Páginas

2leep.com

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Iberê Camargo

Iberê Bassani de Camargo (Restinga Seca, 18 de novembro de 1914 — Porto Alegre, 9 de agosto de 1994) foi um pintor, gravador e professor brasileiro.
Iberê Camargo iniciou seus estudos ainda no Rio Grande do Sul, na Escola de Artes e Ofícios de Santa Maria, com Parlagreco e Frederico Lobe. Já em Porto Alegre estudou pintura com João Fahrion. Em 1942 ele chegou ao Rio de Janeiro, onde cursou a Escola Nacional de Belas Artes. Mas, insatisfeito com a metodologia ali adotada, juntou-se a outros artistas, também insatisfeitos, e com seu professor de gravura, Guignard, para fundar o Grupo Guignard.Em 1947 ganha uma viagem ao exterior como prêmio do Salão Nacional de Arte Moderna.
Vai para a Europa e estuda com os pintores André Lhote e De Chirico, em Paris, e com Alberto Petrucci, em Roma.
 Em 1953 tornou-se professor de gravura no Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro, lecionando mais tarde essa técnica em seu próprio ateliê ou em permanências mais ou menos longas em Porto Alegre e em outras cidades, inclusive do exterior. Desenvolve uma pintura com características do expressionismo abstrato. Organiza os salões Preto-e-Branco (1954) e Miniatura (1955), em protesto contra as condições de trabalho dos artistas.
Em 1961 é escolhido o melhor pintor nacional na 6ª Bienal de São Paulo. Ensina artes plásticas no Instituto de Belas-Artes do Rio de Janeiro e dá cursos em Porto Alegre (RS) e Montevidéu, no Uruguai.
Nos anos 70 redescobre as figuras com a série de gravuras e telas Carretéis.
Embora Camargo tenha estudado com figuras marcantes representativas de variadas correntes estéticas, não se pode afirmar que tenha se filiado a alguma. Suas obras estiveram presentes, e sempre reapresentadas, em grandes exposições pelo mundo inteiro, como na Bienal de São Paulo e na Bienal de Veneza.
Teve sua obra reverenciada em exposições de renome internacional, como a Bienal de São Paulo, a Bienal de Veneza, a Bienal de Tóquio e a Bienal de Madri, e integrou inúmeras mostras no Brasil e em países como França, Inglaterra, Estados Unidos, Escócia, Espanha e Itália.
O pintor morreu aos 79 anos, em Porto Alegre, em agosto de 1994, deixando um acervo de mais de sete mil obras. Grande parte delas foi deixada a sua esposa, Sra. Maria Coussirat Camargo, e integra hoje o acervo da Fundação Iberê Camargo.
visite o site oficial: http://www.iberecamargo.org.br/

Um comentário:

  1. Esse pintor-professor deu aulas em uma das filiais do curso de desenho OBERG do Rio de Janeiro lá pelos idos de 1991,92,93? Acho que tive aulas com ele, então. Meus pais me inscreveram quando tinha apenas 9 anos no curso de desenho livre e tive aulas com um senhor de nome Iberê. Será que foi ele? Lembro-me que a maioria do alunos concentravam seus trabalhos em pintura e gravura, mas o meu interesse era mais a parte de desenho em quadrinhos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.