Conhecida como Vulture (Abutre), a foto tirada na região de Ayod deu ao fotógrafo sudanês Kevin Carter o prêmio Pulitzer em 1994.
Vida e morte são temas recorrentes ao longo da historia da humanidade. Sem emitir juízo de valor sobre os temas, colocamos para debate com os Urbanautas alguns dos aspectos muito abordados. Vamos utilizar algumas indicações de filmes que, associados, permitem uma grande reflexão sobre a temática, independente de crença, princípios éticos ou morais dos visitantes do Urbanascidades.
Vida e morte são temas recorrentes ao longo da historia da humanidade. Sem emitir juízo de valor sobre os temas, colocamos para debate com os Urbanautas alguns dos aspectos muito abordados. Vamos utilizar algumas indicações de filmes que, associados, permitem uma grande reflexão sobre a temática, independente de crença, princípios éticos ou morais dos visitantes do Urbanascidades.
Iniciamos discutindo o livre arbítrio com o filme Agentes do Destino, onde David Norris (Matt Damon) é um jovem político com uma carreira promissora, mas um escândalo atrapalhou a sua corrida ao Senado. Tão logo perde a disputa pela vaga ele conhece Elise (Emily Blunt), bailarina por quem se apaixona. Contudo, homens com estranhos poderes de interferir no futuro aparecem do nada e começam a pressioná-lo para que ele não dê continuidade a este romance, porque isso poderá atrapalhar o futuro de ambos. Sem saber ao certo quem são essas pessoas, a única certeza que David possui é que precisará reunir forças para enfrentá-los e encarar o que o destino lhe reserva.
Continuando nosso debate, o tema agora é a vida após a vida. Além da Vida é um drama que relata a história de George, um norte-americano que tem uma conexão especial com o além. A jornalista francesa Marie acaba de passar por uma experiência de quase-morte. E quando Marcus, um garoto londrino, perde uma pessoa muito próxima, ele começa uma procura desesperada por respostas. Enquanto cada um segue o caminho em busca da verdade, suas vidas se encontrarão e serão transformadas para sempre.
O elenco é composto por Matt Damon, Bryce Dallas Howard, Jay Mohr, Jenifer Lewis, Cécile De France, Frankie McLaren e Richard Kind sob direção de Clint Eastwood.
O próximo tema é a polemica clonagem de seres humanos, um assunto que movimenta e conflita a ciencia e a religião. Kathy H. tem 31 anos e está prestes a encerrar sua carreira de cuidadora. Enquanto isso, ela relembra o tempo que passou em Hailsham, um internato inglês que dá grande ênfase às atividades artísticas e conta, entre várias outras amenidades, com bosques, um lago povoado de marrecos, uma horta e gramados impecavelmente aparados. No entanto, esse internato idílico esconde uma terrível verdade. 'Não me Abandone Jamais' reflete, através da ficção científica, a questão da existência humana.
Para concluirmos a apresentação dos temas, o "suicídio assistido" é apresentado no filme para televisão Voce Não Conhece o Jack. Jack Kevorkian (Al Pacino) sempre defendeu que o ser humano tem o direito de morrer com dignidade, escolhendo a forma como deseja encerrar a vida diante de doenças terminais. Apoiado pelo amigo Neal Nicol (John Goodman) e por sua irmã Margo Janus (Brenda Vaccaro), ele passa a prestar uma “consultoria de morte”. Desta forma, Jack ajudou em mais de uma centena de suicídios assistidos, o que lhe rendeu o apelido de Dr. Morte. Em seu trabalho ele ganha o apoio de Janet Good (Susan Sarandon), a presidente do Hemlock Society, e a ira dos promotores locais, que abrem um processo contra Jack. O responsável por defendê-lo na corte é Geoffrey Fieger (Danny Huston), que precisa lidar não apenas com o processo em si mas também com a cobertura da mídia ao julgamento.
O debate está colocado. Se alguns dos seguidores e visitantes do Urbanascidades quiserem manifestar sua opinião sobre os temas propostos, sintam-se a vontade para utilizar o nosso blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.