As primeiras grandes obras de arquitetura remontam à Antiguidade, mas é possível traçar as origens do pensamento arquitetônico em períodos pré-históricos, quando foram erigidas as primeiras construções humanas. Durante a Pré-História surgem os primeiros monumentos e o Homem começa a dominar a técnica de trabalhar a pedra. O abrigo, como sendo a construção predominante nas sociedades primitivas, será o elemento principal da organização espacial de diversos povos. Este tipo de construção ainda pode ser observado em sociedades não totalmente integradas na civilização ocidental, como os povos ameríndios, africanos, aborígenes, entre outros. A presença do abrigo no inconsciente coletivo destes povos é tão forte que ela marcará a cultura de diversas sociedades posteriores. Nesta série que inicia com a postagem sobre os Arquitetos de Antiguidade (no Urbanasvariedades), vamos recontar um pouco da História da Arquitetura apresentando os expoentes que a partir da Antiguidade, Idade Média, Renascimento, até o século XIX, modificaram o pensar e fazer a Arquitetura.
Abaixo o que se considera ainda hoje o mais conhecido monumento pré-histórico, Stonehenge, monumento megalítico da Idade do Bronze, localizado na planície de Salisbury, próximo a Amesbury, no condado de Wiltshire, no Sul da Inglaterra. Até hoje é incerta a origem da sua construção, bem como da sua função, mas acredita-se que era usado para estudos astronômicos, mágicos ou religiosos. O Stonehenge é uma estrutura composta, formada por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase cinquenta toneladas, onde se identificam três distintos períodos construtivos. Estima-se que essas três fases da construção requereram mais de trinta milhões de horas de trabalho LEIA MAIS...
Acho fantástico esse Monumento Stonehenge e o vi pela primeira vez em 1975 e não me canso de vê-lo. Há nele qualquer coisa que me impressiona. Quem sabe neste verão vá até lá novamente?
ResponderExcluirabs,