Páginas

2leep.com

sábado, 5 de junho de 2010

Porto Alegre na Expo Shanghai 2010

O Programa de Governança Solidária Local representará Porto Alegre (RS) na Expo Shanghai 2010. A capital gaúcha, junto com São Paulo, serão as únicas representantes da América do Sul, mas apenas Porto Alegre apresentará proposta de desenvolvimento local, com enfoque na democracia participativa e ênfase na articulação conjunta entre poder público, sociedade e iniciativa privada. A inscrição da cidade na exposição mundial ocorreu em janeiro, na categoria "Melhores Práticas Urbanas", tomando como referência o Programa de Governança Solidária Local. No total, o processo seletivo ocorreu entre 106 propostas, representando 87 cidades, sendo que 55 foram selecionadas. Porto Alegre ocupa a 22ª colocação.
A 47ª exposição mundial ocorre entre 1º de maio e 31 de outubro de 2010 e será a primeira edição com foco nos centros urbanos e no desenvolvimento local, com o tema "Melhor Cidade, Melhor Vida". Porto Alegre terá um espaço com 206 m² no pavilhão das "Melhores Práticas Urbanas - UBPA", próximo aos estandes das cidades alemãs de Düsseldorf e Freiburg e de Moscou.
Porto Alegre será uma das 55 cidades a participar da Expo 2010, em Xangai, na China, posicionada na 22ª colocação. São Paulo também foi escolhida para participar do evento, entre 1º de maio e 31 de outubro do próximo ano.
O anúncio foi feito ontem pela secretária municipal de Coordenação Política e Governança Local, Clênia Maranhão, que participou de atividade da Força Sindical.
Em mais de 150 anos de mostra, será a primeira edição com foco nos centros urbanos e com o tema ‘Melhor Cidade, Melhor Vida’. Duzentos países e 37 organizações internacionais confirmaram participação. Xangai estima público visitante de 70 milhões de pessoas. Porto Alegre foi eleita como uma cidade com as melhores práticas urbanas.
Correio do Povo
O Projeto Porto Alegre na Expo 2010 será apresentado hoje, 10, às 18h30, na Usina do Gasômetro (avenida Presidente João Goulart, 551). O objetivo é compartilhar com a população a seleção da capital gaúcha como uma das 55 cidades que estarão em destaque na exposição mundial que promete ser a maior da história das feiras internacionais, a ser realizada em Xangai, na China.
Apenas duas cidades brasileiras - Porto Alegre e São Paulo – foram contempladas com a participação no evento. Com o tema “Cidade melhor, vida melhor” (Better city, better life), a Expo 2010 apresentará soluções, estratégias e políticas que contribuem para o desenvolvimento sustentável das cidades.
Democracia – A capital gaúcha apostou em uma de suas características mais marcantes - a participação das comunidades - para estar no seleto grupo de cidades escolhidas para apresentar-se aos 70 milhões de pessoas que a organização da Expo 2010 espera receber de 1º de maio a 31 de outubro. O Bureau Internacional de Exposições (BIE) avalizou o projeto encaminhado à seleção da feira mundial e defendido por delegação da Unesco, baseado nas ações conduzidas com base no conceito de governança solidária local. Esse projeto de desenvolvimento local e seus principais suportes conceituais, como transparência, convergência, cooperação e diálogo, serão mostrados em um estande de 206 metros quadrados no pavilhão das “Melhores Práticas Urbanas – UBPA”, com concepção visual assinada pelo designer e curador de exposições Marcelo Dantas.
Designer – Dantas estará no evento na Usina para apresentar o projeto do espaço porto-alegrense na Expo 2010. Na montagem idealizada pelo designer, um labirinto em forma circular irá projetar aos visitantes o universo da democracia participativa local e as práticas de desenvolvimento urbano sustentável conduzidas com base na corresponsabilidade, na solidariedade, no diálogo e na territorialidade. Uma espécie de jogo interativo será viabilizado por intermédio do projeto visual, estimulando ações que também traduzam o conceito de governança solidária local.
Formado em Cinema e Televisão pela New York University e pós-graduado em Telecomunicações Interativas pela mesma universidade, Dantas estudou História da Arte e Teoria de Cinema em Florença (Itália) e Relações Internacionais e Diplomacia em Brasília. Recebeu prêmios de melhor documentário em Paris, Rio, Nova Iorque, além de assinar inúmeros trabalhos como curador de exposições históricas e de arte.
Além do prefeito José Fogaça, estarão presentes a secretária de Coordenação Política e Governança Local, Clênia Maranhão – também Comissária de Porto Alegre para a Expo – integrantes do secretariado municipal e representantes de entidades e associações. “A apresentação do Projeto Porto Alegre na Expo 2010 será a oportunidade de compartilharmos este momento único com a população. Em Xangai, estaremos em evidência durante seis meses, para um público estimado em 70 milhões de pessoas”, explica Clênia.
Prefeitura de POA
Com uma área de 2000 m2, o pavilhão brasileiro na Expo apresenta um exterior inspirado no design dos irmãos Campana, que remete a elementos nacionais: o artesanato, o trançado a várias mãos, a cultura, o folclore e o universo lúdico popular, constituído pela complexa trama de várias raças e culturas.
No túnel das Cenas Urbanas Cotidianas, o visitante é envolvido por 192 monitores de LCD, que formam um mosaico de vídeos representativos da diversidade humana, paisagística, gastronômica, arquitetônica, tecnológica e produtiva do País. Uma tela central (32 monitores sincronizados) é emoldurada por seis outras, constituídas por 10 monitores cada uma. No total, são 100 monitores.
Salão das Cidades Pulsantes, um ambiente de estímulos sensoriais recria o dinamismo e a vitalidade dos núcleos urbanos brasileiros. Telas de videowall exibem filmes com roteiros turísticos, evolução da urbanização das cidades, grandes obras de engenharia e de arquitetura, imagens da produção e da miscigenação. Ao fundo, o corredor da sustentabilidade e inclusão social, por meio de monitores interativos, apresenta importantes soluções urbanas desenvolvidas no País.
No Salão da Alegria Brasileira, uma tela arredondada de 180 graus de 23,5 m X 3,10 m situará o visitante em ambientes como estádios de futebol, desfiles de carnaval ou festas populares regionais.
No túnel “A energia que move o país” apresenta-se a força laboral e da indústria brasileira. Telas gigantes exibem vídeos sobre a matriz energética nacional - a mais limpa do mundo - , os avanços científico-tecnológicos relacionados, a energia da rede de telecomunicações, que integra um país continental, entre outros exemplos.
O pavilhão se completa com uma área para shows e performances e um restaurante, que servirá bebidas brasileiras e ostentará cardápio gourmet criado por renomados chefes. Serão utilizados ingredientes brasileiros, inspirados na culinária regional. O espaço abrigará também seminários técnicos, workshops e encontros de negócios.
fonte:skyscrapercity.com e internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.