Páginas

2leep.com

domingo, 18 de julho de 2010

Rock progressivo

Jimi Hendrix
ROCK PSICODÉLICO
A música psicodélica surgiu dentro da cena folk, quando o grupo The Holy Modal Rounders popularizou o termo em 1964. Com um conhecimento adquirido que incluia as músicas folk e jug band, grupos como Grateful Dead e Big Brother & The Holding Company fizeram fama neste sub-gênero. O auditório The Fillmore, em San Francisco, foi um dos principais palcos para grupos - originalmente de jug band - como o Country Joe and the Fish e Jefferson Airplane. Em outra parte, enquanto o grupo The Byrds emplacava o hit "Eight Miles High", a banda The 13th Floor Elevators batizava seu disco com o nome "The Psychedelic Sounds of the 13th Floor Elevators". A música ficava cada vez mais associada à oposição à Guerra no Vietnã.
Janis Joplin
Na Inglaterra, o grupo Pink Floyd vinha desenvolvendo desde 1965 o rock psicodélico dentro da cultura underground local. Em 1966, surgiu a banda Soft Machine o cantor Donovan emplacou "Sunshine Superman", canção influênciada pela folk music, que se tornou uma das primeiros gravações pop psicodélicas. Em agosto daquele ano, os Beatles lançaram Revolver, álbum caracterizado pela psicodelia nas faixas "Tomorrow Never Knows" e "Yellow Submarine", assim como a memorável capa do disco. Ao mesmo tempo, nos EUA, os Beach Boys "respondiam" com o LP Pet Sounds. A partir de uma bagagem cultural blues rock, o grupo Cream estreou em dezembro e Jimi Hendrix fazia sucesso em terras britânicas antes de retornar para o solo norte-americano.
The Holy Modal Rounders
A cena psicodélica verdadeiramente engatou em 1967 com os lançamentos de LPs como Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, e Their Satanic Majesties Request, dos Stones, além dos álbuns homônimos de estréia das bandas The Doors e Jefferson Airplane. Com o Verão do Amor atingindo seu pico, o Festival Pop de Monterey destacou as performances de Jefferson Airplane e apresentou Janis Joplin e Jimi Hendrix. O auge desta tendência de grandes festivais de rock foi o Festival de Woodstock, em 1969. Bandas da cultura Paisley Underground de Los Angeles também se destacaram neste cenário pós-final de década.
Pink Floyd


The Holy Modal Rounders
The Holy Modal Rounders foi um duo americano de música folk e psicodélica do Lower East Side de Nova York, que começou no início dos anos 1960, composto por Peter Stampfel e Steve Weber . Stampfel e Weber foram apresentados um ao outro por Antonia, uma das personagens do Greenwich Village figura, que também escreveu ou co-escreveu muitas das suas canções. Sua mistura única de revival da música folk e psicodelia os tornou "cult" do final dos anos 1960 até os anos 1970. Por um tempo da banda também participou e famoso escritor prolífico e ator Sam Shepard .


Grateful Dead
Uso ostensivo de LSD, concertos grátis ao ar livre, improvisações absurdas em termos de extensão... Tdudo isso fazia parte da imagem imputada ao Grateful Dead, que ao lado do Jeferson Airplane, epitomiza a Califórnia psicodélica dos sixties. Nascido em 65 de um grupo chamado The Warlocks, oGD foi composto por Jerry Garcia e Bob Weir (vocais e guitarras), Ron "Pigpen" McKernan (teclados/gaita), Phil Lesh (baixo) e Bill Kreutzmann (bateria). Dos desvarios psicodélicos, o Grateful Dead foi passando aos poucos para um country rock mais tradiconal nas décadas seguintes, com seus membros alternando os discos da banda, com numerosas produções solo.


Janis Joplin
Considerada uma das maiores cantoras brancas de blues, a texana Janis Joplin (1943-1970) teve sua carreira interrompida no auge, por uma overdose de heroína. Isso serviu para reforçar o mito freak em torno de seu nome, que como o de Brian Jones, o de Hendrix e o de Jim Morrison, viraram sinonimo de mártir, antes de terem apreciadas suas qualiades musicais. À parte disso, é inegável que a cantora deixou a marca de sua garganta rouca no blues elétrico que praticava, em apenas tres anos de vida artística. 


Jimi Hendrix
A guitarra elétrica foi e continua sendo sinonimo de James Marshall Hendrix no universo rock. Nascido em 27 de novembro de 42, em Seattle, nos EUA, este autoditada iniciou  carreira em 64, mas só veio mesmo a tornar-se conhecido depois que Chas Chandler ( do Animals) descobriu-o nos cafés de Nova York. Levou-o para Londres, deu-lhe um "banho de loja" (era época do "flower power"), acompanhantes - Noel Redding (baixo) e Mitch Mitchell (bateria) - e shows. Batizado de Jimi Hendrix Experience, o trio estreou em vinil com o compacto "Hey Joe", tornando-se um hit em 67. Ao vivo, Hendrix era um furacão: todas as partes do seu corpo (dentes, ombros, costas, pés!) extraíam sons do instrumento, o qual ele manipulava com uma destreza e intuição jamais vistas até então. Infelizmente, a medida que ia se aprofundando em seus experimentso musicais, ,o guitarrista também ia passando por dificuldades pessoais com o Experience. Após muitas brigas, o trio se dissolveu em 69. Amargurado, o músico  entregou-se à auto-indulgencia, passando as noites com tietes e pegando pesado nas drogas. Em 18 de setembro de 1970 ele morria, sufocado pelo própro vomito.


Pink Floyd
Roger Waters (baixo), Rick Wright (teclados), Nick Mason (bateria) e o guitarrista David Gilmour (substituto de Syd Barret em 68) foi uma banda de rock inglesa famosa pelas suas composições de rock clássico harmónico, pelo seu estilo progressivo e pelos espectáculos ao vivo extremamente elaborados. A origem do nome "Pink Floyd" deve-se à admiração do fundador Syd Barrett pela arte dos músicos Pink Anderson e Floyd Council, do blues.


ROCK PROGRESSIVO
As bandas de rock progressivo foram além das fórmulas estabelecidas dentro do rock e passaram a experimentar diferentes instrumentos, tipos de canções e formas musicais. Algumas bandas como Beatles, Eric Burdon &The Animals,The Doors, Pink Floyd, Moody Blues e Procol Harum experimentaram novos instrumentos que incluindo seções com instrumentos de sopro e orquestras. Muitas dessas bandas caminharam das convencionais canções de três minutos em direção a composições mais longas, com acordes cada vez mais sofisticados. Inspirados em artistas daquela época, os "proto-prog", novas bandas surgiram e criavam seu próprio gênero, inicialmente baseado no Reino Unido, depois do lançamento do disco de estréia do grupo King Crimson, em 1969, chamado "In the Court of the Crimson King".
Jethro Tull
Genesis
Yes
As bandas de rock progressivo tomavam emprestado idéias musicais da música clássica, do jazz, da música eletrônica e da música experimental. Suas canções variavam de uma belas e exuberantes melodias para atonais, dissonantes, e complexas harmonias. Poucos grupos atingiram grande sucesso comercial, mas muitos formaram uma legião de seguidores, entre os quais, Pink Floyd, Yes, Marillion, Rush, Jethro Tull, Genesis e alguns outros grupos menos notáveis que foram capazes de alavancar a complexidade de suas canções no bojo de sucesso convencionais, angariando um público maior.


Yes
No início de 68, o Yes era constituído por Jon Anderson (vocal), Chris Squire (baixo), Tony Kaye (teclados), Peter Banks (guitarra) e Bill Bruford (bateria). Seu album de estréia "Yes" já trazia o germen das extravagancias rococós. A entrada de Rick Wakeman (teclados) fez com que a influencia clássica começasse a sobrepujar o lado rock do grupo. Ao abrir espaço para improvisações grandiloquentes e solos intermináveis, o Yes tornou-se a prototípica "dino-band"  dos anos 70. Praticamente rachado em dois grupos (um comandado por Chris Squire , outro por Jon Anderson), com cada integrante fazendo albuns-solo, e mais integrantes originais fora do grupo do que dentro dele.   


Jethro Tull
Vindo de Blackpool, norte da Inglaterra, esse grupo teve como precursor a "John Evans Band", em 66 composta por Ian Anderson (voz, gaita, flauta), John Evan (teclados), Barriemore Barlow (bateria) e Glen Cornick (baixo). Anderson e Cornick, já em Londres uniram-se a Mick Abrahams (guitarra) e Clive Bunker (bateria) e deram origem ao Jethro Tull, nome de um agricultor ingles do século XVIII. No início, a sonoridade do grupo incluía elementos de blues e jazz, o que lhes valeu notoriedade no emergente underground. No palco, acentuada com a figura do Ian Anderson um "frontman" que tinha uma "mise-en-scéne"  toda própria e que, ainda por cima, tocava flauta.


Genesis
Genesis é uma banda britânica de rock progressivo formada em 1967, quando os seus fundadores Peter Gabriel, Mike Rutherford, e Tony Banks ainda estudavam na Charterhouse School. Posteriormente, participaram do grupo, Anthony Phillips (guitarra e voz) e Chris Stewart (bateria), Steve Hackett ( guitarra), Chris Stewart - bateria, Anthony Phillips (guitarra e vocal) Chris Stewart (bateria), Phil Collins (bateria, vocal e coro), Chester Thompson (bateria). A partir de 77, depois das saídas de  Peter Gabriel e Steve Hackett, o Genesis foi empurrado sem sutileza para fora do cenário rock, em direção a um pop cada vez mais comercial, americanizado e padronizado para FMs.


GLAM ROCK
David Bowie
Roxy Music
O Glam rock emergiu de dentro das cenas psicodélica e art rock britânicas no final da década de 1960, capitaneado por artistas como T. Rex, Roxy Music, Steve Harley and Cockney Rebel e David Bowie, e também inspirados na performance de artistas como The Cockettes, Lindsay Kemp, Syd Barrett (vocalista do Pink Floyd, banda a qual David Bowie regravou "See Emily Play") e Eddie Cochran (de quem o T. Rex's regravou "Summertime Blues").


David Bowie
Seu verdadeiro nome é David Robert Jones, mas trocou o sobrenome devido ao seu homônimo no então famoso grupo estadunidense The Monkees. No início da carreira, ainda participou de grupos usando o verdadeiro nome, como Davie Jones and the King Bees (1964) e Davy Jones and The Lower Third (1965), chegando a gravar compactos sem maiores repercussões. Uma das teorias para o nome artístico conta que Bowie foi escolhido por ser o nome da fabricante da faca que se supõe ter cegado seu olho esquerdo ainda na adolescência em uma briga com um colega de escola, George Underwood. No entanto, a hipótese mais plausível para a paralisação da pupila esquerda é a de que, nessa briga, ocasionada pela disputa por uma namorada, Underwood teria acertado um soco no olho esquerdo de Bowie.
Começou a carreira solo (como cantor folk) em 1966, compondo, cantando e tocando. Em 1968, a canção "Space oddity" ficou entre as cinco primeiras da Inglaterra. Mas o sucesso internacional viria apenas com o álbum The rise and fall of Ziggy Stardust and the spiders from Mars, no qual foi acompanhado por Mick Ronson (guitarra), Trevor Bolder (baixo) e Woody Woodmansey (bateria). É nessa época que começariam as apresentações exuberantes, performáticas, com riqueza de figurino e maquiagem.
David Bowie ficou alguns anos fora dos palcos, mas em 1974 surpreendeu a crítica com um afastamento do rock e uma tendência para o rhythm and blues e o soul. Já no álbum de 1977, ficou evidente a preocupação excessiva com o colapso da civilização. Depois de um tempo, alcançaria o sucesso outra vez em 1983, com Let's dance, um álbum voltado ao pop, emplacando sucessos como Modern love e China girl e Blue Jean, entre outros.
Bowie fez produção de discos, trabalhou no filme O homem que caiu na Terra, de Nicolas Roeg, participou de vídeos e estrelou O Homem Elefante na montagem da Broadway, isto para citar algumas de suas atividades extramusicais. Em filmes, participou de Fome de viver (The hunger), com Catherine Deneuve, Apenas um gigolô (Just a gigolo) e Labirinto - A Magia do Tempo (Labyrinth), com Jennifer Connelly. Fez trilhas sonoras para os filmes Absolute beginners (no qual também atua), Labirinto e Eu, Christiane F., 13 anos, drogada e prostituída.
Bowie também fez a trilha musical para o jogo Omikron:The Nomad Soul, da empresa de jogos Eidos, e aparece no jogo como o personagem Boz, líder de uma banda de rock.


Roxy Music
é uma banda de art rock do Reino Unido fundada em Londres no início dos anos 1970 por Bryan Ferry (vocal e teclado), graduado de escola de arte. Entre 1970 e 1971, o professor de cerâmica Bryan Ferry ofereceu-se a colaborar com um tecladista e Graham Simpson, um baixista que ele conheceu através da banda da escola de arte, The Gas Board. Andy MacKay aceitou o convite, não com o teclado mas sim com o saxofone e o oboé. Andy conheceu Brian Eno durante a universidade, tendo em comum o interesse pela música electrónica. Encontraram-se novamente algum tempo depois, e Andy convenceu Brian a participar na banda como um técnico de som. Logo depois Eno tornou-se membro da banda. O baterista Paul Thompson uniu-se à banda em junho de 1971, assim como o guitarrista Phil Manzanera. Após gravarem o primeiro álbum, Roxy Music, Simpson foi retirado da banda, sendo substituído por Rik Kenton. Manteve-se até 1983, e reuniu-se para uma turnê em 2001, posteriormente anunciando que um novo álbum seria gravado em 2005-2006.O nome da banda é uma referência a títulos de antigos cinemas e salas de dança, um trocadilho com a palavra rock. Ferry primeiramente denominou a banda como Roxy, mas ao tomar conhecimento de outra banda dos Estados Unidos com o mesmo nome modificou para o nome atual. O uso de temas nostálgicos e contemporâneos (ou ainda futuristas) era uma das marcas da banda, particularmente no início. O grupo é conhecido pela combinação de experimentalismo e sofisticação, pelo lirísmo contido nas letras, temas instrumentais virtuosos e produção visual exuberante. Roxy Music foi uma influência significativa para o início do movimento punk, fornecendo um modelo para novos grupo da New Wave e grupos eletrônicos do início dos anos 80. Bryan Ferry e Brian Eno também tiveram bastante êxito em suas carreiras solo.


T. Rex
T. Rex (originalmente conhecida como Tyrannosaurus Rex, sua grafia também pode ser T Rex ou T-Rex), era uma banda de Rock inglesa formada por Marc Bolan. Foi fundada nos anos 60 como um duo de folk rock, mas encontrou o sucesso nos anos 70 como uma banda de glam rock com os hits "; Get It On", "Ride A White Swan", "20th Century Boy", "Children of the Revolution", "Hot Love", "Telegram Sam" e "Metal Guru". Após o sucesso comercial minguante em meados dos anos 1970, o T.Rex terminou em 1977 após Bolan morrer em um acidente de carro. Electric Warrior, seu sexto álbum de estúdio, é largamente considerado como um dos principais lançamentos do glam rock britânico. Alcançou o número trinta e dois nos EUA, enquanto foi o número um por várias semanas no Reino Unido, tornando-se o álbum mais vendido de 1971. Em 2003, foi classificado com o número 160 na Lista dos 500 melhores álbuns de sempre da Revista Rolling Stone. Após um período de pouca aceitação em meados dos 1970, e o insucesso de critica e venda dos álbuns Tanx e Futuristic Dragon, a banda ressurgiu com o lançamento do disco Dandy in the Underworld de 1977, aclamado pela critica da época. Porém, o final do grupo tornou-se inevitável após a morte de Marc Bolan em um acidente de carro ocorrido em 15 de setembro de 1977.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.