É um esconderijo de cair o queixo, digno de um vilão de James Bond - assim como alguns podem achar conveniente que Pionen White Mountain, na Suécia é de fato ligado a WikiLeaks internacional, a organização de denúncia e atual inimigo do governo dos EUA.
Arquitetos: Albert-Lanord Arquitetos França
Localização: Estocolmo, Suécia
Programa: Datacenter
Colaboradores: Frida Oster e Blomgren Jonatan
Geologia Consultor: AB Geosigma
Construção: Albert-Lanord Arquitetos França
Cliente: AB Bahnhof
Área de Construção: 1.200 m²
Projeto ano: 2008
Fotografias: Åke E: Lindman filho
O projeto foi executado em um antigo abrigo anti-nuclear de 1.200 metros quadrados. Localizado a 30 metros abaixo das pedras de granito da Berg Vita Park, em Estocolmo. O cliente é um provedor de internet, salas e escritórios, e hosts do servidor. O ponto de partida do projeto foi a de considerar a pedra como um organismo vivo. Os seres humanos tentam se acostumar a este mundo exterior e trazem os "melhores" elementos da Terra: a luz, plantas, água e tecnologia. "Nós criamos fortes contrastes entre as salas onde as pedras dominam e onde o ser humano é um estranho e o encontro com salas onde o ser humano assumiu totalmente. A escolha de um raio tem sido muito desafiador. Nós tentamos trazer a variação possível. Caso contrário, é muito fácil perder a sensação de tempo em um espaço fechado. Nossas referências vêm direto dos filmes de ficção científica, na sua maioria "Silent Running" e um monte de filmes de James Bond com cenografia de Ken Adams. "
Pode-se descrever o processo em cinco fases distintas:
De planejamento;
Destruição do antigo escritório e explodir a rocha para criar um espaço extra;
Reforçar a caverna, trabalhando com concreto;
Instalações técnicas, elétrica;
Vidro e trabalhos com aço, pintura e decoração.
Pionen White Mountain foi originalmente criado como um abrigo contra bombas da Segunda Guerra Mundial e foi convertido em um centro de defesa civil na década de 1970 para abrigar uma unidade de emergência do governo sueco em caso de guerra nuclear.
Bahhof ampliou o espaço para acomodar os geradores de gás de alimentação de óleo que mantém os servidores funcionando em caso de falta de energia.
Que beleza esse bunker,Paulo,uma maravilha arquitetonica.Serviria como um otimo lugar para morar,tipo a Bat Caverna,rsrsr.Gostei de saber da estoria da evoluçao desse espaço de um abrigo anti aereo para um belissimo lugar para trabalhar.Grande abraço.zenaide storino.
ResponderExcluir