De tempos em tempos, há uma grande artista que muda a maneira como percebemos obras e outras pessoas e nos dá novas emoções. Ainda assim, a humanidade dá à luz visionários em outros domínios também. E a arquitetura é mais um grande campo onde estas mentes brilhantes criar maravilhas e perspectivas de mudança.
Alguns arquitetos são ainda responsáveis por criar obras-primas com um impacto emocional sobre as pessoas e pode mudar a maneira como percebemos cidades e países. Artistas ou não, estes arquitetos visionários, foram e continuam a ser muitos, o mestrado em redesenhar o nosso futuro. Aqui está a primeira parte dos 12 grandes arquitetos que, por seu espírito de inovação e dedicação mudaram o nosso mundo.
1. Oscar Niemeyer (nascido em 15 de dezembro de 1907)
Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho é considerado um pioneiro na criação de novas possibilidades de utilização do concreto armado apenas por razões estéticas. Ele começou com o projeto do arranha-céu patrocinado pelo Estado em primeiro lugar no mundo, para o governo brasileiro. Foi concluída em 1943 e, depois de décadas, foi reconhecido como o primeiro exemplo do modernismo brasileiro.
Ele fazia parte da equipe internacional que projetou a sede da ONU em Nova York e seu plano conceitual era a principal fonte de inspiração para os construtores. Sua filiação no Partido Comunista Brasileiro limitou suas chances de trabalhar nos Estados Unidos e foi ele exilado até 1985. Projetou os principais prédios da administração pública em Brasília, nova cidade capital do país.
Na Europa, ele criou vários edifícios, incluindo a sede do Partido Comunista Francês e da Editora Mondadori perto de Milão. Niemeyer continua a projetar estruturas impressionantes de todo o Brasil, tais como: Museu de Arte Contemporânea de Niterói, a Catedral Militar Igreja de NS da Paz, o Memorial dos Povos Indígenas e muitos outros. Na sua idade (103), ele continua a trabalhar em seu escritório no Rio de Janeiro.
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Museu Oscar Niemeyer
Parlamento Latino Americano
2. Antoni Gaudí (25 de junho de 1852 - 10 de Junho de 1926)
Antoni Placid Gaudí Cornet Guillem foi um arquiteto catalão que, embora tenha trabalhado durante a Art Nouveau, várias outras influências podem ser percebidas em suas obras. Tornou -se famoso por seu design único, que foi além das limitações do Modernismo. A principal cidade de Gaudi é Barcelona, mas seus primeiros trabalhos incluem vários outros projetos na Espanha.
Como um católico devoto, ele projetou uma estrutura que se tornou uma das igrejas mais famosas do mundo - Sagrada Familia. Ele a projetou para ter 18 torres - 12 para os 12 apóstolos, quatro para os evangelistas 4, um para Maria e uma para Jesus. O trabalho sobre a Sagrada Família teve início em 1882 e está prevista para ser concluída em 2026.
Obra-prima de Gaudí é uma combinação de três estilos - gótico tardio espanhol, Barroco e Art Nouveau. A planta do edifício é verdadeiramente única, caracterizada por uma notável complexidade: há corredores duplos, três portais e três fachadas. Toda a estrutura é de 90 metros de comprimento, 60 metros de largura e será 170 metros de altura, quando a última torre for concluída.
Parque Güel é mais uma de suas obras e outro marco em Barcelona. É considerado um jardim municipal e a entrada é gratuita. O parque dispõe de um terraço e um banco comprido em forma de uma serpente do mar, trilhas colunatas e muitos mais. Outros trabalhos brilhantes de Gaudi incluem Casa Cavalet, a Casa Vicens, a Casa Batlló e Casa Milla.
Sagrada Familia
Casa Milla
Casa Batlló
3. Louis Sullivan (3 de setembro de 1856 - 14 de Abril de 1924)
Louis Henri Sullivan é definitivamente o pai da arquitetura moderna. Seu estilo particular caracteriza-se por uma simplificação da forma, enquanto os detalhes ornamentais são dados pela estrutura e o tema do edifício. Sullivan é considerado o criador do arranha-céu moderno, devido à sua participação no boom da construção em Chicago que se seguiu ao Grande Incêndio de 1871.
Louis Sullivan foi um dos primeiros arquitetos de seu tempo a abraçar a técnica de construção da coluna de quadro, o que permitiu edifícios mais altos com janelas maiores. Este método utilizando vigas de aço, suspensos das paredes, pisos e tetos, a fim de suportar todo o peso do edifício. Ele foi contratado pela Dankmar Adler em 1879, com quem ele projetou estruturas famosas como: a construção Auditorium Building, em Chicago, Edifício Wainwright em St. Louis e PrudentialBuilding em Buffalo, Nova York.
O Auditorium Building é um dos seus mais conhecidos projetos e foi a primeira casa para o Chicago Civic Opera e Orquestra Sinfônica de Chicago. Hoje em dia ela representa um marco histórico nacional. Seus trabalhos individuais incluem o Centro Sullivan (anteriormente conhecido como Carson, Pirie, Scott e Company Building), em Chicago, o edifício Bayard Condict em Nova York e a loja de música Krause, em Chicago. Todas as suas estruturas pessoais foram enriquecidas com detalhes Art Nouveau. Através de Louis Sullivan, o estilo Art Nouveau surgido originalmente na Bélgica cruzou não só fronteiras, mas também os oceanos.
O edifício Prudential
Krause Music Store
Bayard-Condict Edifício
4. Frank Gehry (nascido em 28 de fevereiro de 1929)
Premiado com "o mais importante arquiteto da nossa época" pela revista Vanity Fair, Frank Gehry tem um portfólio impressionante, cujas obras estão entre algumas das obras-primas da arquitetura contemporânea. Mesmo que esta afirmação possa ser discutível, uma coisa é clara: edifícios de Gehry (incluindo sua residência privada) são as melhores atrações turísticas do mundo. Ele foi o único arquiteto principal de nossos tempos, que se tornou famoso através de sua residência particular em Santa Monica, Califórnia.
Frank Gehry é definitivamente um defensor do desconstrutivismo. Este estilo, também chamado Decon arquitetura, é um desenvolvimento da arquitetura pós-moderna caracteriza-se por idéias de fragmentação, manipulando as superfícies. Ao contrário da maioria dos estilos em uso, a crença principal Decon é que as formas não seguem a função. Embora muitos especialistas criticam este tipo de edifícios, eles sempre conseguem chamar a atenção de um transeunte.
Gehry possui dezenas de edifícios projetados em todo o mundo e, atualmente, outros 23 projetos estão em construção ou em espera. Alguns de seus trabalhos mais importantes incluem: The Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, o Museu Guggenheim, em Bilbao, Der Neue Zollhof em Düsseldorf eo Marqués de Riscal Hotel Vineyard em Elciego.
O Museu Guggenheim de Bilbao
Der Neue Zollhof
Marqués de Riscal Hotel Vineyard
5. Ieoh Ming Pei (nascido em 26 de abril de 1917)
Pei nasceu na China e com 17 anos, ele foi para os Estados Unidos da América para estudar arquitetura. Setenta anos depois, ele é merecidamente chamado de um dos maiores mestres da arquitetura moderna. Ele é bem conhecido por suas grandes formas geométricas e abstratas para incorporar o estilo tradicional chinês em seu trabalho.
Pei começou sua carreira em 1950 com o projeto de construção de edifício corporativo para a Gulf Oil , em Atlanta, Geórgia. Depois de estabelecer sua própria empresa, em 1955, ele se concentrou em projetos urbanos, como a Baía Kips Towers, em Manhattan, Nova York ou as Torres Society Hill. Ele começou a fazer uma diferença real com o Laboratório de Mesa, localizado em Boulder, Colorado. O novo laboratório adaptou-se surpreendentemente bem na paisagem local e anos mais tarde tornou-se uma obra de arte premiado devido às suas características estéticas, sua funcionalidade e durabilidade no tempo.
Seus projetos seguintes incluíram novos edifícios para algumas universidades americanas, terminais de aeroportos, bibliotecas públicas e prédios comerciais. Ele logo começou a desenhar edifícios em todo o mundo para os governos, bancos internacionais e prestigiadas instituições culturais.
Obras mais populares de Pei são: O John F. Kennedy Presidential Library and Museum, em Boston, a Galeria Nacional de Arte em Washington DC, Le Grand Louvre (A Pirâmide), em Paris, The Bank of China Tower em Hong Kong e no Museu de islâmica Arte em Doha.
Le Grand Louvre
O Bank of China Tower
Museu de Arte Islâmica
6. Alvar Aalto (03 de fevereiro de 1898 - 11 de Maio de 1976)
Aalto foi contemporâneo do crescimento econômico e industrialização da Finlândia.Por isso, muitos de seus clientes eram grandes empresários escandinavos. Nada menos que quatro estilos arquitetônicos são refletidas no seu trabalho, por isso que em nossos tempos Aalto continua sendo um dos arquitetos mais versáteis do mundo.
Na década de 1920, foi Aalto e adepto do estilo Classicismo nórdico e ele manifestou-se através de uma série de casas unifamiliares. O funcionalismo foi o segundo estilo adotado e seu melhor trabalho nesse período é a biblioteca de Viipuri, em Vyborg, Rússia. Esta estrutura é particularmente famosa por seu teto em forma de onda, no auditório principal, enquanto o exterior tem uma estrutura típica modernista.
Sua carreira foi marcada por meio de experimentação, que incluiu edifícios de tijolos vermelhos, que começou com a Casa do Padeiro MIT e atingiu seu apogeu com o projeto da Universidade de Helsínquia da tecnologia. No Monumentalismo dois de seus maiores projetos são o Finlandia Hall, em Helsínquia e na Aalto Theater Opera House, em Essen, concluído após a sua morte.
University of Technology
Finlandia Hall
Aalto Theater Ópera
Muito bom, Paulo. Estou aguardando a próxima semana
ResponderExcluirBelo trabalho, Paulo. Estou aguardando a segunda parte.
ResponderExcluireu simplesmente amo o seu blog.
ResponderExcluirè como ler um livro interessante! Imprime sensaçoes
nos faz viajar em dimensoes maravilhosas trazendo-nos conhecimento e prazer... tudo isto estando confortavelmente sentada! Otimo.
Abraçao pra voce
acho que esqueceram Le Corbusier
ResponderExcluir