Páginas

2leep.com

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Ordos, China: uma cidade fantasma Moderna


Tem sido chamado de Dubai do norte da China, regado com a riqueza, embalado com infra-estrutura pública e localizado perto de preciosos recursos naturais em uma região assolada por problemas de abastecimento de água. Mas o centro urbano da cidade de Ordos, conhecido como "Kangbashi Novo Espaço", tem estado quase deserto durante cinco anos. Kangbashi é uma cidade fantasma não devido a questões econômicas, a contaminação ou qualquer outra causa comum de tal abandono -, o governo simplesmente não consegue convencer as pessoas a se mudarem para lá.




Criada para abrigar 1 milhão de pessoas e atualmente habitada por apenas alguns milhares (apesar de uma estimativa do governo de 28.000 habitantes, que provavelmenta sejam ​​apenas os trabalhadores), Kangbashi está repleta de edifícios novos. Um edifício de apartamentos após o outro na borda de ruas que raramente vêem o tráfego, arranha-céus estão vazios e mais de U$ 5 bilhões de edifícios públicos não são utilizados.





Um projeto arquitetônico notável, o Museu de Arte de Ordos, foi a primeira estrutura a ser construída no novo centro cívico. Sua localização em um trecho de dunas de areia ao longo de um lago torna ainda mais impressionante o visual. Mas esta exposição de 29 mil metros quadrados e pesquisa espacial é apenas o acúmulo de poeira até a cidade desejada para os residentes ser ocupada.

Mesmo agora, a construção de casas, empresas e edifícios públicos em Kangbashi ainda continua. Os funcionários municipais estão confiantes de que é apenas uma questão de tempo para muitos dos 1,5 milhão de moradores previstos para Ordos, que vivem hoje a 15 milhas de distância, na parte velha da cidade, venham a oupá-la. O governo da cidade de Ordos já transferiu seus escritórios para lá, mas essa é a extensão de vida na nova cidade.

"É muito solitario aqui", disse Li Li, gerente de marketing de um restaurante elegante na sua maioria vago do Hotel Lido, disse ao The New York Times . "A maioria das pessoas que vêm ao nosso restaurante são funcionários do governo e seus convidados. Não existe nenhum residente comum por aqui. "





A economia local de Kangbashi deveria estar florescendo, dada a sua proximidade com abundantes recursos naturais, como gás natural e carvão. Como em grande parte do resto da China, imobiliárias em Ordos está crescendo, e os apartamentos em Kangbashi não estão vazias por falta de compradores.








Os investidores têm adquirido quase todas as residencias disponíveis, confiantes de que vamos finalmente ver um grande retorno. Mas é exatamente essa atividade que tem preocupado os analistas sobre uma propriedade real da bolha especulativa que inevitavelmente irão ter um resultado doloroso.





No Google Maps, você pode explorar o layout complexoa da cidade desocupada, de paisagismo intrincado e riqueza dos espaços públicos como parques, piscinas e uma praça enorme. A terra ainda está crua em muitas áreas, como construção de marchas, e que alguns carros podem ser vistos estão agrupadas em torno dos edifícios do governo. Novas estradas cortadas em campos pouco povoados.








Então, por que as pessoas não querem viver aqui, em um estado-da-arte de cidade, repleta de arquitetura moderna? Principalmente, por enquanto, mudar-se para Kangbashi é uma inconveniência. O novo bairro fica a trinta minutos de carro do antigo bairro onde a maioria dos residentes de Ordos ainda vivem, e o ritmo lento de deslocamento estagnou importantes serviços de apoio como restaurantes e mercados.





Pode parecer uma loucura do governo chinês, carregado de otimismo gravemente equivocado. Mas Ordos é realmente um projeto de expandir a economia em um ritmo rápido, que abriga um número crescente de milionários e produção de carvão da China, maior produto interno bruto per capita. E despejar dinheiro nessas novas áreas urbanas é parte de um plano do governo da China de aumentar a sua classe média, beneficiando a economia da nação como um todo. Apesar do silêncio lúgubre atual de suas ruas, é provavelmente seguro dizer que Kangbashi não ficará vazia por muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.