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sábado, 22 de janeiro de 2011

Trilhas sonoras de filmes

Todos temos a "nossa" trilha sonora dos filmes preferidos. Baseado simplesmente no gosto de um cinéfilo amador, sem pretensões didáticas ou acadêmicas, puxando por minha memória, recordei algumas trilhas sonoras de filmes que marcaram minha juventude, outros que vi depois de adulto, e muitas trilhas que, por serem melhores que os filmes, tornaram-se clássicos.
Começo com A Hard Day´s Night, 1964 (Os Reis do Iê-Iê-Iê no Brasil), que foi o terceiro álbum dos Beatles e foi lançado com o filme de mesmo nome. O filme pode ser considerado como um documentário sobre os bastidores da rotina da banda. Destaque para a música título do filme e também a romântica balada "And I Love Her". Este eu acompanhei, posteriormente, como fã inondicional da obra dos garotos de Liverpool. Já o seguinte, pela minha formação "rockeira", apesar de lançado quando tinha dezessete anos, e conversa obrigatória das "gurias" do colégio, só fui conhecer através das músicas dos Bee Gees. Sim, estou falando do Saturday Night Fever, 1977 (Os Embalos de Sábado a Noite no Brasil, o álbum com as músicas do Bee Gees praticamente lançaram a moda da discoteca no mundo inteiro. "Staying Alive" pode ser considerado um hino da era Disco. O outro musical do Travolta, o Grease (Nos tempos da brilhantina), de 1978, foi o primeiro filme que assisti motorizado no fuscão 1600 do meu pai. A trilha rock anos 50 sempre foi uma das minhas preferencias, e continua até hoje.
The Graduate, 1967 (A primeira noite de um homem no Brasil), com Simon & Carfunkel como compositores da trilha desse filme que brilhou com as faixas: "Mrs Robinson", "The Sound of Silence" e "Scarabough Fair".
Laranja Mecânica (título original em inglês: A Clockwork Orange), um filme britânico de 1971, dirigido por Stanley Kubrick, adaptação do romance homônimo de 1962 do escritor inglês Anthony Burgess. Malcolm McDowell interpreta Alex, o protagonista.
Laranja Mecânica tornou-se um clássico do cinema mundial e um dos filmes mais famosos e influentes de Kubrick, um visionário que previu no início da década de 70 a violência e horror de nossos dias. O orçamento total do filme foi de apenas 2,2 milhões de dólares. O filme foi proibido no Brasil na época do lançamento, mas liberado depois de alguns anos com a condição de que a genitália da mulher na cena de estupro fosse encoberta por meio de manchas pretas sobrepostas à cena. Quem assistiu ao filme naquela época pôde perceber que tais "manchas pretas" nem sempre acompanhavam a vagina com os pêlos pubianos. Isso sem contar que a censura era de 18 anos. Tais acontecimentos no Brasil tornaram a censura militar ridicularizada. Na trilha sonora do filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, além do Magical Mystery Tour dos Beatles, Atom Heart Mother do Pink Floyd e também Missa Luba. A canção "Singing in the Rain", cantada por Alex durante a cena em que ele e seus colegas violentam uma mulher na frente de seu marido, só está no filme porque esta era a única música que Malcolm McDowell sabia cantar por inteiro.
Veludo Azul (Blue Velvet) filme de longa-metragem de 1986, do gênero suspense, com roteiro e realização de David Lynch, e trilha sonora criada por Angelo Badalamenti.
Blue Velvet é originalmente o título de uma canção interpretada por Bobby Vinton, e que está presente no filme, e que serviu de inspiração para o título. Blue Velvet é considerado um filme estranho, em que a grande frase é "It´s a strange world", mas a canção título tornou-se um clássico.
Paris, Texas é um filme franco-germânico de 1984, do gênero drama, dirigido por Wim Wenders. É provavelmente um de seus trabalhos mais conhecidos e aclamados pela crítica. O roteiro é de L.M. Kit Carson e Sam Shepard, os temas musicais foram compostos por Ry Cooder e a direção de fotografia é de Robby Muller. Conta a história de Travis, um homem que, depois de estar desaparecido por mais de quatro anos, é reencontrado pelo irmão Walt num hospital na região desértica do Texas, próximo à fronteira com o México.
 Maltrapilho e com amnésia, é levado por Walt para a sua casa em Los Angeles, onde reencontra Hunter, seu filho de sete anos que foi abandonado pela mãe, Jane. Inicialmente estranhos, Travis e Hunter iniciam uma reaproximação que culmina num a grande amizade e também no desejo secreto de reencontrar Jane e reconstruir sua verdadeira família. A trilha combinada com as locações e fotografia transmitem toda a melancolia, solidão e imensidão do deserto.
True Stories é um americano filme musical dirigido e estrelado pelo músico David Byrne. Também estrelado por John Goodman e Swoosie Kurtz , e foi lançado nos EUA, Canadá e Suécia em 1986 (com lançamento limitado em outra parte do ano seguinte). A maioria das músicas do filme foram compostas pelos Talking Heads. O filme apresenta Byrne como um cowboy, estranho e sem nome, que visita a ficcional cidade de Virgílio, no Texas onde ele observa os cidadãos que se preparam para a celebração do sesquicentenário da fundação da cidade. O evento está sendo patrocinado pela Corporação Varicorp. 
Bagdad Café é um filme alemão de 1987, dirigido por Percy Adlon. O filme é um drama passado num remoto posto-motel Deserto de Mojave. Começa quando a turista alemã Jasmin (Sägebrecht) tem uma briga com seu marido e o abandona na estrada. Ela caminha no deserto do Mojave, próximo a Las Vegas, e encontra o complexo de estabelecimentos “Bagdá”: um posto de gasolina, um pequeno hotel e um café. A partir das primeiras cenas do filme “Bagdá Café”, do diretor alemão Percy Adlon, o apreciador percebe que se encontra diante de uma obra incomum. Cortes secos, câmera inclinada, filtros cromáticos e personagens caricaturais são algumas das escolhas estilísticas do diretor para a composição de um dos filmes mais aplaudidos pela crítica mundial.  A música interpretada por Javetta Steele expressa a atmosfera do local e das pessoas que ali residem. “Há uma estrada que vai de Vegas para nenhum lugar, um lugar melhor do que onde você já esteve”.
“Bagdá Café” oferece uma narrativa rica nos programas do drama e da comédia, especialmente devido a peculiar atuação de CCH Pounder, que interpreta Brenda, uma mulher amargurada e áspera que sustenta, dois filhos, um neto, dirige um bar decrépito e ainda ‘suporta’ os lapsos de um marido acomodado. A trilha sonora é basicamente composta pela melancólica “I´m calling you”, com algumas intervenções clássicas estilizadas pelo piano nervoso de Sal Jr. e pela fiel reprodução da clássica “Ave Maria”, de Gounod. A obra utiliza alguns elementos do programa musical da Broadway, em cenas que, esteticamente, se assemelham aos tradicionais musicais que apresentam mulheres vestidas de homem, com cartolas e bengalas...e com a participação da platéia do Café nas composições.
Deliverance (A libertação) é um filme americano de 1972 produzido e dirigido por John Boorman. No elenco principal Jon Voight , Burt Reynolds , Ronny Cox e Ned Beatty em sua estréia no cinema. O filme é baseado em uma novela de mesmo nome do autor americano James Dickey, que tem um pequeno papel no filme como um xerife. "Dueling Banjos" é uma composição instrumental de Arthur "Guitar Boogie" Smith que ficou famosa em função do filme. A canção instrumental foi composta em 1955 por Smith e ele acchamou de "Banjos Feudin".
"Encruzilhada", conta a história de um jovem e talentoso estudante de música clássica, Eugene Martone (interpretado por Ralph Macchio), que é aficcionado por blues. Mesmo reprimido pelo seu professor, um purista, o jovem não se intimida e descobre que Robert Johnson, lendário violonista de blues, tinha um contrato para gravar 30 músicas, tendo, contudo, gravado somente 29 até sua morte. Com a intenção de gravar a música perdida e iniciar sua carreira com chave de ouro, ele ajuda na fuga de Willie Brown (Joe Seneca), um antigo gaitista de blues e amigo íntimo de Robert Johnson, de um asilo-prisão. Assim começa a busca de ambos pela "Encruzilhada", local onde Johnson e Brown teriam vendido suas almas ao Diabo para se tornarem famosos cantores de blues.
O desfecho do filme se dá com um glorioso duelo de guitarras entre o jovem estudante de música clássica e o guitarrista do Diabo, Jack Butler (ninguém menos do que o guitarrista Steve Vai). Na cena do duelo as dedilhadas de Ralph Macchio foram dubladas pelo guitarrista Ry Cooder.
Pat Garrett and Billy the Kid é um filme estadunidense de 1973, do gênero western, dirigido por Sam Peckinpah. O roteiro foi de Rudy Wurlitzer. As canções do filme foram compostas e interpretadas por Bob Dylan, que também atua. Na trama, os últimos dias de Billy the Kid, perseguido pelo seu ex-companheiro de farras Pat Garrett, que agora se tornara um xerife.
James Coburn aceitou trabalhar no filme, porque queria interpretar o legendário xerife Garrett. Era para ser dirigido por Monte Hellman, que alcançara êxito com Two-Lane Blacktop. Quando Peckinpah foi chamado para a direção, sua intenção era transformar a história num fecho da revisão do Velho Oeste que ele havia começado em Ride the High Country e continuado em The Wild Bunch.
Peckinpah reescreveu o roteiro de Wurlitzer, alterando a relação de Billy e Garrett, o que abalou o escritor. Peckinpah queria Bo Hopkins para o papel de Billy, mas acabou acertando com o cantor de música country Kris Kristofferson (sem barba). Kris trouxe para o elenco sua então esposa Rita Coolidge e o cantor Bob Dylan.
Peckinpah procurou homenagear atores lendários do gênero western, contratando para o filme Chill Wills, Katy Jurado, Jack Elam, Slim Pickens e Paul Fix. Jason Robards, que trabalhou com o diretor em seu conturbado filme de 1970, The Ballad of Cable Hogue, também fez uma pequena ponta.
O filme foi rodado em Durango, México, por pressão dos produtores. As dificuldades da realização e montagem, acabaram por prejudicar o resultado final, e Peckinpah não obteve o retorno de público e crítica que merecia. Nos últimos anos foram lançadas versões mais próximas do que o diretor desejava, fazendo com que o filme fosse revalorizado. Knockin' on Heaven's Door", single de Bob Dylan, foi lançado na trilha sonora do filme, tornando-se uma de suas canções mais famosas, regravada por diversos artistas, dentre os quais a banda Guns N' Roses e a cantora Avril Lavigne, que também lançaram a canção individualmente.
'Retratos da Vida'. Enquanto o mundo batalhava entre si durante a Segunda Guerra Mundial, quatro famílias de distintos países - Estados Unidos, França, Alemanha e Rússia - se cruzam em circunstâncias históricas e se unem através da dança e do drama. Este clássico revisita o Bolero de Ravel, com uma coreografia marcante de Jorge Donn em pleno Trocadero parisiense. A música tornou-se uma verdadeira febre na época lançada sendo quase impossível ouvir a música e não associá-la ao filme. Composto de um elenco de extraordinários atores - James Caan, Robert Houssein, Geraldine Chaplin. Nicole Garcia, Fanny Ardant - sob a direção do renomado diretor Claude Lelouch, destacado pela criação de diversas obras primas do cinema de arte, 'Retratos da Vida' é, sem dúvida, um dos filmes mais marcantes de sua época e continua encantando platéias do mundo inteiro.

Amanhã, publicarei vídeos de algumas dessas trilhas sonoras.

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