Páginas

2leep.com

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Tirando Conclusões: Documentando Cada edifício em Nova Iorque

Nova York é uma das cidades culturais e arquitetonicas mais fascinantes do mundo, como evidenciado pelos milhões que se reunem lá todos os anos para obter um sabor da vida da cidade. Um australiano empreendeu um grande projeto que vai permitir-lhe documentar - com tinta - cada único prédio em Nova York. O projeto, " todos os edifícios em Nova York , "é um olhar irreverente na arquitetura fascinante que fez de Nova York uma atração do visitante icônico por décadas.

James Gulliver Hancock , da Austrália, mas agora vivendo no Brooklyn, cresceu vendo edifícios NYC no cinema e nunca acreditou que eles eram reais. Uma vez que ele se mudou para lá, porém, ele começou a ver os mesmos edifícios direto por fora de sua própria janela. Acontece que ele era tão fascinado com a arquitetura da cidade na vida real como era no grande ecrã.

Hancock começou a documentar os edifícios que viu numa viagem a sua cidade, desenhando cada um deles em um caderno pequeno e os publicando em seu blog. Tornaram-se, diz ele, quase como amigos e menos como sets de filmagem. Sua obsessão com a documentação de todos as maravilhas arquitetônicas da cidade continuou a crescer dia-a-dia, e ele continuou produzindo estas pequenas obras de arte.


O ~take-away~ com esse projeto, segundo o artista, é que os edifícios podem deixar de ser mundanos objetos arquitetônicos e começar a adquirir personalidades próprias uma vez que você toma o momento de olhar para eles de perto. O edifício na esquina que você pode passa várias vezes ao dia pode se tornar algo realmente interessante com uma história rica, se você tomar o tempo para conhecer suas peculiaridades e características.
Para James Gulliver Hancock, que é um ilustrador, o projeto também ajudou a se adaptar à sua nova casa. Pelo desenho de todos os prédios que ele passou, ele se torna tão familiarizado com eles e com os bairros que ele poderia encontrar seu caminho facilmente. O artista diz que esse tipo de projeto é possível para qualquer um, e não apenas aqueles com talentos artísticos. Qualquer um pode pegar uma caneta e começar a desenhar pequenos pedaços de coisas que lhes interessam, mesmo se o resultado não se parece com um desenho profissional ou mesmo como a coisa que é suposto representar. A parte importante de documentar o que você vê está dando a desenhar a sua própria perspectiva.


Hancock Will nunca seria capaz de desenhar cada único edifício em Nova York? Talvez não, mas aqueles que não consegue captar é dado um novo tipo de vida nas páginas de seus cadernos. Ele vende cópias de seus desenhos existentes e até mesmo aceita encomendas para quem quer um desenho de um determinado edifício de Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.