Nascido em 1932, John Berkey (o "artista de Star Wars") frequentou a Minneapolis School of Arts, após a qual teve vários empregos em estúdios, incluíndo o Artists Inc., até ser encontrado pela Brown & Bigelow, uma agência de publicidade onde trabalhou durante oito anos.
Durante esse período, Berkey produziu mais de 500 imagens de calendários, até se tornar num artista freelancer em 1963, tendo ilustrado a capa do Science Book Club e vários trabalhos relacionados com ficção científica. Estes trabalhos chamaram a atenção de um jovem realizador de então, George Lucas, que o contratou para desenvolver os desenhos e ilustrações da pré-produção de "Star Wars", acabando por ilustrar cerca de onze peças dessa mesma trilogia.
O seu trabalho foi reconhecido ao mais alto nível, tendo criado desenhos para capas de livros, posters de filmes, publicidade e publicações tais como a National Geographic, Life, Time, Sports Afield, entre outras. Em 2004, Berkey ingressou na Society of Illustrators, integrando o seu Muro da Fama junto de outros importantes membros.
Foi igualmente nomeado pela Association of Science Fiction and Fantasy Artists para o prémio Chesley como reconhecimento pelo seu mérito artístico e foi convidado de honra em inúmeras convenções de ficção científica.
John Berkey morreu em 2008, com 76 anos, deixando um legado de ilustrações que nos permitem viajar pelo espaço sem fim...
Sobre a autora: cátia fernandes viaja por locais, sonhos e projetos... pelos fatos da História, questões da ciência e pela beleza da arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.