Páginas

2leep.com

sábado, 21 de agosto de 2010

House H

O Sou Fujimoto Architects é o responsável pela House H em Tóquio. Um experimento para encontrar um equilíbrio entre volumes, espaço e luz.
Fujimoto aproveitou a oportunidade para estender suas pesquisas sobre o potencial das formas primitivas de criar respostas complexas às necessidades contemporâneas. Sua nova experiência era encontrar um equilíbrio entre volumes, espaços e da luz.
Tratando de forma inovadora com as leis japonesas, Fujimoto evitou as convenções de criação de um pátio ou na fixação de uma casa como um objeto isolado dentro do limite do terreno. Em vez disso, é um híbrido, uma série de caixas dentro de  caixas que definem as diferentes funções ( ambientes doméstico, gabinete e interior). Fujimoto Architects cria uma seqüência de salas claramente definidas dentro de um espaço singular de vida contínua.
Casa H situa-se em um típico bairro residencial de Tóquio. Os clientes de Sou Fujimoto, no entanto, são descrios como especiais, possuindo "uma compreensão sofisticada da qualidade do espaço". Pais de uma filha, queriam espaço para a "independência compartilhada" com "bem conectados e quartos bem separados.  O resultado é este conjunto compacto de interiores que levam a uma qualidade despojada, com planos divididos em quatro quadrantes. Fujimoto aplica uma metáfora curiosa para essa construção reta em concreto, comparando-o a uma árvore. A associação é abstrata, como ele mesmo explica: "Não é a árvore em forma, mas é como uma árvore, em termos do relacionamento entre os ramos.  Cada sala [ou] ramo define o seu próprio espaço, mas compartilha um único ambiente tridimensional.  Escadarias criam uma rota de ligação dinâmica dos quartos em uma seqüência que, conforme Fujimoto permite à família "subir na árvore".  Testadas utilizando modelos em escala 1:20, arquiteto e cliente trabalharam em conjunto para compreender a conectividade, decidindo o tamanho de cada abertura e sala, e priorizar a sala de jantar como o "mais especial, sala de luxo.  A partir do térreo (que inclui espaço para estacionamento, biblioteca e um quarto de hóspedes) uma sala com pé-direito duplo leva até a cozinha no primeiro andar.  A partir de então, escadas de madeira levam para a sala de jantar com pé direito duplo, que é ligado à sala por um patamar de três etapas.  Outro patamar liga a sala para o quarto principal e sala anexa à filha - o espaço mais ousado, que tem a sua própria escada acima da cozinha. A partir do quarto principal, uma escadaria de madeira longa conduz para o outro lado da sala (para uma "sala privada e casa de banho), que conduz a duas salas externas, que ocupam espaço residual retangular dentro da casa. A partir destas coberturas transparentes, uma escadaria conduz ao último piso da casa (terraço).

imagens:internet
fonte de textos:internet, com tradução livre do google tradutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.