Páginas

2leep.com

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Foster + Partners projetam aeroporto na Jordânia

Divulgação


O Aeroporto Internacional Queen Alia, na cidade de Amã, capital da Jordânia, foi projetado para assegurar a posição estratégica da cidade frente à região oriental e de sustentar o crescimento anual de 6%, previsto para os próximos 25 anos. Com assinatura do escritório britânico de arquitetura Foster + Partners, a obra possui traços modulares e flexíveis, facilitando futuras expansões. Com a construção, o aeroporto terá capacidade para transportar 12 milhões de passageiros por ano até 2030.

O edifício é basicamente constituído de concreto, em resposta ao clima da região, que registra fortes variações de temperatura entre dia e noite, principalmente no verão. As cúpulas rasas de concreto se estendem para sombrear a fachada. A estrutura, em formato de folhas de palmeira do deserto, permite a iluminação natural através da junção das colunas. A estampa geométrica, que representa as veias das folhas, se baseia em formas tradicionais islâmicas e foi desenvolvida em conjunto com especialistas em geometria locais.

A parte central do prédio contempla as principais atividades do aeroporto: lojas, lounges e restaurantes. Ao redor do bloco, duas alas para portões de embarque e desembarque, um em cada extremidade do edifício. Os volumes são envolvidos por espaços abertos, que contribuem com a iluminação do complexo.

A fachada do edifício é totalmente envidraçada, o que auxilia na localização do passageiro dentro do aeroporto. Apenas nos locais de maior incidência solar foram instaladas persianas horizontais, de modo a minimizar a incidência direta.

Confira imagens e desenhos do aeroporto:














Ficha Técnica
Início das obras: 2008
Conclusão: 2012
Cliente: Airport International Group, Ministério dos Transportes do Reino Hachemita da Jordânia, Joannou & Paraskevaides (Overseas) Ltda, J&P-AVAX S.A., Airport International Group P.S.C.
Contratante principal: Joannou & Paraskevaides (Overseas) Ltda, J&P-AVAX S.A.
Arquitetos Foster + Partners: Norman Foster, Mouzhan Majidi, Huw Thomas, Jonathan Parr, Darryn Holder, Riko Sibbe, Gunnar Dittrich, Irene Wong, Sang-kil Park, Alicja Kiszczuk, Maria de la Guardia, Coco Cugat, Andres Flores, Carol Aoun, Asa Nilsson, Christoph Vogl, Sebastian Gmelin, Petr Stefek
Arquiteto Colaborador: Maisam - Dar Al-Omram JV
Engenharia estrutural: Buro Happold
Inspeção de quantidade: David Langdon
Engenharia mecânica e elétrica: Buro Happold
Paisagismo: Dar Al-Handasah
Engenharia de iluminação: World of lights
Consultores adicionais: NACO, ADPi, Zuhair, Fayez Patnership, Rahe Kraft
fonte: Gustavo Jazra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.