Nesta série de postagens você vai fazer amizade com 15 arquitetos notáveis do nosso Mundo que deixaram suas heranças incontestáveis em todos os continentes. É uma mistura de arquitetos de épocas diferentes, em ordem aleatória, uma vez que esta não pretende ser uma lista de classificação ou importância..
Cada um dos arquitetos apresentado aqui acredita ou acreditava em algo diferente, e seus estilos criativos são únicos. Muitos deles têm sido os pais do modernismo, e seu estilo está sendo levada adiante e se destaca como uma fonte de inspiração para os arquitetos de hoje. Aproveite os edifícios maravilhosos!
Frank Lloyd Wright
Frank Lloyd Wright foi um dos arquitetos mais importantes do século 20 com o seu portfólio de criações superiores a bem mais de 1.000 projetos, a metade dos quais resultaram em obras concluídas. Ele era um crente e promotor de estilo orgânico de arquitetura e desenvolveu o conceito de "Usonian houses" (um estilo arquitetônico livres de detalhes convencionais, com foco em paisagismo como a parte principal do projeto).
A AIA distinguiu-o com o título de "o maior arquiteto americano de todos os tempos". Sua paleta de criações evocou uma imensa diversidade de edifícios, como escolas, igrejas, arranha-céus ou escritórios.
Guggenheim Museum NYC
Philip Johnson
Ele foi um arquiteto americano influente, vivendo entre 1906 e 2005. Na primeira parte de sua carreira, assim como muitos outros arquitetos foi focado em construir torres de aço e vidro. No entanto, mais tarde ele trouxe sua marca para a cena da arquitetura através da concepção maravilhosos edifícios estruturados, como se eles estão cobertos de vidro por todos os lados. Seus trabalhos podem ser caracterizados como uma mistura de minimalismo com a Pop Art, e eles têm sido sempre visto tanto como uma provocação ou aceitos rapidamente. Ele também colaborou com o colega arquiteto Louis Mies van der Rohe no projeto Seagram Building.
Crystal Cathedral (California)
Seagram Building
Renzo Piano
Renzo Piano é um arquiteto italiano com o seu nome ressoando por todo o mundo da arquitetura. Ele foi distinguido com o renomado Prêmio Pritzker de Arquitetura para redefinir modernos e pós-modernos estilos arquitetônicos, Medalha de Ouro do Instituto Americano de Arquitetos, Medalha de Ouro e o Prêmio Sonning, na Dinamarca. Ele é muitas vezes referido como um arquiteto de alta tecnologia, e que a maioria de seus projetos foca em conforto para aqueles que habitam o edifício, e um total outlook "sereno" de suas estruturas.
Marie Tjibaou Cultural Center, New Caledonia
Louis Kahn
Louis Kahn foi um distinto arquiteto americano que vivia em Filadélfia, Pensilvânia. Entre outros, ao longo de sua carreira, ele foi trabalhar como professor de arquitetura e um crítico de design na Yale School of Architecture. Ele sempre foi fascinado pela história e as antigas ruínas de nosso mundo, e isso reflete muito bem durante todo o seu estilo arquitetônico. Monumental e massiva são, talvez, as melhores palavras para descrever o estilo e visão global de seus prédios, e ele nunca poupou materiais na criação de seus projetos. Alguns de seus melhores trabalhos incluem a Yale University Art Gallery em New Haven CT, Jatiyo Sangshad Bhaban (um enorme complexo legislativo, um dos maiores do mundo) em Daca, Bangladesh ou o Kimbell Art Museum, no Texas.
Jatiyo Sangshad Bhaban
Yale University Art Gallery
Jean Nouvel
Jean Nouvel é um arquiteto francês, com uma carreira impressionante durante várias décadas. Ele também ganhou vários prêmios, como o Prêmio Aga Khan para a Arquitectura ou o Prémio Pritzker em 2008. O Instituto do Mundo Árabe, em Paris e a Torre Agbar em Barcelona são dois de seus mais comentados trabalhos no campo da arquitetura quando se trata de mencionar o seu nome. Outras obras extremamente notáveis incluem o Edifício Dentsu em Tóquio que é um exemplo de arquitetura sustentável, e do Guthrie Theater, em Minneapolis.
The Arab World Institute
Torre Agbar Barcelona
Ele é um arquiteto britânico nascido em 1957, e ele tem um lugar merecido na lista de alguns dos mais renomados arquitetos do mundo. Wright é conhecido mundialmente por projetar o maravilhoso Burj Al Arab em Dubai, Emirados Árabes Unidos. Ele foi designado para criar um símbolo para Dubai, da mesma forma a Torre Eiffel é um símbolo para a França, ou a forma como a Ópera de Sydney é o marco de renome mundial para a Austrália. A Torre dos árabes é basicamente um símbolo para avançar para o futuro, e este é simbolizada com a ajuda da forma da torre em si, que é uma vela de iate com uma perspectiva extremamente elegante e moderna. Tom Wright compartilha com os leitores de seu site a seguinte citação maravilhosa e inspiradora, que é a sua própria: "If you can draw a building with a few sweeps of the pen and everyone recognizes not only the structure but also associates with a place on earth, you come a long way to creating something iconic " (Tom Wright, 2000) .... ., e ele está tão certo.
Burj Al Arab
Al Rajhi Tower (approved)
Mimar Sinan
Mimar Sinan é o nome mais ressonante em arquitetura otomana turco, e viveu entre 1490 e 1588. Ele construiu mais de 250 estruturas de tirar o fôlego. Ele projetou principalmente mesquitas e escolas de teologia, mas, entre seus projetos, há também vários hospitais, escolas primárias, aquedutos e arcos. Duas de suas peças mais famosas de trabalho incluem a Mesquita Selimiye (Edirne) e a Mesquita Suleiman de Istambul, Turquia.
Selimiye Mosque
Suleiman Mosque
Andrea Palladio
Ele era um arquiteto italiano, pertencente ao período do Renascimento, no século 16. Seus principais trabalhos podem ser vistos na bela cidade de Veneza, Itália. Ele é considerado por muitos críticos e pessoas no campo das artes como um dos arquitetos mais influentes da arquitetura em estilo ocidental. A maioria de seus projetos não exigia materiais muito caros, o que fez dele um arquiteto favorito, mesmo entre aqueles que não têm grandes possibilidades financeiras. Tijolo e estuque eram dois materiais favorecidos por ele, e estes foram utilizados principalmente para a criação das casas de campo maravilhosas no norte da Itália.
Basilica Palladiana
Palazzo Chiericati
fonte imagens e textos: colorcoat
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.