Seul, a Capital da Coreia do Sul também é atravessada por um rio, assim como Londres ou Paris. Aproximadamente 30 pontes ligam já fazem a ligação das duas margens do rio Han, mas a Paik Nam June Media Bridge promete ser mais do que uma simples estrutura de passagem, tornanado-se um novo ponto turístico da cidade. Esta é a ambiciosa meta traçada pelo gabinete de arquitetura Planning Korea, que apresenta um projeto futurista e, como tal, concebido com um enfoque ambiental.
A extensão total da ponte, correspondente a 1,08 quilómetros, será coberta com painéis solares, de forma a que a própria infraestrutura gere a energia necessária aos diversos espaços de lazer que foram projetados no seu interior, incluindo-se um museu, uma biblioteca pública direcionada para os pedestres mais jovens e um centro comercial.
A ponte terá faixas de rodagem para automóveis e bicicletas, bem como um percurso para pedestres. Qualquer que seja o modo de transporte, a paisagem não pode deixar de ser apreciada, já que, além do rio e de todo o cenário urbano envolvente, será instalada na ponte uma série de jardins cujo crescimento é garantido pelos recursos locais - água do rio e das chuvas, ventilação e luz natural.
As funcionalidades da Paik Nam June Media Bridge incluem cais preparados para acolher iates, cruzeiros e também os chamados táxis aquáticos, pensando no tráfego do rio Han.
O nome da ponte é, na verdade, uma homenagem ao artista Nam June Paik (1932-2006), considerado o "pai" da videoarte. São célebres as diversas esculturas que concebeu a partir de televisões - o mais emblemático exemplo é a peça "Pre-Bell-Man", instalada em frente ao Museum für Kommunikation, em Frankfurt, na Alemanha - e as performances multidisciplinares que combinavam música, encenação e, claro, vídeo. Desta forma, os arquitetos da Planning Korea promovem a cobertura da ponte como uma autêntica "tela" onde artistas de todo o mundo podem projetar os seus trabalhos.
fonte: obvius e internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu urbanocomentário. Ele é o combustível do Urbanascidades.