Páginas

2leep.com

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Licitação para obras de revitalização da Orla do Guaíba, assinada por Jaime Lerner, é aberta em Porto Alegre


Primeira fase do projeto é orçada em R$ 57,4 milhões e prevê construção de terminal de embarque, quiosques, quadras poliesportivas e ciclovias. Obras devem começar no início de 2015.


A Prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, lançou na última quinta-feira(4) o edital de licitação das obras de revitalização da Orla do Lago Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e o Arroio Cavalhada. O projeto, que será executado em cinco fases e tem sete km de extensão, é do arquiteto Jaime Lerner.


A concorrência pública cujas propostas serão abertas no dia 15 de outubro contempla apenas a primeira fase do empreendimento, que vai do Gasômetro até a Rótula das Cuias, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em percurso de 1.320 metros de extensão. Essa etapa é orçada em R$ 57,4 milhões.


O Parque Urbano da Orla do Guaíba propõe a construção de quatro bares com belvederes, que no verão tomam o aspecto de quiosques e podem ser fechados com vidro no inverno; um novo terminal turístico para atraque de embarcações, com sala de embarque climatizada e deque de dois mil m² com bancos; e quadras poliesportivas com arquibancadas voltadas para o lago.


Além de um novo projeto paisagístico, será feita a implantação de ciclovias e caminhos para pedestres iluminados com fibra ótica e lâmpadas LED, que possibilitará a ocupação noturna do local.


De acordo com o secretário do Gabinete de Desenvolvimento e Assuntos Especiais (Gades) da Prefeitura, o estacionamento ficará numa faixa de chão batido que costeia a Avenida Beira-Rio, no lado contrário ao Guaíba, e os vendedores ambulantes presentes na orla serão realocados.


A previsão é de revitalização comece no início de 2015 e que as obras da primeira fase sejam concluídas em um ano e meio.

FONTE: Kelly Amorim, do Portal PINIweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.