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segunda-feira, 13 de junho de 2011

Grêmio Arena


Sobreposição de formas concede dinamismo a arena
Em meio à profusão de estádios para a Copa do Mundo de 2014, um que não será sede dos jogos oficiais está em construção, no bairro de Humaitá, em Porto Alegre. É o Grêmio Arena, iniciativa do tradicional clube gaúcho Grêmio Football Porto Alegrense, com o propósito de criar um complexo multifuncional com espaços para a prática desportiva e a realização de eventos.
O projeto leva a assinatura da Plarq, empresa composta pelos arquitetos portugueses Antonio Monteiro e Pedro Santos e pelos brasileiros Antonio Luiz Gonçalves (engenheiro) e Renato Gonçalves (arquiteto), responsáveis pelas obras do Estádio João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro, e do Estádio de Coimbra, em Portugal, construído para a Eurocopa de 2004.
O Grêmio Arena fará parte de um grande empreendimento, que inclui um complexo residencial e outro comercial, com shopping center, centro de convenções e hotel. Do investimento total de 1 bilhão de reais, 400 milhões serão destinados ao equipamento esportivo.
O bairro em que ele será implantado, predominantemente residencial, foi escolhido sobretudo pelas condições de acessibilidade: situa-se às margens da freeway entre a BR-116 e a nova BR- 448, próximo ao aeroporto internacional e à rede metroferroviária, além ter ligação direta com o novo anel metropolitano da capital gaúcha.
Em terreno de quase 90 mil metros quadrados, com perímetro delimitado por vias públicas, o estádio terá aproximadamente 193 mil metros quadrados de área, em conjunto tripartido formado por embasamento, corpo circular e cobertura retangular. O embasamento, com diâmetro de 300 metros, ocupa a área máxima permitida pela legislação e destinase a estacionamento: são 52 mil metros quadrados e 2.244 vagas cobertas.
Três grandes rampas e uma passarela darão acesso à praça elevada, que conduzirá o público, em nível intermediário, às arquibancadas. Acima, um anel envidraçado de três pavimentos e 250 metros de diâmetro, protegido por brises verticais de vidro azul e solto da praça, congregará todos os acessos às arquibancadas e às áreas comerciais, dispostas na periferia.
A cobertura metálica, com 210 x 260 metros, sustentada por 48 tirantes, protegerá a totalidade da arquibancada (50 metros), excedendo a área mínima recomendada pela Fifa. De acordo com os arquitetos, ela tem formato retangular que “remete ao desenho do gramado, definindo, assim, a essência desportiva do edifício”.
A iluminação natural será garantida com a utilização de placas translúcidas no trecho interno da cobertura, enquanto a parte posterior ganhará chapas metálicas termoacústicas.
O complexo conta com quatro níveis de arquibancadas, para 53,5 mil torcedores. Os níveis 1 e 4 destinam-se ao público em geral e acomodam respectivamente 18.480 e 23,4 mil espectadores sentados. O nível 2 abriga as áreas chamadas Gold, com capacidade para 8.780 pessoas, acessos diferenciados e assentos mais espaçosos.
No nível 3 há 130 camarotes com serviços e acessos exclusivos para 2,7 mil espectadores. Nos últimos níveis há ainda dois pequenos blocos para áreas técnicas e cabines para a imprensa, com 140 lugares.
Os acessos às arquibancadas ocorrerão por corredores periféricos, que também se comunicarão com os sanitários, quiosques e lojas comerciais. São 28 acessos para público geral, público Gold, vips e very vips, além daqueles diferenciados para imprensa e jogadores.
O projeto previu que com essa distribuição seja possível evacuar todo o estádio em cerca de seis minutos. Os setores de apoio aos jogadores foram estruturados de acordo com as recomendações da Fifa, sendo compostos por vestiários, áreas de aquecimento, ginásio de aparelhos e outros ambientes, como sala de massagem.
Para o setor de imprensa, foi criado um auditório para até 400 pessoas.
Texto de Ledy Valporto Leal
Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Edição 372 Fevereiro de 2011
Nível 4
Nível 3
Nível 1

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