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quarta-feira, 14 de julho de 2010

Rock 50

Chuck Berry
O Rock and roll surgiu nos subúrbios dos Estados Unidos no final da anos 1940 e início da década de 1950 e rapidamente se espalhou para o resto do mundo. Suas origens imediatas remontam a uma mistura entre vários gêneros musicais populares da cultura negra naquele momento, incluindo o rhythm and blues, a gospel music, o country e o western. Em 1951, na cidade de Cleveland (no Estado do Ohio), o discotecário Alan Freed começou a tocar rhythm and blues para uma plateia multi-racial e a ele é creditado a primeira utilização da expressão "rock and roll" para descrever a música. Há muita discussão sobre qual deveria ser considerada a primeira gravação rock & roll.
Elvis Presley
Uma forte candidata é "Rocket 88", de Jackie Brenston e os Delta Cats (na verdade, Ike Turner e sua banda The Kings of Rhythm), gravada e lançada pela Sun Records de Sam Philips em 1951. Quatro anos depois, em 1955, "Rock Around the Clock" de Bill Haley se tornou a primeira canção de rock and roll a chegar ao topo da parada de vendas e execuções da revista Billboard e abriu caminho mundialmente para esta nova onda da cultura popular. Mas uma edição da revista Rolling Stone de 2004 argumentou que "That's All Right (Mama)", de 1954, o primeiro single de Elvis Presley (com Scotty Moore na guitarra e Bill Black no baixo) para a Sun Records em Memphis foi o primeiro registro de rock and roll na história e a criação do som "rockabilly" caractéristico da Sun Records.. Mas, àquela altura, "Shake, Rattle and Roll" de Big Joe Turner, posteriormente regravada por Haley, já estava no topo da parada R&B da Billboard. Outros artistas que lançaram os primeiros sucessos do rock and roll foram Chuck Berry, Bo Diddley, Fats Domino, Little Richard, Jerry Lee Lewis e Gene Vincent.
Jerry Lee Lewis
A década de 1950 assistiu ao crescimento da popularidade da guitarra elétrica e o desenvolvimento de um estilo de rock and roll especificamente tocado por expoentes tais como Berry, Link Wray e Scotty Moore. Também viu grandes avanços na tecnologia de gravação, como a gravação multi-faixas desenvolvida por Les Paul e o tratamento eletrônico de sons por produtores musicais inovadores como Joe Meek. Todos estes avanços foram fundamentais para a influência do rock posteriormente.
Os efeitos sociais do rock and roll foram massivos e mundiais. Muito além de um simples estilo musical, o rock and roll influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Alguns acreditam que o novo gênero pôde ter ajudado a causa do movimento dos direitos civis nos EUA, porque tanto jovens brancos quanto negros apreciavam a nova música. No entanto, até o início da década de 1960, grande parte do impulso inicial musical e do radicalismo social do rock and roll tinha se dissipado, com o crescimento de ídolos teen, uma ênfase nas danças frenéticas e o desenvolvimento de uma leve música pop adolescente. Nos anos 1960 surgiu o som da Motown. De 1961 a 1971, havia 110 músicas da gravadora na listas das 10 mais tocadas, e artistas como Stevie Wonder, Marvin Gaye, The Supremes, The Four Tops, e The Jackson 5, todos gravaram na Motown. Todos os cinco artistas da Motown foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame.

Bill Haley and Comets
Existe aquela mística a respeito de Haley, que começou quando "Rock Around The Clock" atingiu o primeiro lugar da parada americana no verão de 55. Alguns reivindicam esta ocasião como o começo do rock'n'roll. E de certa forma foi mesmo. Com seu "pega rapaz" gomalinado e uma ingenua mistura do hillbilly caipira com o r&b negro, o gorduchinho Bill Haley tem méritos suficientes para figurar na galeria dos pioneiros.

Jerry Lee Lewis
Não nasceu- e jamais nascerá- um rock"n"roll star como Jerry Lee Lewis. Cantor, compositor e pianista, nascido em 35, em Ferryday, Lousiana, "The Killer" (o assassino) arrebentava pianos e despedaçava corações. Lewis levou o piano à condição de primeiro instrumento de um conjunto de rock. "Great Balls of Fire" é a síntese do rock"n"roll, em um minuto e 58 segundos. Depois de quase ter arruinado sua carreira pela bebida no final dos naos 50, ele voltou ao country, onde até hoje continua, com a mesma energia.

Elvis Presley
Um caminhoneiro nascido em Tupelo, Mississipi, em 35, que botou a voz pela primeira vez num acetato na loja de Sam Phillips, a Sun Records, em Memphis. O disco e a gravação foi presente de aniversário para sua mãe. Em 54 foi repetir o presente dado e nãoo deixaram sair da gravadora Sun. A não ser 55, quando o coronel Tom Parker o levou para a RCA. E de lá para a explosão definitiva do primeiro homem branco, bonito, com voz negra e apelo sexual para adolescentes. As meninas se derretiam. Os meninos se espelhavam. Os pais se horrorizavam. Depois de voltar do exército, em 60, Elvis ainda experimentou o sabor de sucessos mais doces como "It's Now or Never" e "Are you Lonesome, Tonight?". Os filmes dos anos 60 renderam bons caches, mas maus discos. No final da década, Elvis ainda conseguiu se igualar em vendas com os Beatles. Mas as drogas  e o excesso de peso, além da separação de Priscilla Presley , partiram o coração do rei , em agosto de 77.


Little Richards
Em Mancon, na Georgia, nasceu o rei do rock. Palavras do próprio filho adventista, Richard Penniman: Little Richard. E ele até tem razão. Uma das pedras fundamentais do roxck'n'roll foi o grito tribal "A wop-bop-a-loo-bop-a-lop-bam-boom". Compositor, pianista e cantor, Richard iniciou a carreira em 51, mas o estalo só aconteceu no final de 55, com "Tutti Frutti". Quando Pat Boone começou a fazer covers do tipo família para suas canções vigorosas, Richard passou a suar ainda mais sobre o piano. Infelizmente, nunca liderou parada alguma até 58, quando decidiu se tornar pastor. Pregou até 64, quando voltou e excursionou com os Beatles. De lá para cá, alterna o rock demoníaco com as pregações religiosas.

Chuck Berry
Que seria do rock'n'roll sem Chuck Berry? Afinal, Beatles, Stones (Keith Richards é seu herdeiro direto), Beach Boys e Jimi Hendrix estão entre os mais ilustres descendentes do som de Berry. Foi ele quem personificou a essencia do estilo, através dos riffs malandros, do "duck walk" e, acima de tudo, pelo beat básico transformado em sua marca registrada.

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