Os arquitetos japoneses Yuji Nakae, Akiyoshi Takagi e Hirofumi Ohno, criaram o “NE Apartment”. O projeto, voltado para moradores que sejam motociclistas, permite que os moto-moradores possam ir direto da rua para o interior dos apartamentos.
O prédio fica em Tóquio e possuí apenas 8 unidades que formam um pequeno complexo intimista de formas sinuosas e extremamente modernas. Tem a forma de um “C”, com uma entrada de forma curva para permitir o máximo de aproveitamento. As unidades, em forma sinuosa, proporcionam um ar intimista, uma vez que os apartamentos não são “colados” um ao outro.
Outro aspecto relevante do projeto é o isolamento acústico para que o “ronco” dos motores não incomodem os vizinhos. Como se trata de um edifício feito para para quem não vive sem um barulhento motor, o isolamento acústico também precisou ser perfeito. Então, mesmo grandes motores de mais de 1.000 cilindradas de Harleys, Hayabusas e cia, não irão incomodar os vizinhos. Outra característica do projeto é que pelo fato de ser uma estrutura curva, a vista de cada apartamento para o exterior, é diferente.
Os arquitetos optaram pelas formas curvas para, além de proporcionarem facilidade para manobrar as bikes, passem a sensação de amplitude.
As técnicas construtivas utilizadas são bastante complexas, pois precisaram garantir além da solidez e segurança óbvias de um projeto, muitas curvas e paredes que permitissem ao mesmo tempo conforto, praticidade e privacidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.