Páginas

2leep.com

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Uma casa para esperar a morte

Nota do autor do blog: Utilizando o tradutor do Google, procuramos preservar a linguagem original do texto produzido pelo Arquiteto a partir das solicitações do cliente. Por vezes poética, a cultura japonesa com seus signos e simbologias, sua cultura milenar e sua forma diferente de encarar fatos dramáticos como a morte estão presentes no programa de necessidades do cliente e no memorial justificativo do escritório de Arquitetura. Desta forma, antecipadamente pedimos desculpas se, por vezes, não tenhamos conseguido traduzir o espírito do projeto proposto pelos Arquitetos, ou que o texto aparente alguma confusão e incoerencia.
Postagem publicada em 22/09/2010
Uma casa para  esperar a morte.
Projeto do estúdio japonês:Escritório de Design ORIENTAL
É o nome desse  projeto concebido para um cliente cuja morte deverá ocorrer  em 15 anos, aproximadamente.
A casa, elevada em relação ao nível do mar, procura capturar a vista  do oceano através de aberturas inspiradas em uma borboleta azul.
Segundo os arquitetos: "Queríamos obter, através da arquitetura, uma forma de apreciar o surgimento das ondas .  Não é apenas um prédio com vista para o mar, mas um lugar para observar o movimento das ondas que estão em constante mudança ... Nós não  projetamos apenas uma casa, mas uma porta pela qual a mente do cliente, libertada, partirá para o outro lado do oceano.Foi o objetivo principal do nosso trabalho."


Uma casa voltada para o sol nascente.
" Vou morrer em 15 anos. Será uma casa à espera  da morte. O prédio deverá  durar pelo menos 15 anos. Uma casa pequena seria bom.
Eu encontrei esse lugar. Um pedaço de terra em uma península voltada para o oriente, leste.O que me deixa feliz porque odeio o pôr do sol. 
Quando eu morrer  não vou ver o por do sol, verei o nascer do sol. 
Quando o último momento chegar, vou encarar o mar e partir em um navio piscando para a morte. Vou revelar a vida após a morte."
Isto é o que o cliente programou para sua casa. A vista magnífica para o mar do  leste, onde nasce o sol. A terra que ele escolheu para viver seus últimos anos, explicam os arquitetos.
Uma estrada de cascalho e terra, com 4 metros de largura, foi executada em frente a casa. Do outro lado da estrada há um parque com campo de golfe, onde vários moradores idosos aproveitam o tempo livre. Há um mar por trás do penhasco onde foi implantada a casa.


  
Uma casa à espera da morte - diagrama de localização


O cliente disse para nós: "O chão desta casa deve ser levantado, para que servem os arquitetos se não para respeitar a vontade do cliente, projetar com design, uma casa." De repente, no sentido da beira-mar, em direção ao litoral, foi um dos condicionantes que enfrentamos. Nossos corações ficaram cheios de expectativa e esperança para agradar o cliente.

A distância entre o local onde as ondas arrebentam está a apenas 150 metros. A largura da praia se estende por 7 km. O mar é sem limites.  
O que queríamos capturar neste projeto de arquitetura era a forma de apreciar o surgimento de ondas. Como a arquitetura pode mostrar as ondas e fazê-las aparecer? Não é apenas um prédio com vista para o mar, mas um lugar para observar as ondas sempre em mudança.
"Você vai viver sozinho?" Perguntamos ao cliente. Ele disse, "Às vezes eu quero chamar mais amigos. "Então, depois retornar à solidão", quando vou querer ouvir a queda de uma onda."
Seu pedido foi para projetarmos uma casa à espera da morte, no momento em que a vida não se extingue como um por do sol, mas pelo desejo de ver o sol nascer. Recordamos sempre a profundidade daquelas palavras que vieram de uma pessoa à espera da morte.
Ele quer ancorar sua vida antes que finalmente navegue para longe da costa, a piscar para uma terra desconhecida. Esta é a casa que estamos projetando. 
Como podemos interpretar a sua mensagem?
Nós não estamos apenas projetando uma casa, mas estamos criando a porta da qual sua mente libertada partirá para o outro lado do oceano. Isto é o que nosso trabalho deve abranger.
Portanto, esta casa vê ondas. Queremos fazer você pensar que as ondas fazem parte do interior da casa. Não é simplesmente uma casa aberta para o mar. Nós não estávamos satisfeitos por projetar uma casa com vista para o mar, apenas porque o litoral é um mero espaço com 150 metros de distância. O mar deve ser incorporado no espaço aberto da casa.
Esta forma chama as ondas. Esta janela capta ondas. Nesta casa. …. Ondas ... nunca são as mesmas ao longo do dia ....
Abrir as portas desta casa é ficar surpreso com "Ah, esse tipo de onda apareceu hoje." Projetamos essa forma de apreciar a aparência das ondas.
Como se vê uma onda? 
Não é um oceano infinito azul constante. A maré, bolhas e grãos de areia estão surgindo constantemente. Ondas de instabilidade, a solidão e a calma de um homem sem lugar e solitário, estes são os conceitos que nós queremos capturar nesta nova casa. 
Todo mundo sabe que não é um mar vago e ilimitado. Também não é um horizonte. O mar é "o surgimento de ondas".
As pessoas querem saber o significado do mar. A arquitetura irá revelar este significado.
 O terreno possui 440 m2. A área de construção é 73m2. É uma casa de frente para o Oriente. A seguir está uma breve lista de posturas que uma pessoa pode assumir quando assiste as ondas se aproximarem:
Ver as ondas, enquanto balança em uma cadeira de balanço;
Ver as ondas e observá-las enquanto come e bebe vinho;
Ver as ondas enquanto está sentado em um sofá;
Ver as ondas ao lado de seu corpo enquanto você anda ao redor da sala;
Observe-os enquanto falam e rolando de rir com os amigos;
Ver as ondas vindo à borda d 'água, enquanto deitado no salão de madeira.
Essas atividades tangíveis e os locais onde ocorrem são regidos sob a forma de arquitetura. A maneira de apreciar o surgimento de ondas pode ser projetado com base nesse desenho global da casa. Ela foi elaborada desta maneira.
Esta é uma planta incorporando os detalhes do desenho global.
Cada postura é diferente;>Diferentes alturas necessárias para captar as ondas;>Várias formas de janelas - a aparência mudando;>das ondas 
No entanto, essas são as mesmas. As ondas penetram seus olhos, peito e ombros quando você estiver nele. O projeto em forma de V que vai chamar as ondas. Em outras palavras, espera-se abrir para as ondas. Janelas são cortadas em uma parede em forma de V. Através da borda de fendas, ver e ouvir as ondas enquanto estiver deitado em um salão de madeira ou de pé e cozinhando. (Neste local, não incorporou fendas na parede exterior, mas usou-os em um muro simbólico interior.)
Esta forma nasceu a partir da solicitação do cliente, "Quando o último momento chegar, vou encarar o mar e partir em um navio piscando para a morte".
Em um mar imaginário, que não é necessariamente um dom único.
Está entre os muitos sóis. O fato de que você não pode ir além do mar permite que você tenha uma ilusão. Simbolizando o espírito das pessoas que a navegação costumava ter. Para incorporar essa noção, para aliviar o medo da morte, as âncoras são definidas para esta arquitetura. Foi nossa intenção de simbolizar um pirata que viveu uma vida de ódio implacável e uma viagem pronta para partir com os "Marujos do Amor".
A disposição de um homem que desatou uma âncora é luz. Suponha que em um sonho que ele tenha seja uma borboleta. A imagem dele balançando na cadeira de balanço deverá ser considerada como uma borboleta.
Uma borboleta azul é um símbolo do oceano azul. Ele também simboliza as pessoas que vão fazer de forma livre. As asas de uma borboleta azul foram projetadas para as janelas.
O azul que encontramos ali é o mesmo azul do oceano. É também uma luz vacilante das ondas que pode ser visto quando se olha para cima da superfície do oceano a partir do fundo do mar.
 Sol radiante crescente a partir do leste.
O mar e uma borboleta.
Um homem subindo para a superfície cintilante do mar.
Qual é o oceano?  É uma onda. "Quando o último momento chegar, vou encarar o sol nascente e partir em um navio piscando para a morte". Naquele momento o sol imaginário não é somente um. Há muitos sóis. No mundo imaginário, ele se torna uma borboleta.
As asas de uma borboleta azul são as ondas de um oceano azul. Olhando para cima do fundo do mar há um oceano espumante. Estas imagens são moldadas de forma adequada para um homem que vive entre o mar e um quarto individual. 

  • A cadeira de balanço é definida no topo do ponto V. É o centro de seu mar inteiro.

  • Comida e vinho podem ser apreciados a partir de uma prancha projetada em uma parede. É um pequeno pedaço de convés que se afastou a partir daqui em algum lugar distante.

  • Encoste-se em um sofá para ser abraçado pelas ondas. Sentado de pernas cruzadas e de frente para as ondas inquietas. 

  • Capture o mar e as ondas através de um acidente atrás do outro durante a caminhada.

  • Estar com os amigos durante a temporada de verão que todo mundo gosta.

  • Encostado e observando as ondas, enquanto cochila.

  • Há duas janelas centrais no interior da sala e elas são dobradas umas sobre as outras. 
Há dois muros sobrepostos uns aos outros. Duas aberturas são feitas em cima delas com forma diferente. Esses dois se sobrepõem entre a cadeira de balanço, o mar e o  fazem formalmente. Como apertar um pano molhado com ambas as mãos, estas duas formas diferentes de estilos de janelas do mar azul. Como uma gota de água, as ondas aparecem nestas formas de janela diferentes. Às vezes ainda ponderamos por que este cliente poderia nos solicitar um tal projeto. É a morte de seu amigo ou é a sua natureza subjacente que ele havia pensado como idéia para sua casa. Nós não nos importamos com o que está subjacente nele.  O fato é que nós tínhamos o pedido dele e que nós tínhamos que corresponder à sua mensagem. Neste processo, encontramos a possibilidade da arquitetura. Projetar uma forma que é personificada por estranhos. Os dois conceitos em uma só forma. No formalismo, tudo muda como as ondas ondulantes. Esta arquitetura aumenta a sensibilidade humana.
Um posto da vela é definido entre as paredes e janelas sobrepostas. Velas são acesas na madrugada ao longo do horizonte, que liga o mar, sol, ondas e a chaise do cliente. O fogo aguarda o amanhecer daquele dia singular.  
 
 Isso nos faz lembrar um texto escrito pelo filósofo chinês Zhuangzi.
 "Em um sonho Soushu de alguma forma se tornou uma borboleta. Ele estava muito contente em ser uma borboleta flutuando em uma forma de conforto e esquecendo que ele foi Soushu. Pouco tempo depois ele acordou-se a si mesmo e ele sabe que ele é, sem dúvida Soushu. Bem, o que é isso? Será que Shoshu se tornado uma borboleta ou uma borboleta sendo shusho em seu sonho? Deve haver uma distinção. Esta deve ser uma materialização (todos sabem que tudo está em um estado de fluxo). "
Será que estamos loucos ou é o cliente louco? É esta realidade? É um sonho?
A madrugada de 14 de fevereiro. A partir de 06:12 - 07:06. Vamos explicar os inacreditáveis 54 minutos que tivemos. Oriente é onde nasce o sol. Isso significa começo. O sol nasce e começa um novo dia.
A casa construída em resposta ao pedido do cliente, "Eu quero que você me construa uma casa para esperar a morte" e esta é uma casa onde um "começo" novo pode ser visto a cada dia.  

Projeto: ORIENTAL, escritório de design
Localização: Península de Ise, Japão
Fotos: Torimrua Koichi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.