Depois de dezenas de postagens sobre arquitetura e urbanismo, pensava que Dubai e Xangai tinham a arquitetura mais maluca e mais futurista do planeta. Mas Taiwan, com sua Taiwan Tower – uma estrutura com 300m de altura e plataformas mecanizadas de observação, que flutuam usando hélio e propulsores – não fica para trás.
A torre/observatório mais futurista do mundo deve ser construída em 2012 na cidade de Taichung, terceira maior de Taiwan, projetada para ser uma “árvore tecnológica”lembra um tronco com plataformas com forma de folhas, chamada de “Floating Observatories”. O projeto foi vencedor de um concurso internacional promovido pela administração municipal da cidade, denominado Taiwan Tower Conceptual International Competition. O júri, composto de profissionais de Taiwan, Estados Unidos, Inglaterra e Japão definiram o projeto como “moderno e gracioso”, digno do prêmio, tornando-se o maior prédio da cidade.
A Taiwan Tower “servirá de ponto de referência da cidade e de obra de arte. A estrutura e material são desafiadores” comentou um dos jurados, o taiwanês Yu-chien. Escolhido entre 236 projetos de 25 países, a equipe vencedora é formada por membros da Dorin Stefan Birou Arhitectura (DSBA), Upgrade, Studio e Mihai Cracium e foi liderada pelo arquiteto romeno Stefan Dorin. Além do prêmio de 125 mil dólares, a equipe terá de construir o edifício que, embora bem menor do que o arranha-céu Taipei, com seus 508 metros de altura, deve tornar-se um marco no país.
A base do prédio trará um museu, restaurante, vários escritórios e um centro de conferência, e possui estrutura de 300m de altura e plataformas que se movimentam por meio de propulsores de hélio, permitindo que os “ocupantes” tenham uma visão panorâmica tanto da ilha quanto do mar que cerca da cidade. Cada um dos “elevadores” externos pode levar até 80 pessoas e será feito de materiais leves desenvolvidos pela indústria espacial. Eles movimentar-se-ão para cima e para baixo num trilho vertical, serão sustentados por um forte campo magnético e elevados por balões de hélio. Essas plataformas são inspiradas em videogames, o que não chega a ser tão surpreendente, uma vez que os jogos cada vez mais se utilizam de imagens e desenhos futuristas.
Que obra fantastica,Paulo.Me sinto extremamente atraida por esses novos designs.Grande abraço.zenaide storino.
ResponderExcluirVoltei.Vou aguardar seus trabalhos como arquiteto e ver suas poesias.Abço.zenaide storino
ResponderExcluir