Páginas

2leep.com

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cidades Farroupilhas

Pedras Brancas (atual cidade de Guaíba) Berço da Revolução Farroupilha

Fazenda da Figueira (Casa de fazenda construída em 1795, durante dez anos serviu como Quartel Genral da Revolução Farroupilha. Cercada por mata nativa).
Nesta postagem, apresentamos a história resumida e imagens de algumas das cidades que foram palco da Revolução Farroupilha.
A antiga sesmaria de Antônio Ferreira Leitão passou, por herança, para sua filha dona Isabel Leonor, casada com José Gomes de Vasconcelos Jardim.Esta fazenda foi escolhida pelos líderes farroupilhas como ponto de encontro para as últimas tratativas referentes à tomada de Porto Alegre, por ser um local estratégico militar. Na casa de Gomes Jardim (mais tarde vice-presidente da República Riograndense) e sob a sombra do Cipreste Histórico, foram acertados os planos para a invasão da capital da província, o que ocorreu às 23 horas da noite do dia 19 para 20 de setembro de 1835. Gomes Jardim liderando 60 homens, partiu da conhecida Praia da Alegria para atravessar o Guaíba e unir-se às forças de Onofre Pires que já esperavam na margem esquerda.
O título, "Guaíba Berço da Revolução Farroupilha" surgiu na década de 60, quando um CTG de Porto Alegre, chamado Maragato, e com sede provisória em Guaíba, em um desfile de cavalarianos no 20 de setembro, carregou uma faixa com estes dizeres, homenageando o município. Deste momento em diante a população guaibense nunca mais deixou de citar a homenagem recebida.






Piratini
História
O início do povoamento data de 1789, com 48 casais de açorianos. Os primeiros povoadores, ao chegarem, estabeleceram-se no local denominado Capão Grande do Piratini e fundaram uma capela em honra a Nossa Senhora da Conceição. Desde então ela é a padroeira do município.
José de Mattos de Guimarães, um português nascido em Guimarães, construiu o primeiro moinho em Piratini e sua primeira igreja em 1812, a que ali existiu durante a Revolução Farroupilha e no local da atual.
O município de Piratini foi criado em 1830, por decreto imperial de 15 de dezembro, e integrado pelos distritos de Canguçu, Cerrito e Bagé, até o Pirai.
Em 1835, nela instalou-se a capital da nova República Farroupilha.
Em 1846 perdeu o município de Bagé então criado e, em 1857, o de Canguçu, então criado, e que absorveu o distrito de Cerrito, que fez parte de Canguçu por um século. Piratini em 1878 perdeu o seu distrito de Cacimbinhas, tornado município, e hoje Pinheiro Machado.
No cenário político do país, Piratini tornou-se célebre durante a Revolução Farroupilha, por ser a capital da República Rio Grandense. Nas centenárias "ruas" ressoaram as esporas ao tropel dos corcéis farrapos.







Triunfo
Município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.
Município histórico, Triunfo é o local de nascimento de Bento Gonçalves, do dramaturgo Qorpo Santo, da atriz Iracema de Alencar e o local onde se encontra enterrado o madeirense Jerônimo de Ornelas, fundador da cidade de Porto Alegre.
História
Triunfo tem um passado fortemente vinculado à Revolução Farroupilha, tendo sido palco de vários combates, como a Batalha do Fanfa, quando Bento Gonçalves foi preso.


A Matriz do Bom Jesus
Prefeitura Municipal
Teatro União
Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria da Indústria e Comércio
Biblioteca Municipal
Casario do centro histórico
Casa do Artesão
fontes históricas:wikipedia e imagens google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.