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segunda-feira, 2 de maio de 2011

Georgia Totto O'Keeffe

Georgia Totto O'Keeffe (Sun Prairie, Wisconsin, 15 de novembro de 1887 – Santa Fe, Novo México, 6 de março de 1986) foi uma pintora estadunidense.
Estudou pintura no Art Institut of Chicago e mais tarde na Universidade de Columbia em Nova Iorque. Enquadrada na pintura modernista tem telas onde pinta os sedutores arranha-céus que nos finais do século XIX encantaram também outras pintoras como Tamara de Lempika. Em 1916 conheceu o fotógrafo Alfred Stieglitz. Casariam em 1924 e Georgia começou por expor no seu atelier de Nova Iorque.
As suas telas de paisagens e flores foram muito apreciadas a partir de 1928. Georgia é muito justamente considerada uma das pintoras norte-americanas de maior sucesso do século XX.
O'Keeffe primeiro chamou a atenção da comunidade artística de Nova Iorque em 1916, e somente várias décadas depois as mulheres tiveram acesso à formação na arte em faculdades e universidades da América, e antes de qualquer uma de suas companheiras artistas serem bem conhecidas ou muito festejadas. Em uma década, tinha se destacado como um dos mais importantes artistas modernos da América, posição que manteve durante toda sua vida. Como resultado, não só O'Keeffe esculpiu um lugar significativo para pintores mulheres em uma área da comunidade artística norte-americana que tinha sido exclusiva e ainda é dominada pelos homens, mas ela também se tornou um dos mais célebres ícones culturais da América bem antes de sua morte na idade 98 em 1986.
Suas imagem abstratas dos anos 1920 estão entre os mais inovadores de todos os trabalhos produzidos no período por artistas americanos. Ela revolucionou a tradição da pintura de flores em 1920, tornando de grande formato pinturas de flores alargada, apresentando-os de perto como se fosse visto através de uma lente de aumento. E sua representação de edifícios de Nova York, a maioria dos quais datam da mesma década, têm sido reconhecidos como entre as mais contundentes de todas as pinturas da cidade moderna. A partir de 1929, quando ela começou a trabalhar parte do ano no Novo México do norte - e local que ela fez de sua habitação permanente em 1949 - O'Keeffe desenvolveu temas específicos para essa área. Através de pinturas de suas paisagens únicas, igrejas com adobe, os bens culturais, e os ossos e pedras que coletou do chão do deserto, ela finalmente reivindicou a esta área do sudoeste americano, que anteriormente tinha sido comemorado principalmente por artistas do sexo masculino: a zona em torno de onde ela trabalhava e vivia se tornou conhecido como "O'Keeffe País".
Petúnia - Georgia O'Keeffe
Georgia O'Keeffe, Radiator Building - Night, New York, 1927
Georgia O'Keeffe, The Shelton with sunspots, New York, 1926
Georgia O'Keeffe, The Lawrence Tree, 1929, óleo sobre tela, 31 x 40 polegadas, Wadsworth Atheneum Museum of Art, Hartford.
Georgia O'Keeffe, Cabeça Branca Hollyhock Ram e outeiros, 1935, Museu do Brooklyn
Georgia O'Keeffe - The Black Place (1943)
Georgia O'keeffe | 1942 - The Place in the Shadow
Georgia O'Keeffe, Ladder to the Moon, 1958
Sky Above the Clouds 1962
Georgia O'Keeffe, minha última porta, 1952/1954. Óleo sobre tela, 48 x 84 polegadas.
visite o museu clique aqui

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