Escola Modular portátil em Amsterdan
Para a maior parte das pessoas os chamados " prédios de escola portátil" lembra construções precárias, provisórias, mal-acabadas, sem conforto nem tratamento térmico ou acústico, revestidas com chapas de madeira, verdadeiros containers.
Essas construções podem parecer como o pior tipo de arquitetura - uma estrutura sobre a qual não se projeta nada de criatividade. Mas em Amsterdan, pelo menos para o "Het 4e Ginásio", o oposto é verdadeiro: HVDN Arquitetos criaram uma escola que é temporária e modular, mas ainda representativa e bela.
Localizada em um terreno industrial aberto no bairro de Houthavens, a escola - que é apenas um substituto para a escola permanente, que será concluída em cinco ou dez anos, enquanto as questões de zoneamento são resolvidas - ela pode facilmente ser movida para um novo local para dar lugar para as novas construções.
Mas Het 4e Ginásio definitivamente não parece descartável.
A empresa holandesa HVDN deu-lhe uma sensação divertida, com uma fachada de madeira pontuada por painéis de alumínio colorido.
Os arquitetos explicam que procuraram evitar uma volumetria que fizesse com que a escola ficasse simplesmente parecendo um conjunto de estruturas empilhadas, projetando algumas das fachadas para que sobressaissem em relação ao resto da construção coletiva.
"A fachada de madeira tem se desenvolvido mais no espaço e em profundidade e dá a plasticidade do edifício.
Esta fachada modular expressiva construída é difícil de distinguir de uma fachada tradicional por causa de uma série de inovações, o que impede a imagem monótona de unidades empilhadas. "
O edifício tem uma planta quadrada ao redor de um grande pátio que funciona como o coração da escola.
Por Steph em Arquitetura & Design , Viagem e Lugares , Imagens Urbanas, tradução google tradutor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.