em vez de mercadorias. Suas formas foram projetadas usando algoritmos especiais e scripts de programação, criando uma estrutura de espaços densos.  
Zaha Hadid, as "torres de dança" estão previstas para se localizarem na  baía de desenvolvimento de negócios da região de Dubai. O plano consiste em três edifícios que se levantam do chão e se dobram entrelaçando uns com os outros para criar animações fluidas de formas.  
Opus" é um outro edifício de Dubai projetado pelo arquiteto britânico Zaha Hadid .Foi projetado para a Baía de negócio para imóveis Omniyat. Possui 20 andares e  localiza-se ao lado do Burj Dubai. O conceito de Hadid foi ter a casa aberta para a cidade, definição dos pontos de vista. Encontra-se atualmente em desenvolvimento e está prevista sua conclusão até 2010.
Renaissance Dubai foi desenhado pelos arquitetos Rem Koolhaas e Fernando Donis da "OMA" e participou da concorrência para os prédios para desenvolvimento de negócios da  baía de Dubai. O vencedor da concorrência foram as torres de dança Hadid. 
'0-14 tower' foi desenhada por Reiser + Umemoto RUR Architecture PC (clique aqui)   junto com a desenvolvedora de Dubai, Shahab Lutfi. O edifício foi projetado para a baía de negócios de Dubai e dispõe de 22 andares coberto de uma fachada de dupla pele A pele exterior é construída a partir de 40 centímetros de espessura de concreto perfurado.
O espaço de um metro entre as peles cria um efeito chaminé, e produz o arrefecimento do edifício. 
"hotel eta" é um hotel boutique de 68 quartos completos com restaurante, bar e piscina na cobertura, localizado em um bairro de alta densidade comercial em Dubai. A estrutura foi desenhada por Sanjay Shah Puri & Mimish, uma empresa indiana (clique aqui). 
'Duabi Pearl' ou "Duabi pérola" foi originalmente concebido pelo Omnix Group em 2002, mas desde então tem sido assumida por um consórcio de investidores liderado pelo grupo Al Fahim. Os 3 bilhões de dólares que foram investidos no projeto Jumeriah palm (conjunto de 3 ilhas artificiais na baía de Dubai) e abrange 1,4 milhão de metros quadrados na "Dubai Media Free Zone".
'Dubai Grand Pyramid' ou "Dubai grande pirâmide" deriva, obviamente, da sua forma de pirâmides egípcias, com um toque moderno. Esta pirâmide será um espaço multi-uso e será ladeada por duas pirâmides menores de habitação e escritórios, o projeto Falconcity, e espaço comercial para um parque temático.  
'The 'Arabian Blade' ou "A" lâmina da Arábia "é uma torre de uso misto projetado por Claudio Catalano (clique aqui). O edifício foi inspirado por formas vegetais, e combina diversos volumes em uma unidade. Vai conter residências, um hotel e um espaço comercial.  
"Dubai Towers" é a peça central para o grande desenvolvimento dos lagos. O conjunto de apartamentos, escritórios e hoteis foram todos concebidos por TVS. Quatro torres variam em tamanho entre 54 e 97 andares) e foram inspirados pelo movimento de chamas e luz de velas.  
RMJM arquitetos (clique aqui) projetaram este edifício para centro de convenções de Abu Dhabi. A estrutura orgânica apresenta uma torre de escritórios, que combina perfeitamente no espaço de convenções horizontal abaixo. 
O arquiteto David Fisher é o designer  'da vinci rotating tower', o "giro da torre, um dos mais inovadores edifícios a ser construído em Dubai. A torre de 250 metros permitirá que cada andar gire livremente para permitir com que a construção mude a sua forma. Entre cada andar turbinas de vento horizontal permitirá à construção produzir energia.

fonte: designboom, com tradução livre do google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.