Páginas

2leep.com

domingo, 29 de maio de 2011

Editorial - Tempo de crescer

OLÁ, tem alguém do outro lado do monitor?
Produzir e manter um blog é como fazer análise. De um lado, voce fica deitado em um divã ou sentado em uma poltrona expondo seus gostos, desejos, opiniões e questionamentos sobre a vida, sobre coisas que te dão prazer, sobre teu trabalho, sobre tua família. Do outro lado, o terapeuta ouve, impávido e silente, a enxurrada de emoções que tu despejas. Um blogueiro multiplica esta situação por milhares de "terapeutas" virtuais e invisíveis, sem ter a oportunidade de um diagnóstico ou direcionamento rumo à cura.
Confesso que, depois de um ano de postagens, sinto-me um pouco decepcionado com o resultado de meu esforço. Esta inconformidade não está relacionada com meus visitantes, seguidores e eventuais comentaristas. Tenho acompanhado muitos colegas blogueiros que ao longo do caminho tem desistido de seus blogs, todos muito bons. Retirar de nossa rotina de família, relacionamentos e trabalho um razoável período do dia para pesquisar temas e assuntos, preparar postagens e publicá-las em nossos blogs, por puro dilantelismo e necessidade por dividir com anonimos amigos nossas ansiedades, desejos e alegrias torna-se cada vez mais complicado. Em um mundo capitalista como o nosso, esta atividade "pro bono" acaba retirando o nosso foco de nossas atividades laborais, no meu caso a arquitetura e urbanismo.
Tenho procurado parceiros culturais que possibilitem a manutenção do blog com a qualidade que norteou a minha proposta desde o início, além de fazer modificações na paginação do mesmo para melhorar sua aceitação. Atualmente, além do Urbanascidades, mantenho o Urbanasarquiteturas, o Urbanasmelodias, Urbanasimagens e o Urbanasculturais. Minha busca por apoiadores tem sido infrutífera, e para manter o blog vou modificar a periodicidade de postagens para reverter este tempo para minhas outras atividades.
Obrigado por acompanharem meu desabafo até aqui, e se quiserem fazer algum comentário, sintam-se a vontade.
Mudando de assunto, mas mantendo o foco, assisti ontem um ótimo filme com o Jeff Daniells, que é Richard, um escritor de meia-idade mal-sucedido que nunca cresceu. Abby é uma garota de 17 anos que perdeu a juventude depois de uma tragédia em sua família. Ambos são inseguros, ambos estão com medo de tomar grandes decisões e ambos dependem de amigos imaginários para guiá-los. Uma amizade inesperada surge então entre os dois… O filme é Paper Man, traduzido como Tempo de Crescer. Abaixo, trailer legendado do filme.
Para concluir nossa sessão de terapia, deixo com voces dois clássicos da música brasileira, as músicas "Pais e Filhos" do Renato Russo e "Como nossos Pais", do muitas vezes incompreendido Belchior, interpretada pela eterna pimentinha, sempre maior cantora brasileira, Elis Regina.
Duas canções que ainda tem muito a dizer sobre as relações humanas, principalmente em tempos que pais são filhos, filhos são pais, muitos pais de um filho só, a autoridade, os bons princípios, costumes e a moral subvertidos e subjugados, os mandamentos do "viver em sociedade", independente de sua crença, esquecidos, a ERA DO INDIVIDUALISMO, muito potencializada pelas ditas "redes sociais". E achávamos que os "avatares" eram somente um joguinho virtual. Falo de cadeira, pois com um adolescente de 17 anos em casa sentimos, a Sílvia e eu, a dificuldade de preparar para a vida um filho.


2 comentários:

  1. Acho suas postagens fantásticas. São bem escritas, variadas, informativas, mas
    pra mim, o mundo virtual/as postagens funcionam ser forem curtas, dessa maneira consigo ser assídua e participativa nos blogs. Gostaria de ter + tempo para tranquilamente me dedicar a blogs incríveis, assim como o seu, que conheci na Net, mas essa não é a minha realidade.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Regina, muito obrigado por seu comentário. A Sílvia, parceira do arquiteturadoimovel também acredita que meus posts vão na contramão da net. Concordo com voces duas, e também com o Isaías, do Blogpaedia, que no início do meu blog me advertiu sobre a dificuldade de blogs temáticos como o meu encontrarem seu nicho de divulgação na internet. Mesmo assim, a minha proposta, desde o início, é a de publicar uma revista cultural multi-temática, possibilitando a leitores cultura, informação e lazer na internet. Tenho consciencia que a instantaneidade das redes sociais não aceita e promove blogs com maior conteúdo como o meu, e que o espectro infinito de temas que vão do ridículo, dispensável e descartável até os temas interessantes, edificantes e personificados criam seus públicos próprios, independente do tamanho de suas postagens. De minha parte, continuarei sendo um local na net para voces sentarem em uma relaxante poltrona, colocarem uma música de seu agrado, tomarem um cafezinho ou um drink, e curtirem calmamente o Urbanascidades.
    Um grande abraço, Paulo Bettanin

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.