Os arquitetos da TNA Arch (clique aqui) são os profissionais por trás desta Casa Mosaico. Embora o nome não reflita a forma criativa da casa, os japoneses com certeza conseguiram chamar nossa atenção. Seguindo um tema contemporâneo minimalista, sem muitas janelas do lado de fora, o andar superior dispõe de um telhado de vidro que convida a luz solar e oferece vistas espetaculares do céu. O projeto da casa foi diretamente influenciado pelas especificidades do local, dando aos arquitetos a base para o desenvolvimento da identidade única do projeto. Mosaic House fica em um lote de esquina afilado, adjacente à uma zona de desenvolvimento que permite a construção de prédios mais altos ao sul. Para se proteger contra este entorno, a exposição à luz pode ser maximizada na parte superior da casa. Outro fator importante no projeto e determinante para a forma dramática do edifício foi a localização do espaço de estacionamento. O primeiro e segundo andares foram esticados onde apenas existia espaço suficiente para um carro. A elevação do norte é prorrogada para o céu em uma extensão maior do que a do sul, fazendo com que toda a forma se estique em direção à luz, ao passo que dobra para cima e para fora em direção ao sul. A luz é fornecida pela inclinação da superfície totalmente envidraçada que está posicionada na frente do prédio acima da sala.
Ela também fornece uma solução exclusiva para estacionamento - espaço encontra-se abaixo da curva de arqueamento da casa em direção à rua.
Utilizando o conceito minimalista, foram utilizados pisos e tetos em madeira clara e poucos móveis em estilo moderno, paredes brancas, e explorando os efeitos da luz natural na escada e nos ambientes.
O interior está dividido em três níveis de acomodação ancoradas na parede sul. O norte da parede correspondente fica totalmente exposto, e atua como um refletor curvo à luz direta do topo da casa até o fundo. Na sala de jantar e cozinha foi projetado um elemento para oferecer proteção contra o sol para criar uma área ventilada e confortável dentro da casa. O resultado é uma aparente continidade visual entre teto e paredes, ou pelo menos, a distinção entre a parede e o telhado ou clarabóia não é nada simples.
Mosaic House estende-se em direção ao céu do Sul como um girassol inclinado em direção ao sol. Externamente, as paredes lisas são revestidas de mosaicos de cerâmica que serve para acentuar ainda mais o movimento de luz e sombra que joga em cima do prédio.
fonte e imagens: internet, com textos traduzidos pelo google tradutor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.