Páginas

2leep.com

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Stanley Kubrick – cineasta e fotógrafo

Stanley Kubrick – cineasta e fotógrafo
Todos conhecem o grande cineasta Stanley Kubrick (1928-1999), mas poucos sabem do também excepcional fotógrafo que ele foi. Desde os 13 anos, com uma Leica presenteada por seu pai em seu aniversário. No período pós-guerra (1945-1950), Kubrick documentou, através da fotografia, a vida social dos Estados Unidos.
Kubrick foi tão paradoxal, ambivalente e contraditório na fotografia, quanto o foi nas telas. Mostrou, com suas fotografias, como faria mais tarde, uma enorme capacidade para contar histórias únicas. Seu talento de narrador explode em seu fino e irônico sentido de humor e em sua força visionária.

O futuro diretor de cinema era um menino, tinha apenas 17 anos. E no curto período de cinco anos – já que abandonaria a arte da fotografia pela “7ª arte” em 1950 –, deixou aproximadamente 32 mil negativos. Desde criança um maravilhoso alucinado!
O futuro diretor acreditava, como sempre acreditaria, que um retrato “estilizado” da realidade é muito mais marcante que o retrato em si mesmo. Assim, o fotógrafo experimentou suas próprias emoções antes de fragmentá-las com sua câmera, pirilampeando seu interesse pelo o já não existente e o ainda inexistente.
A primeira foto publicada de Stanley Kubrick, em 26/6/1945, é de um jornaleiro triste pela morte de Roosevelt. Essa fotografia rendeu um contrato com a revista “Veja” (Olha, Espia, Ispia... e outras livres traduções para Look) como repórter fotográfico.
O cineasta do inusitado susto era um roteirista fotográfico. Para que isso acontecesse seu método nada tinha de ortodoxo. Para captar seus fotografados naturalmente, esteticamente incorretos (!?), ocultava a câmera na manga do paletó, distanciava-se sutilmente e sorrateiro clicava no momento certo e outras maneiras que tais. Dava tão certo que é possível perceber um quê do caráter de cada um de seus “modelos”.
É possível ter um pouco deste gênio em um livro – Stanley Kubrick: Drama & Shadows, vendido no site da Amazon, atualmente por $47,25 (novo) e $35,00 (usado). Ah!, não ganhei nada com a divulgação (rsrs...).

Conto de um engraxate (1947)






Personalidades do Circo (1948)











Outras fotos

Stanley Kubrisck - Nas duas fotos acima (1950), a atriz alemã, naturalizada norte-americana, Betsy von Furstenberg (1931)

Stanley Kubrisck - Foto sem titulo Eu odeio o amor (1950)
Stanley Kubrisck - Foto de 1949 Rocky Graziano - Herói do boxe
Caricatura de Stanley Kubrisck do Kubrick Films

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.