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terça-feira, 21 de setembro de 2010

Arquitetura futurista de Iosa Ghini

Para os fãs de ficção científica na literatura e cinema e admiradores de Fórmula 1 e que pretendem fugir de imagens estereotipadas apresentamos o trabalho de um arquiteto "futurista", Iosa Ghini, o arquiteto italiano de Bologna que ultimamente tem sido muito comentado pela loja/stand que projetou para a Ferrari na Serravalle Scrivia, Itália, no exterior do outlet de McArthur Glen.
A Ferrari Factory Store, graças à forma, cor e estilo que a identificam inequivocamente com a marca, prende a atenção de qualquer visitante. Encontra-se em uma posição privilegiada no outlet, sendo visível do estacionamento e dos acessos locais circundantes. O edifício, com aproximadamente 370 m2, é caracterizado por uma galeria de vidro em curva, sem armação, que permite uma visibilidade total, quer se olhe de dentro ou de fora e dá uma percepção de continuidade a todo o edifício. O controle ambiental é assegurado por um sistema que aproveita a natural convecção do ar. Além disso, a superfície envidraçada é dotada de uma malha pontilhada que filtra os raios solares e armazena energia. Com certeza, "vanguardista" e futurista".
No entanto, para quem já conhece o trabalho do arquiteto e designer italiano há vários anos sabe que ele desenvolve projetos inovadores, e não se surpreende com mais este projeto. Entre outros, contam-se projetos de mobiliário, equipamentos diversos, objetos utilitários, instalações e arquitetura, obviamente. Além de tudo isto, presta assessoria em matéria de arte a diversas empresas de referência na área, como a Yamagiwa Lighting, a Silhouette Modellbrillen e a Zumtobell. Olhando para o conjunto da sua obra, percebe-se que estamos diante de grande talento e criatividade e de uma visão arrojada e extremamente pessoal da arquitetura e do design.
O que existe então de tão original e único no estilo de Iosa Ghini que torna a sua assinatura inconfundível? Há no seu traço algo de retro e futurista, simultaneamente, mas combinado de uma forma hábil e até sensata. Para quem conhece um pouco da história da arquitetura não é difícil vislumbrar nas suas obras formas e referências ao construtivismo soviético e ao futurismo italiano, das primeiras décadas do século XX, e mesmo ao arquiteto inglês James Stirling. Tal como ele, Iosa Ghini sabe jogar bem com o significado das formas. Não embarca, tal como tantos dos seus colegas da atualidade, na facilidade da moda das formas abstratas. Vai mais além, por isso, do que a arquitetura contemporânea e dá-nos hoje a verdadeira arquitetura do futuro.
Pela primeira vez na história da Ferrari Lojas  todo o edifício foi projetado para acomodar a loja. O edifício tem uma posição privilegiada como uma das primeiras estruturas visíveis da saída do estacionamento principal e vias de acesso, por essa razão ele foi projetado com um exterior que imediatamente identifica a 'Ferrari espaço". A construção é caracterizada por uma grande galeria de vidro, que lembra a imagem e a sensação de Fórmula Um, de imediato surpreendendo visitantes no mundo Ferrari.
Do ponto de vista técnico, a galeria de vidro é altamente inovadora com uma superfície curva sem pilares de montagem que permitem total visibilidade interna e externa.  Os painéis de vidro curvo são montadas através de um sistema frameless âncora, ou seja, sem os suportes de montagem, mas com luz ultra e clipes que garante a percepção de continuidade material entre as placas e vidros e proporciona leveza ao conjunto do sistema.
O controle climático da galeria de vidro é efetuada por um sistema de circulação de ar que tira proveito do movimento de convecção do ar, permitindo a refrigeração passiva por indução natural. 
Este sistema natural é apoiado por um sistema de ar forçado que podem ser ativadas quando as condições climáticas exigem. 
Além disso, o envelope de vidro exterior é tratado com películas de proteção especial UV, bem como serigrafias que reduz os raios de sol de economia de energia conforme exigido pelas normas nacionais para o setor.
Além disso, a galeria de vidro não é somente um espaço comercial. Como em todas as lojas da Ferrari nas áreas de mercadorias estão: a zona para os fãs da Ferrari que foi projetada com barras de alumínio de alta flexibilidade; na zona de luxo vitrines utilizam materiais macios, couro escovado e verniz polido; na área das crianças ambos os sistemas são integrados: slats e janelas de exibição terminam em laca amarela. Um teto falso em forma de esboços do projeto do conjunto segue o caminho dos visitantes. 
O projeto das áreas está intimamente ligada à concepção e projeto gráfico específico para cada loja da Ferrari. 
O estilo gráfico é parte integrante do projeto, em uma visão pessoal da IOSA Ghini Associates do espaço arquitetônico, onde as três dimensões se encontram para obter uma área abrangente capaz de capturar todos os sentidos, para transmitir uma idéia através de uma envolvente e iconográficos interpretação física .
Projeto: Loja da fábrica da Ferrari
Arquiteto: IOSA Ghini Associati
Localização: Serravalle Scrivia, Itália



fonte texto: Diana Guerra
Quando tinha 7 anos, a Diana gostava de recortar jornais velhos e colá-los em folhas, reorganizando as notícias a seu bom proveito. E mesmo que com aquela idade ainda não compreendesse bem o que nas folhas estava escrito, o seu futuro começou a desenhar-se: não, não haveria de ser designer gráfica; antes, com aprimorada teimosia, decidiu-se pelo jornalismo. Boa escolha? Não sabe, não quer saber. Entretanto, vai escrevendo.
comunidadearquitetura.com.br
fonte imagens: plusmood.com

Um comentário:

  1. Obrigado pelas suas informações, já que estas forma muito importaantes para um trabalho sobre a arquitectura que tenho que apresentar para a proxima semana.
    De: http://newtravelcom.blogspot.com/
    Para: Colega de blog

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