Páginas

2leep.com

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Arquitetura do abandono

A beleza escondida interna dos Hospitais e Teatros abandonados.
O que há sobre lugares abandonados que atraem nosso interesse e abre a nossa imaginação? Um prédio vazio, fora de uso simplesmente parece acenar para os transeuntes, tentando-nos para entrar e dar uma olhada no que acontece com as estruturas que os humanos deixam para trás. O fotógrafo Matt Lambros presta atenção, explorando e fotografando esses espaços vazios misteriosos. Suas fotografias incríveis expressam toda a história da solidão, e com detalhes que são inerentes a lugares abandonados.
O fascínio de Matt Lambros "com abandonos" começou quando ele era apenas uma criança. Desde então, ele tem feito uma verdadeira arte de explorar e documentar os espaços que muitos outros já esqueceram. Suas fotografias são claramente um trabalho de amor, um projeto que continua a intrigar-lo e levá-lo para diante. WebUrbanist teve a oportunidade de falar com Matt sobre seu trabalho, a seguir saiba como ele descreve a sua atraente fotografia.
"Enquanto eu escrevo isso, eu estou sentado na platéia em um de meus favoritos teatros abandonados, à espera de uma exposição de 15 minutos para terminar. O leve cheiro de pipoca velha e papel molhado no ar, e a coisa mais brilhante na sala é a fotografia que terminou na tela da minha câmera. Em um dia de Primavera quente como este, quando o contraste entre o viver e o morrer é tão gritante, aqui estou lembrando mais uma vez a beleza surpreendente de deterioração dos edifícios.

Arquitetura abandonada me fascina desde que eu tinha cinco anos. Minha avó costumava levar meu irmão e eu para investigar qualquer velho celeiro. Ela estava curiosa sobre o que foi deixado para trás, e sua natureza inquisitiva deixou uma impressão duradoura em mim.

Eu cresci em Dutchess County, New York, e como a maioria dos lugares, havia muito poucos supostamente "assombrados" edifícios implorando por um olhar mais atento. Hudson River hospital do Estado, um dos primeiros lugares que eu explorei sozinho, foi um deles. Meus amigos e eu costumávamos dirigir ao redor do campus, tarde da noite tentando assustar os outros. Foi então que meu interesse em prédios abandonados evoluiu para um veículo de expressão artística.


Eu passei dez anos compondo obituários fotográficos para prósperos edifícios, agora destruídos e esquecidos.  Minha esperança para o meu trabalho é que ele vai brilhar a luz do antigo, bela arquitetura e ainda sobre a sinistra beleza em decadência. "

A ligação do fotógrafo com seus objetos de fascínio é evidente no cuidado com que ele retrata os hospitais abandonados e teatros abandonados que fotografa. As ricas texturas e ângulos cuidados procuram contar histórias que só poderiam ser melhor contadas por estar no mesmo espaço por si mesmo.

Como muitas outras fotografias de abandonos, estas servem para despertar nos espectadores que o instinto quase primitivo para explorar espaços escondidos e revisitar as partes de nós mesmos que foram deixados para trás. Como o progresso continua a mudar a paisagem das nossas cidades e vilas, haverá sempre, inevitavelmente, algumas lembranças do nosso passado que existem em silêncio, esquecidos pela maioria, mas estimado por alguns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.