Bob Dylan
A cena folk foi feita de amantes da folk music que gostavam de instrumentos acústicos, de canções tradicionais e de blues com uma mensagem socialmente progressista. O cantor Woody Guthrie é considerado o pioneiro deste sub-gênero. Bob Dylan encabeçou o movimento musical e levou a um grande público canções como "Blowin' in the Wind" e "Masters of War", chamadas de "canções de protesto".
Mamas & the Papas
O grupo The Byrds, que regravou Mr. Tambourine Man, também de Dylan, auxiliou na difusão da tendência do folk rock e a estimular o desenvolvimento do rock psicodélico. Dylan emplacou "Like a Rolling Stone" no topo da parada norte-americana de singles da Billboard. A inventividade das letras de Neil Young, associadas aos gemido de sua guitarra, iniciaram uma variação do folk rock.
Simon & Garfunkel
Joan Baez
Joni Mitchell
Dentre outros artistas de destaque do folk rock norte-americano, estão Simon &Garfunkel, Joan Baez, The Mamas &the Papas, Joni Mitchell, Bobby Darin e The Band. Na Grã-Bretanha, o grupo Fairport Convention foi o primeiro a adaptar as técnicas do rock britânico ao folk. Foram seguidos por bandas como Steeleye Span, Lindisfarne, Pentangle e Trees. O francês Alan Stivell seguia a mesma abordagem.
Bob Dylan
Percorrer a discografia de Bob Dylan é uma experiencia que abrange várias dimensões. No plano literário, é fundamental para entender a essencia poética da "beat generation". Musicalmente é prolífica, pela sua densidade e extensão no tempo, e uma das mais influentes da história do rock.
Simon & Garfunkel
Amigos de infancia em Nova York, fizeram seu primeiro hit "Hey Schoolgirl" em 57. Chegaram ao primeiro lugar nas paradas em 65 com o single " The sound of silence". Responsáveis pela primeira trilha sonora para um filme de sucesso "The Graduate", em 67. Depois de 12 anos, em 82, voltaram a se reunir em um concerto noCentral Park que reuniu 500 mil pessoas.
The Mama's and Papas
Este grupo californiano formou o primeiro grupo hippie da história. As mamas Cassandra "Cass" Eliott e MIchelle Gilliam-Phillips, e os papas Denny Doherty e John Phillips, se impuseram com uma série de canções cheias de alegria, espontaneas, com melodias imediatas e inesquecíveis, com belíssimas harmonizações vocais. Hitssingles como "California Dreamin", "Monday Monday", "I Saw Her Again", "Creeque Alley", "Words of Love" e "Dedicated to the one i love", entre outros.
Joan Baez
Durante a década de 60 Joan Baez (nascida em 41 no estado de Nova York) se tornou uma das mais populares artistas dos EUA. Parte da fama veio da sua militancia contra a guerra do Vietnam e sua posição esquerdista. Começou tocando em clubes e cafés de Boston e no Greenwich Village no final da década de 50 e início de 60.
Joni Mitchell
Nascida em Alberta em 43, Joni Mitchell se projetou na segunda metade dos anos 60, por sua voz etérea e suas canções. Influenciada pelos amigos C,S,N & Y, ela evoluiu rapidamente de um folk puramente acústico para sonoridades elétricas e arranjos cada vez mais sofisticados. Suas músics, pequenos retratos despojados do mal de viver norte-americano, foram evoluindo da austeridade folk engajado em direção ao pop.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.