Moinhos de Vento é um bairro da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela Lei 2022 de 7 de dezembro de 1959.
Histórico
O Moinhos de Vento ganhou este nome devido aos moinhos trazidos pelas famílias de açorianos que ali se estabeleceram e plantavam e moíam trigo.
O crescimento do bairro teve impulso em 1893, com a implantação pela Companhia Carris Urbanos da linha de bonde Indepêndencia. A abertura do Prado Independência, em 1894, foi outro fator que colaborou para o progresso do bairro. Em 1959, o prado foi transferido para o bairro Cristal e, em seu lugar, surgiu o Parque Moinhos de Vento (o "Parcão"), que se tornou o maior atrativo da região.
A construção da Hidráulica Moinhos de Vento, em 1904, ocasionou a abertura de diversas ruas nas suas proximidades. Na divisa com o bairro Independência, foi inaugurado em 1927 o Hospital Alemão que, a partir de 1942, passou a se chamar Hospital Moinhos de Vento.
Características atuais
Bairro de padrão muito alto, foi bastante modificado nos últimos anos, atráves da construção de muitos edifícios residenciais e com a grande expansão do comércio, com a construção do Moinhos Shopping.
Possui bastante arborização, residências, diversas lojas e prédios comerciais, e muitas opções de diversão e lazer. Abriga a Avenida Goethe e a Rua Fernando Gomes, conhecida como "Calçada da Fama". Ambas são locais para curtir a noite porto-alegrense, pois apresentam grande quantidade de bares e restaurantes.
Outra rua badalada do bairro Moinhos de Vento é a Padre Chagas, com diversos bares, restaurantes e lojas de marca de luxo. O coração comercial é a rua 24 de outubro, que abriga uma série de lojas.
O Parque Moinhos de Vento (ou "Parcão") é um ótimo lugar para a prática de exercícios, além de cenário para várias atrações culturais - inclusive, há no local um moinho de verdade. No bairro também estão localizados clubes como a Associação Leopoldina Juvenil e o Grêmio Náutico União.
Bairro do Porto Alegre Área: 82 hectares
Habitantes: 8.067 moradores (2000)
3.469 homens
4.598 mulheres
Densidade: 98 hab/ha
Taxa de crescimento: (-) 0,2% (de 1991 a 2000)
Domicílios: 3.187
Rendimento médio mensal: 29,664 salários mínimos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.