Julius Shulman (10 de outubro de 1910-15 julho de 2009) foi um fotógrafo americano de arquitetura. Através de seus muitos livros, exposições e apresentações pessoais seu trabalho marcou o início de uma nova apreciação para o movimento no início da década de 1990. Sua vasta biblioteca de imagens atualmente residem no Getty Center em Los Angeles. Seus contemporâneos incluem Ezra Stoller e Hedrich Bênção. Algumas de suas fotografias arquitetônicas, como as dos projetos de Frank Lloyd Wright, ou de estruturas notáveis de Pierre Koenig, têm sido publicadas inúmeras vezes. O brilho dos edifícios como os de Charles Eames, assim como os de seu amigo, Richard Neutra, foi trazida à luz pela fotografia de Shulman. A clareza de seu trabalho exigia que a fotografia arquitetônica deveria ser considerada como uma forma de arte independente. Cada imagem de Shulman une a percepção e compreensão para os edifícios e o seu lugar na paisagem. As composições não precisa revelar apenas as idéias arquitetônicas por trás da superfície de um edifício, mas também as visões e esperanças de uma época inteira. Um senso de humanidade está sempre presente em seu trabalho, mesmo quando a figura humana está ausente.
Hoje, uma grande parte dos edifícios documentados por Shulman desapareceram ou foram grosseiramente convertidos, mas a presença de suas imagens pioneiras é mais forte do que nunca.
fonte: google e wikipedia
Oi Paulo!
ResponderExcluirPrimeiro adorei o template novo (nao sei se é mto novo, mas é que andei meio sumido da blogosfera)
Segundo, adorei esse fotógrafo, em especial a primeira foto. Esta casa se parece muito com uma casa que tem em um filme que amo muito, chamado "Corrina,Corrina", vou ver se acho a imagem do filme pra lhe mostrar.
Grande abraço!