HOJE É DIA DE ROCK!!!!!
Para muitos dos "nascidos nos 60's", o rock and roll faz parte da nossa trilha musical desde a adolescencia. Para relembrar um pouco desta história e festejar o dia do Rock, pretendo apresentar o rock do início dos anos 50 até as mais recentes manifestações, postando alguns dos seus representantes. Mas o que seriam os "clássicos do rock"? Abstraindo os dinossauros (Elvis, Beatles, Stones, Bob Dylan, Jimi Hendrix, Pink Floyd, Led Zeppelin...), a denominação é muito relativa. Por tradição, o próprio genero nunca se apresenta com uma forma absoluta, mas em um amálgama de diversas vertentes, abarcando um sem-número de matizes sonoras.
Desde as suas raízes no blues, no country e no folk, passando pelo rhythm'n'bluyes e pelo soul, pela explosão do pop nos anos 60 e pela psicodelia, o rock sempre teve como mote a constante mutação. Pode ser nas exorbitancias do heavy metal e do som progressivo, ou nos quebra-quebra punk ou pela new wave, até o caleidoscópio de tendencias a partir da década de oitenta (guitar bands, thrash, tecnopop, new age, etc...). Não esquecendo a perene influencia da música negra - viga mestra do genero - através do funk, do reggae e do rap.
Voltando à pergunta, quais seriam os tais "clássicos"?
Muitos poderiam achar que a sutileza do mestre do blues Robert Johnson com seu violão imbatível, mas outros talvez prefiram os alemães do grupo de rock industrial Einstürzende Neubaten batendo latas.
Talvez alguém não dispense uma suave balada dos Carpenters ou do Abba, mas há quem só fique contente com o peso do Metallica ou as performances do Kiss.
Brian Eno pode ser um genio para alguns, mas um fã desinformado do U2 só vai lembrar dele ao ler seu nome nas capas dos discos que ele produziu para o grupo. Quem mais? Madonna ou Miles Davis? Marvin Gaye ou Suicidal Tendencies?
A escolha é sua e cada um de nós poderia fazer uma ótima lista dos melhores e maiores do rock. Os grandes sucessos, as músicas que influenciaram e modificaram a sociedade, as músicas de protesto, hippie music, surf music, as mais romanticas, as clássicas, aquela melodia que não sai de nossas cabeças, os ícones, os mais longevos, as bandas de um sucesso só, enfim, para quem faz da música uma religião, o sincretismo é permitido, e as diferenças devem ser respeitadas.
Bom, chega de conversa e coloca pra rodar o bolachão, ligando o rack Gradiente, ajustando a agulha no prato "Garrard" e o som saindo das caixas Selenium.
Para realizar a viagem no tempo e curtir as diversas fases do rock, clique nos links abaixo:
Parabéns pela retrospectiva do Rock, adorei a seleção.
ResponderExcluirMeu namorada adora todas estas bandas afinal, 4.5 curtiu tdo isso.
Saudações cariocas
Luzmarina