Páginas

2leep.com

terça-feira, 23 de abril de 2013

Vencedor do concurso da estação comandante Ferraz

Divulgação: IAB-RJ

Projeto do Estúdio 41, de Curitiba, vence concurso para reconstrução de estação científica do Brasil na Antártica. Grupo coordenado por Fábio Henrique Faria propôs a criação de blocos para a distribuição dos usos da edificação
 
O concurso foi lançado em 22 de janeiro deste ano. Foram 109 equipes inscritas, coordenadas por arquitetos, com 74 trabalhos entregues.

Com o investimento de R$ 72 milhões, o projeto conta com uma área de 3,2 mil m². A estação, que será construída no mesmo local que a anterior, conta com infraestrutura complexa. O projeto abriga dezenove laboratórios, sistemas de água potável, energia de coleta e separação de resíduos sólidos, rede avançada de comunicações de dados e de voz, segurança, logística, instalações mecânicas e fontes de energias renováveis. Além disso, estão projetados espaços destinados a biblioteca, academia de ginástica, "Lan House" e Centro de Emergência.

A estação abrigará uma população formada por militares da Marinha e pesquisadores. Os civis, de maneira geral, permanecem em pesquisas por períodos de 30 dias, durante o verão antártico, que vai de novembro a março. Já os militares ficam na estação durante um ano para apoiar o desenvolvimento das atividades de pesquisa, prover a manutenção das instalações e manter, permanentemente, a presença brasileira no continente. Eventualmente, a estação também recebe visitantes brasileiros e estrangeiros.

A previsão é que o processo licitatório para a execução do projeto termine no fim deste ano. O lançamento da pedra fundamental da estação está estimado para o próximo verão antártico. A Marinha trabalha para iniciar a operação da nova estação até março de 2015.
Divulgação: IAB-RJ
Divulgação: IAB-RJ
fonte:  Rodrigo Louzas, da piniweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.