Páginas

2leep.com

domingo, 31 de outubro de 2010

Feira do Livro 2010

Uma cerimônia tranquila e bem organizada abriu a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre nesta última sexta-feira.
Com a presença de João Carneiro (presidente da Câmara Riograndense do Livro), Carlos Urbim (escritor e patrono da Feira de 2009), Paixão Côrtes (escritor e patrono da Feira de 2010), José Fortunati (prefeito de Porto Alegre), Sergius Gonzaga (Secretário de Cultura de Porto Alegre), Luiz Antonio de Assis Brasil (futuro Secretário de Cultura do RS), Cézar Prestes (atual Secretário de Cultura do RS), Olívio Dutra (ex-Governador do Estado) e dos deputados estaduais Raul Pont, Raul Carrion e Adão Villaverde, a cerimônia iniciou-se com a execução do Hino Brasileiro pela Banda Municipal.
Depois, João Carneiro destacou que o evento portoalegrense é a maior Feira a céu aberto das Américas, sublinhou sua bibliodiversidade e saudou o novo patrono, que deverá ampliar o espectro de leitores e interessados na Feira.
A 56ª Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada nesta sexta-feira, dia 29 de outubro, e poderá ser visitada até o dia 15 de novembro, no Centro Histórico da capital gaúcha. Neste ano, a expectativa da Câmara Rio-Grandense do Livro, que promove o evento, é a de que mais de 1,7 milhão de pessoas passem pela Feira.
O evento receberá algumas adaptações em função da revitalização da Praça da Alfândega pelo Projeto Monumenta, mas que, garantem os organizadores, não trarão prejuízos nem ao evento nem às obras, graças ao bom entendimento entre a Câmara Rio-Grandense do Livro e a Prefeitura de Porto Alegre. Serão 155 participantes entre editoras, livrarias, distribuidores e creditistas, responsáveis pela venda direta de livros ao consumidor, como os vendedores porta a porta.
Os destaques
Durante os 18 dias do evento ocorrerão aproximadamente 700 sessões de autógrafos, mais de 180 mesas-redondas, palestras e debates na programação geral, mais de 450 encontros, contações e outros encontros para o público infantil, juvenil e de alunos do EJA, 103 atividades para educadores, além de 30 oficinas e 88 apresentações artísticas e exibições de filmes e documentários.
O folclorista Paixão Côrtes, patrono da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, terá vários momentos na programação. O cenário da literatura mundial estará representado pela portuguesa Inês Pedrosa, pelo norte-americano Benjamin Moser (aclamado biógrafo de Clarice Lispector), por Judith Katzir, Antoine Vitkine e Ulrich Peltzer. Alguns grandes nomes da literatura e do jornalismo brasileiro estarão na Feira do Livro, entre eles Carlos Heitor Cony, Guilherme Fiuza, Lira Neto, Ricardo Kotscho e Milton Hatoum. O cinema aparece com a participação de Luis Eduardo Soares, autor do livro Elite da Tropa 2 e do diretor Wagner de Assis, do filme Nosso Lar. O cantor Lobão lançará sua biografia A primeira metade da minha vida: a história de toda uma geração.
Histórico
A Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955 por iniciativa de Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias. O evento que acontece sempre no final de outubro e meados de novembro, consolida e promove o incentivo e a difusão do hábito de ler.
Uma das mais antigas do País, a Feira é considerada a maior do gênero a céu aberto da América Latina. Além de praça de alimentação, estandes para patrocinadores e veículos de comunicação, possui espaços destinados aos expositores e à promoção de atividades artísticas e culturais em torno do livro e da leitura.
Realizada no coração do centro histórico da Capital, a Feira é dividida em três áreas: a Área Geral, que está localizada na Praça da Alfândega e na Rua dos Andradas, a Área Internacional, situada na Avenida Sepúlveda, e a Área Infantil e Juvenil, instalada no Cais do Porto.
Todos os anos centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros mediadores da leitura participam da Feira, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados nos prédios do Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e Casa de Cultura Mario Quintana, principais espaços culturais de Porto Alegre.
 
visite o site oficial, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.