Mais que um registro musical, um registro afetivo. É assim que Arnaldo Antunes define seu mais novo trabalho, o CD e DVD ‘Ao Vivo Lá Em Casa’, gravado no terraço da casa de Arnaldo, em um clima pra lá de festivo.
A ideia de gravar um trabalho em casa existe desde que Arnaldo se mudou para o local, há oito anos. “Eu olhava para aquele terraço e pensava em fazer um show ali, colocando o pessoal embaixo. Quando surgiu a oportunidade de gravar o show da turnê ‘Iê-Iê-Iê’, falei pro Andrucha (Waddington, diretor do show) e levamos a ideia em frente”, afirmou Arnaldo, que antes já havia gravado o DVD ‘Ao Vivo No Estúdio’. “É legal buscar estes formatos nada convencionais”.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
E para uma boa festa em casa, nada como convidar os amigos. A plateia do espetáculo foi formada por convidados de Arnaldo, que aproveitou a oportunidade para comemorar seus 50 anos. Arnaldo, por sinal, precisou falar com os vizinhos para poder fazer a gravação. “Tive o cuidado de avisá-los da bagunça que ia fazer. Como não foi muito tarde, todos apoiaram e alguns até pediram para participar e foram para a gravação”, afirmou Arnaldo.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
E para uma boa festa em casa, nada como convidar os amigos. A plateia do espetáculo foi formada por convidados de Arnaldo, que aproveitou a oportunidade para comemorar seus 50 anos. Arnaldo, por sinal, precisou falar com os vizinhos para poder fazer a gravação. “Tive o cuidado de avisá-los da bagunça que ia fazer. Como não foi muito tarde, todos apoiaram e alguns até pediram para participar e foram para a gravação”, afirmou Arnaldo.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxx
E este clima de amizade se estendeu às participações especiais. No DVD, o grupo Demônios da Garoa abre o show, tocando a canção ‘Já Fui Uma Brasa’, de Adoniram Barbosa, que era utilizada por Arnaldo na abertura de seu show. No CD, quem toca esta canção de Adoniram é Arnaldo, com sua banda. Erasmo Carlos divide os vocais de ‘Eu Sou Uma Criança e Não Entendo Nada’ e ‘Jogo Sujo’, enquanto Jorge Ben Jor canta ‘As Árvores’ e ‘Cabelo’, que compôs ao lado de Arnaldo. “Eu conheci o Erasmo quando lancei o ‘Iê-Iê-Iê’ e ele lançou o ‘Rock and Roll’, ficamos muito próximos. E o Ben Jor é meu parceiro. Juntar o Erasmo e o Ben Jor eu achei simbolicamente muito forte, pois os dois surgiram juntos, naquela turma da Tijuca nos anos 60”.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
E este clima de amizade se estendeu às participações especiais. No DVD, o grupo Demônios da Garoa abre o show, tocando a canção ‘Já Fui Uma Brasa’, de Adoniram Barbosa, que era utilizada por Arnaldo na abertura de seu show. No CD, quem toca esta canção de Adoniram é Arnaldo, com sua banda. Erasmo Carlos divide os vocais de ‘Eu Sou Uma Criança e Não Entendo Nada’ e ‘Jogo Sujo’, enquanto Jorge Ben Jor canta ‘As Árvores’ e ‘Cabelo’, que compôs ao lado de Arnaldo. “Eu conheci o Erasmo quando lancei o ‘Iê-Iê-Iê’ e ele lançou o ‘Rock and Roll’, ficamos muito próximos. E o Ben Jor é meu parceiro. Juntar o Erasmo e o Ben Jor eu achei simbolicamente muito forte, pois os dois surgiram juntos, naquela turma da Tijuca nos anos 60”.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Fernando Catatau, da banda Cidadão Instigado, produziu o disco ‘Iê-Iê-Iê’ e acabou participando, também, da gravação de ‘Ao Vivo Lá Em Casa’, tocando guitarra em duas músicas. “O bom é que estava todo mundo reunido, isso marca a mistura do afetivo com o profissional”, destacou Arnaldo.
Fernando Catatau, da banda Cidadão Instigado, produziu o disco ‘Iê-Iê-Iê’ e acabou participando, também, da gravação de ‘Ao Vivo Lá Em Casa’, tocando guitarra em duas músicas. “O bom é que estava todo mundo reunido, isso marca a mistura do afetivo com o profissional”, destacou Arnaldo.
Repertório
Além das canções com seus convidados e de seus próprios sucessos da carreira solo, como ‘Essa Mulher’, Arnaldo também fez versões de músicas de sucesso. Um dos destaques é ‘Vou Festejar’, um dos mais famosos sambas de Jorge Aragão. “A gente estava em turnê e, quando chegamos no hotel, estava tocando essa música. Aí pensei: ‘isso dá um bom iê-iê-iê’. A banda gostou e começamos a tocar”.
No dia 30 de janeiro de 1969, uma tarde fria em Londres, no alto do edifício sede da Apple Records, os Beatles realizaram sua última apresentação para o “público”. Na realidade eles vinham de um trágico período de gravações e ensaios num estúdio londrino, onde gravavam o filme Let It Be. As sessões foram terríveis, pois além da figura de Yoko Ono (grudada em John Lennon 24 horas), a banda estava brigando muito entre si. Desde o Álbum Branco, os quatro já não se entendiam muito no estúdio.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Quando decidiram que Let it Be deveria ser gravado no novo, porém precário Apple Studios, os Beatles também pensaram que poderiam agir normalmente. As sessões no prédio da Apple ocorreram com mais calma, tanto que a idéia de tocar no telhado do prédio veio do próprio Lennon. Antes, Paul McCartney tinha planejado realizar um concerto no final das gravações. Locais no mundo inteiro foram vistos para o show, porém na maioria deles não havia como, ou estavam com agendas apertadas. Então os Beatles decidiram tocar no telhado do prédio. Até Harrison, avesso a shows, gostou da idéia.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Quando decidiram que Let it Be deveria ser gravado no novo, porém precário Apple Studios, os Beatles também pensaram que poderiam agir normalmente. As sessões no prédio da Apple ocorreram com mais calma, tanto que a idéia de tocar no telhado do prédio veio do próprio Lennon. Antes, Paul McCartney tinha planejado realizar um concerto no final das gravações. Locais no mundo inteiro foram vistos para o show, porém na maioria deles não havia como, ou estavam com agendas apertadas. Então os Beatles decidiram tocar no telhado do prédio. Até Harrison, avesso a shows, gostou da idéia.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxx
Naquela tarde fria, os primeiros acordes de Get Back foram fundamentais para que os moradores dos prédios vizinhos, viessem até a sacada para dar uma olhada naqueles cabeludos tocando rock na fria capital londrina.
xxxxxxxxxxxxxxxxxx
Naquela tarde fria, os primeiros acordes de Get Back foram fundamentais para que os moradores dos prédios vizinhos, viessem até a sacada para dar uma olhada naqueles cabeludos tocando rock na fria capital londrina.
xxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Os Beatles tocaram durante 40 minutos, até a Polícia bater na porta da Apple e um nervoso Mal Evans tentar explicar que “Os Beatles” estavam tocando no telhado da Apple. Segundo o livro “The Beatles – Biografia” de Bob Spitz, a polícia nem sequer pediu para acabar com o show, apenas solicitaram que os Beatles baixassem o volume dos instrumentos, porém não houve acordo e o show teve que acabar antes que eles pudessem terminar o set previsto.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Os Beatles tocaram durante 40 minutos, até a Polícia bater na porta da Apple e um nervoso Mal Evans tentar explicar que “Os Beatles” estavam tocando no telhado da Apple. Segundo o livro “The Beatles – Biografia” de Bob Spitz, a polícia nem sequer pediu para acabar com o show, apenas solicitaram que os Beatles baixassem o volume dos instrumentos, porém não houve acordo e o show teve que acabar antes que eles pudessem terminar o set previsto.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
O show foi adicionado ao filme Let it Be e na realidade é o que vale a pena naquele filme derradeiro dos fabfour. As sessões de Get Back (Let it Be), foram finalizadas, porém os Beatles não deram importância para as fitas, entregando nas mãos de Glyn Jones e depois nas mãos de Phil Spector, que destruiu tudo que eles fizeram, enfiando orquestrações e um solo de guitarra metalica para Let it Be, e que George odiou.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.